domingo, 30 de janeiro de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Marítimo 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Marítimo, em jogo a contar para a 20ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Fábio Cardoso e Wendell; Grujic, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Pepê e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo. Ao minuto 18, Evanilson ativou o marcador. do outro lado do campo, minuto 23, o Marítimo procurou criar perigo, com a bola a ir ao lado. E do primeiro tempo está tudo dito.

No segundo tempo, Evanilson começou por procurar aumentar a vantagem portista no marcador, no entanto viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. Mas o golo dos Dragões não tardaria. Ao minuto 48, Pepê acabou por desviar um remate de Otávio para a baliza, fazendo assim o segundo golo dos azuis e brancos. Ao minuto 53, Otávio ficou perto do terceiro golo, não fosse o guarda-redes contrário ter levado a melhor. No mesmo minuto, mas do outro lado do campo, o Marítimo conseguiu reduzir a desvantagem no marcador. Até ao final, foram poucos os lances de perigo em ambas as balizas.

Com esta vitória o FC Porto soma 56 pontos, está na liderança do campeonato, provisoriamente com mais 9 pontos que Sporting e mais 12 que Benfica.

 

2 – Análise

 

Um jogo difícil, frente a um adversário que desde que mudou de treinador está a somar bons resultados; um FC Porto com jogadores importantes fora, por causa das seleções e uma saída confirmada, da qual falarei depois. Os Dragões fizeram um jogo interessante, sem ser brilhante, foram uma equipa competente, empenhada, rigorosa, solidária e unida. É, a partir daqui, sem a individualidade que sobressaía, terá de ser a união e o coletivo a sobressair. E acreditaremos que a união fará a força. Hoje fez. Há coisas por melhorar, sempre, mas as peças que tanta falta fizeram na defesa estão de regresso e isso será a solução para resolver a instabilidade verificada nos últimos jogos. O resto, o resto ade compor-se aos poucos, juntos, sempre juntos e com o nosso apoio incondicional. Destaco Evanilson e Pepê, pelos golos. Mas tenho de fazer um destaque, é justo fazê-lo, a Bruno Costa. É um médio e sacrificou-se pela equipa para fazer uma posição, defesa direito, que não é a sua, nem de perto nem de longe. Não fez tudo bem, é normal, mas valeu o esforço para ajudar. Saibamos reconhecer o esforço que Bruno Costa fez pela equipa.

Em suma, foi uma vitória justa num jogo difícil. Para a semana há outra dura batalha. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: