terça-feira, 23 de junho de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Boavista 0


1 – Crónica

Na noite desta terça o FC Porto recebeu o Boavista, em jogo a contar para a 28ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Tomás Esteves, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Luis Diaz, Marega e Soares.
O FC Porto entrou bem em jogo, com Sérgio Oliveira a tentar acertar na baliza contrária logo ao minuto 3, mas sem sucesso. Pouco depois, Pepe não direcionou da melhor forma um cabeceamento, que passou ao lado do poste da baliza. Depois foi Marega quem tentou fazer a bola entrar na baliza contrária, mas um jogador axadrezado desviou a bola. Apesar do FC Porto ter mais bola, faltava velocidade e ideias para desmontar a estratégia defensiva do Boavista. Já perto do intervalo foi Soares quem desperdiçou a oportunidade de ativar o marcador.
No segundo tempo Sérgio Conceição promoveu duas alterações, entraram Uribe e Manafá para os lugares de Tomás Esteves e Luis Diaz. E a equipa melhorou. Ao minuto 53, Marega colocou os Dragões em vantagem. 5 minutos, Alex Telles fez o segundo golo dos portistas na conversão de uma grande penalidade. Pouco depois, o árbitro assinalou outra grande penalidade, desta feita convertida por Sérgio Oliveira. O quarto golo dos azuis e brancos surgiu mais perto do final do encontro, por intermédio de Marega.
Com este resultado o FC Porto soma 67 pontos e voltou à liderança do campeonato, com mais 3 pontos que o Benfica.

2 – Análise

Bom jogo, equipa! Uma primeira parte menos boa, lenta, previsível, uma equipa presa e com falta de ideias. Talvez tenha, ainda que inconscientemente, pesado nos ombros dos jogadores a falta de eficácia da jornada passada e ao depararem-se com outra equipa a jogar fechada na defesa, não estavam a conseguir encontrar caminhos para chegar à baliza adversária. Uma segunda parte muito positiva, com uma equipa decidida, em bom ritmo, inteligente, ambiciosa e eficaz, resultou em golos e numa vitória. Valeu a intervenção do treinador ao intervalo que trocou duas peças do xadrez que fizeram diferença. Gostei muito da postura da equipa e é esta postura que esperamos que marque presença nos jogos que restam. Destaco Marega, que bisou e que espera-se tenha deixado para trás a crise de falta de golos; Alex Telles, que voltou à equipa e a marcar, na conversão de uma grande penalidade; Sérgio Oliveira, que também converteu um castigo máximo (porque não foi ele a bater a grande penalidade na Vila das Aves?). Tivemos duas grandes penalidades assinaladas a favor, deve estar para cair algum santo do altar.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu e está de regresso à liderança do campeonato. A próxima jornada avizinha-se difícil, vamos Porto!




Sem comentários: