quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 5 - Shakhtar Donetsk 3

1 – Crónica

 

Na noite desta quarta, o FC Porto recebeu o Shakhtar Donetsk, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Jorge Sanchez, Pepe, Fábio Cardoso e Zaidu; Alã Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em campo eTaremi protagonizou a primeira oportunidade para criar perigo, sendo que o guarda-redes defendeu para canto. Mas o golo portista não demoraria. Ao minuto 9, Galeno colocou os Dragões em vantagem no marcador. O Shakhtar procurou reagir e por duas vezes o perigo rondou. Primeiro com a bola a passar muito perto da baliza de Diogo Costa e depois com o guarda-redes portista a travar o remate adversário. O golo dos visitantes viria mesmo a surgir ao minuto 30, num lance que teve tanto de caricato quanto de estranho. O árbitro assistente levantou a bandeirola, recuou, a defesa portista parou, jogo seguiu e a bola acabou dentro da baliza de Diogo Costa com o golo a ser validado. O FC Porto não desistiu e Galeno ficou perto de bisar, sem sucesso. Não teve sucesso dessa vez, mas ao minuto 43, Galeno voltou a colocar os Dragões em vantagem.

No segundo tempo, Taremi primeiro tentou marcar, sem sucesso, mas à segunda, o iraniano, ao minuto 62 aumentou a vantagem no marcador. Do outro lado do campo, um pouco contra a corrente do jogo, com sorte à mistura a bola desviou em Eustáquio e os ucranianos reduziram a desvantagem no marcador, minuto 73. Mas os Dragões não demoraram a repor a vantagem no marcador. Ao minuto 76, Pepe fez o quarto golo. Entretanto Francisco Conceição, acabado de entrar, fez o quinto golo, ao minuto 82. Mas o Shakhtar Donetsk voltou a reduzir ao minuto 88.

Com esta vitória o FC Porto garante presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, terminando a fase de grupos com 12 pontos, em igualdade pontual com o Barcelona, mas em segundo lugar.

 

2 – Análise

 

O FC Porto está nos oitavos de final da liga dos Campeões! Era uma final, em que dois resultados colocavam os Dragões na próxima fase: um empate, ou a vitória. Mas todos sabemos que no FC Porto jogar para o empate não seria, nunca, o foco. Por isso os Dragões correram atrás da vitória. E até podia ter sido mais fácil, não fossem os golos sofridos de forma, diria, desnecessária. Gosto desta versão do FC Porto bem mais prática e eficaz no ataque, falta ser mais eficaz na defesa, porque hoje a eficácia no ataque compensou os erros defensivos, mas nem sempre tal acontece. Deste jogo destaco Galeno, Taremi, Pepe e Francisco Conceição, pelos golos.

Em suma, o FC Porto fez um jogo interessante, venceu e está, com todo o mérito, na próxima fase da Liga dos Campeões. Agora o foco vira-se para o campeonato e para a difícil deslocação a Alvalade. Vamos Porto!



Sem comentários: