sábado, 2 de dezembro de 2023

Crónica e Análise: Famalicão 0 – FC Porto 3

1 – Crónica

 

No final de tarde deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Famalicão, em jogo a contar para a 12ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Jorge Sanchez, Pepe, Fábio Cardoso e João Mendes; Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson.

Ao minuto 9, Evanilson colocou os Dragões em vantagem no marcador. O Famalicão procurou responder à desvantagem, deu trabalho à defesa portista mas não criou real perigo. Do outro lado do campo, ao minuto 41, João Mendes atirou à baliza, mas o guarda-redes do Famalicão segurou o remate. Ao minuto 42, foi Alan Varela quem ficou perto de marcar. Ao minuto 43, Galeno tentou a sorte, mas faltou a pontaria. Do outro lado do campo o Famalicão, por 3 vezes, ficou perto de marcar, mas Diogo Costa, Pepe e Eustáquio não permitiram que as 3 tentativas se concretizassem. Já nos minutos de compensação da primeira parte, 45 + 5, Taremi aumentou a vantagem portista no marcador.

No segundo tempo o Famalicão entrou determinado a procurar marcar para lutar pelo resultado, sendo que a ocasião em que ficou mais perto de marcar foi ao minuto 64. Já perto do final do encontro, minuto 87, Francisco Conceição fez o terceiro golo dos azuis e brancos. E pouco depois o número 10 ficou perto de bisar, não fosse a bola ter acertado no poste.

Com este resultado o FC Porto soma 28 pontos.

 

2 – Análise

 

Depois de um jogo difícil para a Liga dos Campeões, os Dragões regressaram ao campeonato com uma deslocação que não se esperava fácil. E, de facto, não foi fácil. O Famalicão deu sempre muito trabalho à equipa portista, porque nunca deu de barato o resultado. Na minha perspetiva o FC Porto foi muito mais eficaz do que brilhante. Deste jogo destaco Evanilson, Taremi e Francisco Conceição, pelos golos.

Em suma, uma deslocação difícil, uma vitória importante. No meio da semana há jogo para a Taça da Liga. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: