quarta-feira, 10 de junho de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Marítimo 0


1 – Crónica

Na noite desta quarta o FC Porto recebeu o Marítimo, em jogo a contar para a 26ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Corona, Luis Diaz, Zé Luis e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 6 Corona colocou os Dragões em vantagem. Na resposta o Marítimo ficou perto de marcar, felizmente para os portistas, errou o alvo. Mais tarde, minuto 17, os madeirenses voltaram a tentar acertar na baliza à guarda de Marchesin, sem sucesso. Ao minuto 23, nova tentativa do Marítimo para empatar o jogo, mas desta vez Marchesin estava lá para não permitir os festejos dos visitantes. Até ao intervalo, Sérgio Oliveira e Danilo remataram à baliza contrária, mas sem sucesso.
No segundo tempo, nos primeiros 20 minutos, Luis Diaz, Pepe e Sérgio Oliveira tentaram ampliar a vantagem portista no marcador, mas sem conseguirem acertar no alvo. Sérgio Conceição promoveu 4 alterações na equipa, entre elas a estreia de Fábio Vieira. E quase no final o FC Porto ficou perto de voltar a marcar por duas vezes, primeiro por intermédio de Fábio Vieira, que obrigou o guarda-redes a desviar para canto, na sequencia do qual, Soares ficou perto do golo, não fosse um jogador do Marítimo ter retirado a bola sobre a linha de golo.
Com esta vitória o FC Porto soma 63 pontos e volta à liderança do campeonato, com mais 2 pontos que o Benfica.

2 – Análise

O FC Porto voltou ao Estádio do Dragão, como é estranho um jogo na nossa casa sem a magia na bancada, sem o mar azul… Os Dragões entraram em campo sabendo que se ganhassem o jogo voltariam a ficar isolados no primeiro lugar do campeonato. Contudo, não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Marítimo precisa muito de pontos e era óbvio que vinha ao Dragão procurar complicar ao máximo a vida dos pupilos de Sérgio Conceição na tentativa de roubar pontos. Ao FC Porto, cabia contrariar essa estratégia dos madeirenses e chegar o mais rápido possível ao golo. O golo de facto chegou cedo, por intermédio de Corona, mas o FC Porto acabou por não conseguir voltar a marcar. Deste jogo destaco Corona, pelo golo que marcou e pela disponibilidade que demonstra para ajudar a equipa; e Fábio Vieira, pela sua estreia na equipa. Na minha perspetiva a paragem prolongada no campeonato fez baixar os índices físicos dos jogadores, ainda que não tivessem deixado de treinar em casa, mas nunca é a mesma coisa. Basicamente é como se a equipa voltasse ao início. Esperemos que com a retoma dos jogos os índices físicos melhorem e, consequentemente, o ritmo de jogo aumente.
Em suma, o FC Porto venceu o jogo, que é o mais importante neste momento, mas sem brilhantismo. Os Dragões estão novamente no primeiro lugar do campeonato e cabe-lhes lutar pelo título com todas as forças. Vamos Porto!



Sem comentários: