segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Crónica e Análise: Sporting 2 - FC Porto 0

         1 - Crónica 


Na noite desta segunda, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 14ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0. 

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Zé Pedro e Zaidu; Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson. 

Nos primeiros minutos a intensidade foi muita. E ao minuto 11, o Sporting colocou-se em vantagem no marcador. Mais tarde, Evanilson tentou mudar o rumo do jogo, mas sem sucesso. Depois Galeno ficou perto do golo, mas o guarda-redes do Sporting levou a melhor. 

Pouco depois do recomeço Pepe foi expulso. Entretanto Diogo Costa conseguiu evitar que os leões diletassem o marcador. Mas o golo dos da casa viria a surgir minutos depois, ao minuto 60. Do outro lado do campo, ao minuto 64, o FC Porto ficou perto de reduzir por intermédio de Evanilson, mas o avançado portista não conseguiu ser eficaz.  

Com este resultado o FC Porto soma 31 pontos, está no terceiro lugar a 3 pontos da liderança. 


2 - Análise 


No futebol não há jogos fáceis, menos ainda quando se trata de um clássico. Por isso, não se esperava hoje um jogo fácil e, de facto não o foi. Diria que foi daqueles jogos em que várias coisas correram mal aos Dragões e demasiado bem ao adversário. Na minha perspetiva faltou ao FC Porto calma em muitos momentos, cabeça fria para tomar as melhores decisões. Não, hoje não se decidiu o campeonato, longe disso, porque nenhum campeonato se decide à 14ª jornada, com toda uma segunda volta para jogar, com tanta competitividade. Sim, o FC Porto não vai desistir, nunca. Mas sim, perder nestes jogos nunca é positivo, nunca é, menos ainda num clássico. 

Em suma, foi um jogo que não correu bem ao FC Porto. Resta trabalhar para melhorar o que não está tão bem, por favor golos precisam-se. Vamos Porto! 


Sem comentários: