sábado, 20 de agosto de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Sporting 0

    

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 3ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Uribe, Bruno Costa e Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson.

O Sporting foi o primeiro a criar perigo, minuto 11, com a bola a acertar no poste da baliza de Diogo Costa. Ao minuto 43, Evanilson colocou os Dragões em vantagem. Na resposta, Diogo Costa, por duas vezes, disse presente, impedindo o empate.

No segundo tempo, pareceu que as equipas estavam interessadas em jogar, mas sem procurarem criar real perigo. Até que ao minuto 76, um defesa sportinguista decidiu substituir o guarda-redes, grande penalidade assinalada e leões reduzidos a 10. Chamado a converter, Uribe aumentou a vantagem portista no marcador. Na resposta os leões ficaram perto de marcar, não fosse Diogo Costa ter negado os festejos. E ao minuto 85, nova grande penalidade assinalada a favor dos azuis e brancos, desta feita com Galeno a assumir a responsabilidade de a converter no terceiro golo da partida.

Com este resultado, o FC Porto soma 9 pontos.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, porque num clássico nunca há facilidades. Foi um jogo interessante, no sentido tático, com relativamente poucas oportunidades de golo. Mas o FC Porto foi uma equipa competente, que aqui e ali errou alguns passes e falhou em alguns momentos, normal tendo em conta que do outro lado estava um adversário que também tem o objetivo de alcançar o título. A verdade é que o Sporting quando criou real perigo esbarrou em Diogo Costa, que esteve a grande nível, e no poste da baliza portista. Já os Dragões foram eficazes. Destaco Evanilson, Uribe e Galeno, pelos golos.

Em suma, foi uma vitória justa e inequívoca. Para a próxima semana há outro jogo difícil. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: