quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Crónica e Análise: Vizela 1 - FC Porto 3

1 – Crónica

 

Na noite desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vizela, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Mbemba, Fábio Cardoso e Wedell; Uribe, Vitinha e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Evanilson.

O FC Porto colocou-se em vantagem ao minuto 8, por intermédio de Uribe. Minutos depois, minuto 19, o Vizela procurou responder e criou perigo. Tal seria um aviso, visto que ao  minuto 24, os da casa restabeleceram a igualdade no marcador. Do outro lado do campo, minuto 37, Luis Diaz tentou recolocar os Dragões em vantagem, mas sem sucesso. E ao minuto 39, a bola foi à barra da baliza dos da casa.

No segundo tempo, o FC Porto entrou com vontade de desfazer o empate no marcador. E Evanilson atirou ao poste, minuto 47. Ao minuto 64, Fábio Vieira, na conversão de uma grande penalidade, voltou a colocar os Dragões na frente do marcador. Evanilson, ao minuto 68, viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. E, ao minuto 89, Evanilson fechou as contas do jogo.

Com esta vitória o FC Porto garante presença nas meias finais da Taça de Portugal, onde defrontará o Sporting.

 

2 – Análise

 

Confronto entre duas equipas da Iliga para a Taça de Portugal, em que não eram esperadas facilidades. E, de facto não as houve. O FC Porto não realizou um bom jogo, sobretudo no primeiro tempo. Os Dragões até marcaram cedo, mas pareciam desligados, sem imaginação ou arte para criar perigo junto da baliza contrária e aumentar a vantagem no marcador. O Vizela aproveitou a deixa para criar perigo e chegou ao empate. O FC Porto esteve melhor no segundo tempo, fruto das substituições que Sérgio Conceição realizou ao intervalo, nomeadamente com a entrada de Fábio Vieira. Os Dragões recolocaram-se em vantagem e mais tarde aumentaram a vantagem no marcador. Destaco Uribe, Fábio Vieira e Pepê, pelos golos. Neste momento as laterais são um problema, um grande problema. Wedell não tem estado muito bem à esquerda, Zaidu tem feito muita falta. Do lado direito as lesões de João Mário e de Manafá empurraram Corona para o onze, mas o mexicano não está a ser uma ajuda. Parece-me que este desacerto está a empancar toda a estratégia e a condicionar a forma da equipa jogar. Que se resolva rápido é o que esperamos.

Em suma, não foi um jogo fantástico, longe disso, mas foi uma vitória importante que coloca os Dragões nas meias finais da prova rainha do futebol português. No fim-de-semana regressa o campeonato. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: