terça-feira, 16 de junho de 2020

Crónica e Análise: Desportivo das Aves 0 – FC Porto 0


1 – Crónica

Na noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Desportivo das Aves, em jogo a contar para a 27ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Tomás Esteves, Pepe, Mbemba e Diogo Leite; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Luis Diaz e Zé Luis.
O FC Porto entrou bem em jogo, pressionou e procurou encontrar o caminho da baliza contrária. Ao minuto 22, Zé Luis, teve nos pés a oportunidade soberana para ativar o marcador, na conversão de uma grande penalidade, contudo, o guarda-redes adversário não permitiu os festejos azuis e brancos. Minutos depois, minuto 29, Zé Luis voltou a ter oportunidade para marcar, no entanto um defesa contrário antecipou-se ao avançado portista. Do lado contrário, ao minuto 31, na primeira oportunidade de que os da casa dispuseram, atiraram pouco ao lado. Do outro lado do campo, ao minuto 44, Pepe ficou perto de acertar na baliza. No minuto seguinte Luis Diaz fez golo, no entanto o lance foi anulado por suposta falta de Tomás Esteves.
No segundo tempo nada mudou na vontade do FC Porto em chegar ao golo e na falta de eficácia dos portistas. Sérgio Oliveira foi o primeiro a tentar acertar na baliza, mas também não acertou no alvo, minuto 47. Um minuto volvido e Luis Diaz rematou, mas viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. E pouco depois, minuto 53, o cenário voltou a repetir-se. As tentativas dos Dragões para chegar ao golo sucederam-se, sempre travadas pela defesa contrária, ou pelo guarda-redes, ou pela falta de pontaria dos avançados portistas. A última oportunidade de golo surgiu ao minuto 95, Marega tentou a sorte, mas viu o guarda-redes levar a melhor.
Com este resultado o FC Porto soma 64 pontos e para já tem 3 pontos de vantagem sobre o Benfica. Na pior das hipóteses, no final desta jornada ambas as equipas ficam em igualdade pontual.

2 – Análise

Ainda que o Desportivo das Aves ocupe o último lugar da Liga, não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. Já se sabia que o FC Porto tinha um problema na lateral esquerda da defesa, com as ausências por causa de cartões amarelos de Manafá e a expulsão de Alex Telles. Por isso, Sérgio Conceição apresentou uma defesa com 3 centrais, sendo a lateral esquerda ocupada por Diogo Leite. Já o lado direito da defesa esteve entregue e bem, a Tomás Esteves. E não houve qualquer problema na defesa. O FC Porto fez um jogo interessante, mas para ganhar jogos é preciso marcar e se não surgem os golos, fica difícil conseguir os 3 pontos. Foi o que se passou hoje. Os Dragões tiveram muito mais bola, pressionaram muito, beneficiaram de diversos cantos, de uma grande penalidade, mas faltou a eficácia. É o problema que mais apontamos a esta equipa, o desperdício de oportunidades por parte da linha da frente. Bem sei que o Aves estacionou o autocarro e o atrelado à frente da sua baliza, muito por culpa do FC Porto que não deixou os da casa respirar ou ter alguma iniciativa (creio que duas oportunidades) e marcar nestas circunstâncias não deve ser fácil, porque há pouco espaço. Talvez tenha faltado a frieza e a calma necessária para executar no momento da finalização. É que entre tantos remates algum teria de entrar. Mas se para nós adeptos, depois de remates sem a direção certa, de remates que são cortados pela defesa, de remates que acabam travados pelo guarda-redes, começamos a pensar que a bola não vai entrar, imagino que pela cabeça dos jogadores passe o mesmo pensamento e claro, começam a jogar mais com o coração do que com a razão, o que raramente dá bom resultado.
Em suma, o FC Porto sai de Vila das Aves com um ponto na bagagem, depois de fazer o suficiente para sair com os 3 pontos, num jogo em que jogou menos mal. Nada está perdido, por isso a equipa não pode, de forma alguma, deixar-se ir a baixo agora. Ainda há 7 finais. Imagino que faça muita falta o apoio dos adeptos nas bancadas, mas não se esqueçam que nós estamos cá, sempre! Para vos apoiar, suportar e empurrar em todos os momentos. Estamos ao vosso lado em cada segundo das 7 finais que ainda faltam. Vamos Porto!



Sem comentários: