sábado, 13 de agosto de 2022

Antevisão da 2ª Jornada da Iliga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 2ª jornada da Iliga, frente ao Vizela.

 

““TEMOS RESPEITO E HUMILDADE MÁXIMOS PARA GANHARMOS OS TRÊS PONTOS”

Sérgio Conceição anteviu o Vizela-FC Porto, que se disputa este domingo (18h00)

Depois da goleada ao Marítimo, o FC Porto enfrente o primeiro teste fora de portas no campeonato. Os Dragões deslocam-se a Vizela na segunda jornada da Liga (domingo, 18h00, Sport TV) e Sérgio Conceição já poderá contar com Otávio e David Carmo, que estavam castigados.

Questionado precisamente sobre a possibilidade de o médio luso-brasileiro entrar diretamente para o onze, o treinador azul e branco começou por brincar, dizendo que “há probabilidade de entrarmos com 11 jogadores no jogo contra o Vizela. Só se ficarem doentes e ficarmos sem os jogadores para entrar. Faz parte do meu trabalho analisar e ver quem está melhor para jogar. O Álvaro Pacheco tem mais de um ano de experiência com os jogadores, fez um percurso brilhante com eles e são uma equipa cada vez mais sólida. Vai ser um jogo difícil e cabe-nos ter as despesas do jogo para tentar conquistar mais três pontos nesta maratona que é o campeonato”.

Ainda sobre o mesmo tema, o técnico portista reforçou a importância da capacidade de trabalho diária no Olival e sublinhou que os contextos de que vieram os reforços influenciam na adaptação: “Os jogadores são todos diferentes. A origem deles é de contextos diferentes. O que me deixa satisfeito é o que me dão diariamente no que é a seriedade que metem no trabalho, a dedicação que têm, o facto de trabalharem sempre no limite para eu ter dores de cabeça quando jogarmos. É o meu trabalho escolher o melhor onze, os jogadores que penso que estarão melhor dentro da estratégia para o jogo. Temos mais reforços no banco que nos vão ajudando, dependendo do que o jogo der. Estou aqui há 5 anos, é a sexta época, e penso que todos os anos o grupo é bom, acabam sempre por dar uma boa resposta e entrar na equipa porque a dedicação é grande diariamente. O importante é ter esse estado de espírito aqui dentro, depois cabe a mim. Há uns que têm tempo de adaptação diferente porque vêm de contextos distintos, outros já vêm do nosso campeonato e sabem o que é ser Porto”.

Pela frente, os Dragões terão uma equipa agressiva e que tem os processos bem consolidados, mas o objetivo é o de sempre: “Sabemos as características do Vizela. É uma equipa agressiva sem bola, há uma situação em que o avançado se isola devido a essa agressividade frente ao Rio Ave, contra o Gil Vicente aconteceu o mesmo. Jogam em 1-4-3-3, porque o guarda-redes também conta, um sistema muito similar ao que era o ano passado, mas têm utilizado o Kiko Bondoso mais a ponta de lança enquanto no ano passado era ala. Temos analisado o Vizela com todo o respeito que nos merece e com a humildade que é necessária. Ganhou num campo difícil como é Vila do Conde, temos respeito e humildade máximos para ganharmos os três pontos, que é o que queremos”.

Na sequência de uma pergunta sobre a importância dos adeptos nas bancadas, Conceição aproveitou para parabenizar os portistas por terem esgotado o setor visitante do estádio de amanhã: “Jogar com adeptos apaixonados como têm o Vizela, o Vitória e o FC Porto é o condimento que não tivemos na pandemia e que faltava. Claro que gosto de ter o estádio cheio de adeptos do FC Porto e aproveito para parabenizar os adeptos que esgotaram os bilhetes num instante. Mas também gosto de ter os adeptos adversário, o insulto grátis, é futebol, faz parte”.

Sobre o debate que tem vindo a ser promovido na imprensa acerca das diferenças entre Grujic e Vitinha, o míster disse, por último: “São jogadores diferentes e temos de ajustar a nossa estrutura e o que queremos para a nossa equipa dependendo dos jogadores que temos à disposição. É potenciando os jogadores ao máximo que formamos um onze forte. O Grujic e o Vitinha são médios diferentes, dão coisas diferentes e temos médios que nos deixam confortáveis para ganhar jogos, que é o mais importante. O Marko dá-nos o que eu quero dele no sistema em que estamos a jogar.  Temos que nos reinventar, criar situações diferentes para que os jogadores disponíveis se sintam confortáveis no sistema”.”

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, Grujic e Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; motivado; rigoroso; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

Sem comentários: