quarta-feira, 3 de junho de 2020

Crónica e Análise: Famalicão 2 – FC Porto 1


1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Famalicão, em jogo a contar para a 25ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Pepe, Mbemba e Manafá; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e Marega, ao minuto 11, teve oportunidade para inaugurar o marcador, mas não foi capaz de bater o guarda-redes adversário. Do outro lado do campo, ao minuto 21, o Famalicão podia ter chegado à vantagem, a bola foi ao lado da baliza de Marchesin. No minuto seguinte, Luis Diaz podia ter colocado os Dragões na frente do marcador, no entanto, viu um defesa contrário evitar o golo. Ao minuto 25, Danilo atirou por cima. Mais tarde, minuto 35, foi Soares quem teve oportunidade para marcar, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos.
Os Dragões entraram no segundo tempo de olhos postos na baliza contrária, mas o golo acabou por acontecer na baliza portista ao minuto  48, depois de um mau passe de Marchesin. O FC Porto procurou reagir rápido e Danilo voltou a ficar perto de marcar, mas sem acertar no alvo, minuto 51. Mais tarde, minuto 72, Mbemba ficou muito perto do empate. O empate que chegaria ao minuto 74, por intermédio de Corona. No entanto o empate não durou muito tempo. Ao minuto 78, o Famalicão voltou a colocar-se em vantagem. Até ao final o FC Porto procurou criar perigo, contudo, sem sucesso.
Com esta derrota o FC Porto permanece com 60 pontos e no final desta jornada arrisca-se a perder a liderança do campeonato para o Benfica.

2 – Análise

O Campeonato parou à 24ª jornada por causa da COVID-19 e regressou hoje com uma nova normalidade, uma normalidade em que algumas regras são difíceis de entender. É tão estranho um jogo sem público na bancada… Mas é neste contexto que o FC Porto tem de continuar a lutar pelo objetivo principal, o título de campeão, sem baixar a guarda. Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O FC Porto esteve melhor no jogo, teve mais bola, pressionou, atacou mais, mas não jogou sozinho e o Famalicão fez tudo para debater-se a altura, defendeu-se com eficácia e atacou com mais eficácia ainda. Na primeira parte o FC Porto podia e devia ter marcado pelo menos por duas vezes, mas infelizmente há problemas que nem o confinamento fez desaparecer. Também não é menos verdade que os da casa também podiam ter marcado por uma vez. No segundo tempo o Famalicão entrou a ganhar, muito por culpa de um erro de Marchesin e porque não dizê-lo, também de Manafá, que deveria ter avançado no terreno, digo eu. Não suporto os passes para trás, eu sei que por vezes é necessário, mas também é dessas situações que surgem os erros e, no limite, o golo adversário. Continuando. Em desvantagem o FC Porto teve de correr atrás do prejuízo. Se já não era fácil correr atrás do golo com um nulo no marcador, menos ainda em desvantagem. Mas Corona conseguiu o mais difícil, marcar. O problema é quando a equipa está balanceada para o ataque e de olhos postos na baliza adversária, a defesa acaba por ficar mais exposta e o Famalicão acabou por marcar. Depois o FC Porto partiu para o golo, mas faltou discernimento, faltou razão e faltou eficácia.
Em suma, perderam-se 2 pontos importantes. Esta é uma prova de obstáculos, que está na ponta final e em que o FC Porto tropeçou ao reentrar. Não dá para facilitar neste momento, não da para desperdiçar oportunidades e não dá para desperdiçar pontos. Mas deitar a toalha ao chão quando ainda faltam 9 jornadas nem pensar! Por isso é hora de não baixar os braços, é hora de levantar a cabeça e fazer o que está ao alcance para conquistar o objetivo. A guerra não está perdida. Nós adeptos vamos continuar a apoiar à distância que a situação atual nos exige. Vamos Porto!



Sem comentários: