sábado, 1 de fevereiro de 2020

Crónica e Análise: Vitória de Setúbal 0 – FC Porto 4


1 – Crónica

No final de tarde deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 19ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Corona, Soares e Luis Diaz.
O FC Porto entrou bem em jogo, deu trabalho à defesa sadina, mas demorou a criar real perigo junto da baliza do Vitória. Umas vezes a defesa sadina travava os lances, outras, como aconteceu com Otávio ou Soares, eram os portistas quem não acertavam na baliza. Até que ao minuto 38, Corona ativou o marcador. Pouco depois, minuto 44, Alex Telles aumentou a vantagem portista.
Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 48, Soares colocou os Dragões a vencer por 0-3. O FC Porto baixou um pouco o ritmo sem perder o domínio e o controlo da partida. O Vitória de Setúbal procurou aproximar-se da baliza portista ao minuto 65, mas sem criar real perigo. Ao minuto 85, Marchesin impediu o golo sadino. Do outro lado do campo, Otávio voltou a tentar marcar, mas a bola esbarrou na trave. E, ao minuto 91, Luis Diaz fixou o resultado final nos 0-4.
Com esta vitória o FC Porto soma 47 pontos e permanece a 7 pontos da liderança do campeonato.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, porque o Vitória de Setúbal está a atravessar uma fase interessante no campeonato. Mas esperava-se que os comandados de Sérgio Conceição transformassem as dificuldades em facilidades. E foi o que se passou. O FC Porto entrou pressionante, o que obrigou a defesa sadina a cometer erros, mas o ataque portista não os soube aproveitar, porque se o tivesse feito, tinha começado a construir o resultado mais cedo. A vantagem de dois golos ao intervalo, na minha perspetiva, era justa. O terceiro golo portista surgiu no início do segundo tempo, o que permitiu baixar o ritmo, gerir a vantagem sem perder o domínio e o controlo do jogo. O quarto golo acabou por surgir naturalmente. Destaco Corona, Alex Telles, Soares e Luis Diaz pelos golos que marcaram.
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca um jogo que fez por tornar fácil sem ser brilhante. Segue-se a Taça de Portugal. Vamos Porto!





Sem comentários: