segunda-feira, 15 de junho de 2020

Antevisão da 27ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 27ª jornada da I Liga, frente ao Desportivo das Aves.

“"VAMOS PARA A FRENTE COM AQUELES QUE TEMOS"
Sérgio Conceição antevê deslocação à Vila das Aves, relativa à 27.ª jornada do campeonato
Ao final da manhã desta segunda-feira, Sérgio Conceição marcou presença na conferência de imprensa prévia ao duelo da 27.ª jornada da Liga NOS, entre o Desportivo das Aves e o FC Porto (16 de junho, 21h15, Sport TV). O técnico da formação que lidera o campeonato não poderá entrar com três peças fundamentais na defesa e, mesmo assumindo que “gostaria de contar com todos”, não se desculpa com as ausências de Marcano, Manafá e Alex Telles. Questionado sobre a ausência de público nas bancadas, o treinador portista revela: “devo-vos confessar que não pensei que fosse assim tão acentuada e se fizesse sentir tanto”.
Campo do Aves é difícil por tradição
“É um jogo de campeonato em que, à medida que caminhamos para o fim, as equipas que lutam por diferentes objetivos têm as suas ambições, ainda. No caso do Desportivo das Aves, uma situação difícil mas ainda matematicamente possível. Espera-nos um jogo dentro daquilo que são os jogos de campeonato neste ambiente diferente que temos vivido. Um jogo num campo tradicionalmente difícil.”
Importantes são os jogadores que estão disponíveis
“Tenho que preparar um jogo importante, mas não mais do que isso, essa normalidade. Já estive em muitas situações, nestes anos em que estou à frente do FC Porto, em que tive que arranjar soluções, que é para isso que sou pago, para que não se note nenhum tipo de ausência. Obviamente que nós, treinadores, gostamos de contar com toda a gente mas nem sempre é possível, por um fator ou por outro. Mas o importantes são os jogadores que estão disponíveis para o jogo. É com esses que tenho que arranjar soluções para ganhar no campo do Aves amanhã.”
Sem comentários à nomeação de Carlos Xistra e Bruno Esteves 
“Eu desejo que a equipa de arbitragem de amanhã seja uma não-notícia, e com isto estou a dizer tudo.”
Foco na sua equipa e não nos concorrentes diretos
“Nós não olhamos para os outros. Se nós não ganharmos os nossos jogos, ficamos com a vida muito difícil. Temos que olhar e focar-nos naquilo que é o jogo de amanhã. Naquilo que são os nossos três pontos, isso é que é importante. Obviamente que estamos atentos a tudo aquilo que se passa à nossa volta, nomeadamente o nosso rival que luta pelos mesmos objetivos que nós. Mas o foco principal é em nós, na nossa equipa, na equipa que vamos apanhar pela frente e na forma como essa equipa pode montar uma estratégia para nos surpreender. Esse é que é o nosso trabalho e o nosso foco. A partir daí, o resto nós não podemos controlar e não vale a pena pensar muito, porque não tiramos partido disso.”
Nenhuma decisão quanto à despenalização de Alex Telles
“Estamos na expetativa, ainda não se sabe nada, não há nenhuma decisão, de perceber o que é que vai acontecer. Voltando ao que eu disse há pouco, gostaria de contar com todos. Se não puder, paciência. Vamos para a frente com aqueles que temos.”
Equipas de arbitragem não devem ser notícia
“Eu espero, e desejo, e não é só a equipa de arbitragem que vamos ter amanhã, mas que todas as equipas de arbitragem sejam uma não-notícia. Porque é bom sinal. É sinal de que o mais importante foi o que as equipas fizeram, as equipas de futebol que se defrontam nos diferentes estádios por este país fora. E que os jogadores e treinadores sejam, principalmente os jogadores, os protagonistas. Os treinadores, se puderem ajudar naquilo que é esse resultado positivo que queremos ter, melhor ainda. O que me interessa é isso. Acho que já há bastante polémica no nosso futebol para estar aqui a mexer e a tentar desviar daquilo que é o mais importante: preparar o jogo do FC Porto contra o Desportivo das Aves.”
Ambiente novo um pouco por todo o lado
“Independentemente dos objetivos das equipas, o ambiente é diferente e estranho para toda a gente. Dentro disso, temos falado entre nós, grupo de trabalho, para encontrar as melhores soluções, para que a equipa se possa exibir no patamar que nós pensamos que pode e já o fez, durante muitas vezes durante estes anos que eu estou aqui. Nós não podemos negar, sinceramente, e devo-vos confessar que não pensei que fosse assim tão acentuada e se fizesse sentir tanto esta ausência dos adeptos. Mas faz, acreditem que faz. Faz porque, aqui ou acolá, o jogador que nós dizemos que está ligado, e por vezes tem acontecido, não só no campeonato português mas também no que tem acontecido no resto da Europa depois desta retoma, alguns erros e falhas de concentração que têm acontecido mais vezes. E essa deve ser a razão, essa razão associada à ausência prolongada de competição. Não podemos esquecer que foram praticamente três meses, ou perto disso. E nós normalmente, quando vamos de férias, vamos de férias um mês e meio. E depois temos cinco, ou seis, semanas para preparar o início do campeonato. É tudo novo, nesse sentido. Nós tentamos, e eu acredito que, à medida que se vai jogando, as coisas vão melhorando. Acredito nisso.”
Atletas da formação são convocados pela sua qualidade
“Estavam no banco porque treinam diariamente connosco, têm qualidade para isso e são jogadores que temos, fazem parte do plantel. Visto que agora podemos alargar as opções que temos no banco de suplentes, o que eu fico contente porque é demonstrativo de mais opções para o treinador. Obviamente depois podemos discutir, ou não, o timing, como eu já o fiz quando me perguntaram na primeira jornada que aconteceu depois deste reinício do campeonato. Eu disse que o timing se calhar não era o melhor mas estou completamente de acordo com o treinador ter mais opções, os jogadores não irem para a bancada e estarem no banco de suplentes. Mais opções quando são tomadas certas, e se calhar mais razões para criticarem os treinadores, porque são mais duas substituições que pode fazer. Introduzir algo de novo na parte final, em termos de timing não sei se é o melhor. Porque isto também é importante estudar. É importante perceber o que é que mais dois jogadores em campo podem dar, ou não, à equipa. Estou de acordo com as cinco substituições. Acho que tudo aquilo que é para elevar, ou manter, durante mais tempo, o nível do jogo… Porque hoje em dia se fazem muito mais jogos do que antigamente, hoje em dia os jogos são mais rápidos, mais intensos, há mais velocidade, há tudo isso que é diferente. Estou completamente de acordo com esta nova regra, agora introduzi-la a dez, ou nove, jornadas do fim, não sei se será correto. Mas também não me cabe a mim. Foi decidido, está decidido. Há essa possibilidade, há que usufruir dela dentro daquilo que temos à disposição. Temos um plantel que nos dá garantias de ter essas boas soluções no banco. Seja um miúdo de 17 anos ou um de 37, é importante ter essas soluções.”
FC Porto está bem servido de jogadores da casa
“Tenho a certeza que, num futuro próximo, se esta fornada de jogadores da formação que eu estou a treinar neste momento tiver continuidade, porque nós não sabemos o que é que poderá acontecer. Pode chegar aqui alguém e bater a cláusula dos jogadores, isso nós não podemos adivinhar. O que eu posso adivinhar, sim, é que, com a qualidade que há, o FC Porto está bem servido para ter uma base da formação nos próximos anos.”
Preparado para jogar contra cinco defesas
“Trabalhámos com essa possibilidade, de perceber que os adversários que jogam contra nós já são adversários que, estruturalmente, jogam com uma linha de 5, ou seja, com três centrais. Há várias formas de olhar para isto, pode ser um 3-5-2, pode ser um 3-4-3, pode ser um 3-5-1. Depois a forma, e a dinâmica, que as equipas introduzem já difere um bocadinho. Mas, de qualquer das maneiras, estamos preparados para isso. Foi a pensar numa situação dessas que temos trabalhado porque, cada vez mais, jogando contra o FC Porto, e mesmo não estando a equipa habituada a jogar assim, fazem-no. Isso é um sinal de respeito, até, porque percebem a forma como nós jogamos e definem a estratégia que têm de definir e que nós não podemos controlar. Mas é a olhar para isso que temos vindo a trabalhar.”
Impacto dos estádios vazios é maior do que o esperado
“Eu estava à espera de algo diferente. Diferente no sentido do ambiente, daquilo que seriam os jogos. Sinceramente, não estava à espera que o impacto fosse tão grande. Isto é aquilo que é a minha sensação e a minha opinião, baseada em factos. Como disse, agora há um equilíbrio maior, os adversários quando entram contra equipas teoricamente mais fortes num estádio completamente cheio, com essa pressão boa que os adeptos fazem, fica mais difícil para o adversário. Fica mais difícil conseguir fazer coisas do que com um estádio vazio, que de forma mais tranquila e relaxada se conseguem fazer. Porque, hoje em dia, eu acho que os plantéis, eu disse-o na altura e depois contrariaram essa minha versão, cada vez mais se trabalha melhor. As equipas têm equipas técnicas bastante competentes. Eu acho que os jogadores que compõem as equipas que não os chamados grandes. Acho que a qualidade ao longo do tempo, e é perfeitamente compreensível, tem decrescido nos clubes grandes, naquilo que eram as grandes aquisições que se faziam. Hoje em dia é impossível e tende a equilibrar, na minha opinião. Estou-me a lembrar, e vocês sabem aquilo que eu defendo, adoro os jogadores e a qualidade deles, e até parece um contrassenso mas, em termos de pontos e de vitórias, estes três anos se calhar temos uma média fantástica em relação a toda a história do FC Porto. Recordar-me do FC Porto com Hulk, com James, com Falcao, com esta gente toda… E os nossos rivais com jogadores que passaram pelo Real Madrid, pelo Barcelona, pelo campeonato alemão, italiano… Eu acho que é um bocadinho por aí e temos de olhar, e eu falo do FC Porto, não falo das outras equipas, temos que olhar de uma forma muito séria para aquilo que é uma fornada de jogadores muito importante e de qualidade que o FC Porto tem. Acho que é uma das formas de os clubes poderem potenciar ao máximo esses jogadores da formação para serem mais-valias.”
Baía é uma figura do clube que ajudará no seu novo papel
“Eu falei na semana passada do presidente porque foram as eleições, ganhou o presidente e na altura falei porque me perguntaram pelo Fernando Gomes, da formação, ou algo assim. Eu acho que não devo desviar o meu foco daquilo que é o jogo amanhã. Obviamente toda a gente sabe o peso e a história dessas duas figuras. O Vítor (Baía) eu joguei com ele, conheço-o há muitos anos e tenho uma excelente relação com ele. Em termos profissionais, o presidente saberá muito melhor qual será o desempenho do Vítor aqui. Eu ainda não tive oportunidade de conversar sobre isso porque estamos todos focados, o presidente em primeiro e depois toda a equipa, obviamente, naquilo que são os nossos objetivos, que são o campeonato e a Taça de Portugal. Depois falar-se-á com as pessoas que compõe a estrutura para definir bem o papel de cada um. Eu acredito que o presidente não vá buscá-los por serem boas pessoas. Conheço o Vítor como uma figura muito importante do clube, foi um profissional de excelência e é alguém que, com certeza, virá ajudar muito naquilo que será o seu papel.”
Estratégia de jogo é chegar à baliza adversária sem sofrer
“Tivemos posse de bola na primeira parte mas demos três ou quatro situações ao Marítimo com possibilidade de ferir a equipa, naquilo que foi as oportunidades que tiveram. Na segunda parte não me lembro de nenhuma oportunidade. Depende da estratégia de jogo e daquilo que eu acho que, com mais ou menos bola, é chegar à baliza do adversário sem sofrer golos.”
Dossiê Nakajima entregue à direção
“O Nakajima está entregue à direção. Enquanto não fizer parte do grupo de trabalho e não estiver aqui connosco, não me vou pronunciar.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é
Marchesin; Tomás Esteves, Pepe, Mbemba e Diogo Leite; Danilo Pereira, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Soares e Fábio Vieira.

3 – Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mesmo que o adversário ocupe a última posição da tabela classificativa. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!


Sem comentários: