sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Desportivo de Chaves 0

1 – Crónica

 

Na noite desta sexta, o FC Porto recebeu o Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a 15ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro e Wendell; Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Pepê, Taremi e Toni Martínez.

O FC Porto dominou e controlou o primeiro tempo, contudo teve dificuldades em criar perigo junto da baliza do Chaves. A grande oportunidade de golo do primeiro tempo pertenceu a Pepê e surgiu ao minuto 45, com um jogador do Chaves a tirar a bola sobre a linha de golo.

No segundo tempo, ao minuto 58, João Mário colocou os Dragões em vantagem. 10 minutos depois, André Franco e Francisco Conceição ficaram perto de ampliar a vantagem no marcador. Do outro lado do campo, ao minuto 81 e 92 o Chaves esteve muito perto de marcar, com Diogo Costa a estar em evidência.

Com este resultado o FC Porto soma 34 pontos.

 

2 – Análise

 

Depois de perder em Alvalade, era muito importante para o FC Porto voltar às vitórias para manter-se na luta pelo campeonato. Do último jogo de 2023, em casa e frente ao atual último classificado do campeonato, não se esperavam facilidades e, de facto não as houve. O desportivo de Chaves montou muito bem a sua estratégia defensiva e ao FC Porto não bastou ter mais bola e o controlo do jogo, porque faltou ideias para chegar à baliza adversária. O golo portista surgiu no segundo tempo, mas nem por isso os de Chaves se inibiram, criaram dificuldades e foi Diogo Costa a salvar. Deste jogo destaco João Mário, pelo golo, mas também destaco Diogo Costa, pelas defesas que na minha perspetiva foram tão importantes quanto o golo de João Mário. Ao FC Porto falta, urgentemente, ideias no ataque. Parece-me óbvio que Francisco Conceição e Ivan Jaime não podem estar no banco. Por outro lado, parece-me que Pepê precisa de um ou dois jogos de banco.

Em suma, o FC Porto venceu um jogo que por momentos parecia fora do controlo. Outra batalha difícil se avizinha na próxima jornada. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: