domingo, 16 de janeiro de 2022

Crónica e Análise: Belenenses SAD 1 – FC Porto 4

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Belenenses SAD, em jogo a contar para a 18ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-4.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Fábio Cardoso e Wendell; Uribe, Vitinha, Fábio Vieira, Pepê, Luis Diaz e Evanilson.

O FC Porto não entrou bem em jogo e, ao minuto 13, viu o Belenenses SAD colocar-se em vantagem. A resposta demorou alguns minutos, visto que Vitinha não concretizou da melhor forma um remate, mas ao minuto 34, Evanilson repôs a igualdade no marcador. Minutos depois, Sérgio Conceição procedeu à primeira troca no onze, entrou Taremi por troca com Bruno Costa. E até ao final, Evanilson ficou perto de marcar e Taremi chegou a marcar com o golo a ser invalidado.

O FC Porto entrou no segundo tempo disposto a desfazer o empate no marcador, Fábio Vieira atirou muito perto do poste antes de, ao minuto 58, Evanilson bisar, concretizando da melhor forma um passe do recém entrado Francisco Conceição. Pouco depois, minuto 61, Fábio Vieira serviu Taremi para o terceiro golo dos Dragões. Ao minuto 77, Luis Diaz sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que o próprio quis converter, contudo, o guarda-redes contrário levou a melhor. Mais tarde, minuto 84, Fábio Vieira cobrou um canto e Evanilson fez o seu terceiro golo da noite.

Com esta vitória o FC Porto soma 50 pontos e lidera a classificação com mais 3 pontos que o Sporting, que ocupa a segunda posição.  

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O FC Porto voltou a não entrar bem em jogo. Não sei se o facto da equipa estar desequilibrada na defesa à direita e à esquerda dificulta a manobra dos restantes setores, a verdade é que nos últimos 3 jogos as primeiras partes foram complicadas. Mais uma vez, parecia faltar ideias para ultrapassar a defesa contrária. E, claro, num lance de bola parada, os da casa colocaram-se em vantagem. Ainda bem que a resposta da equipa surgiu ainda na primeira parte. O segundo tempo foi melhor e os golos foram surgindo com naturalidade. Por favor malta, que isto de entrar mal não se torne moda! É que assim ainda nos dá um ataque de nervos! Deste jogo destaco Evanilson, pelos três golos; e Taremi pelo golo; mas também tenho de destacar Fábio Vieira, pelas três assistências.

Em suma, jogo difícil, que o FC Porto venceu com justiça. Para a semana há mais uma batalha. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: