sábado, 9 de dezembro de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Casa Pia 1

1 – Crónica

 

Na noite deste Sábado, o FC Porto recebeu o Casa Pia, em jogo a contar para a 13ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Jorge Sanchez, Pepe, Zé Pedro e João Mendes; Alan Varela, Eustáquio, Ivan Jaime, Pepê, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou em campo pressionante, dominador e controlador. Eustáquio protagonizou a primeira oportunidade de perigo, mas o guarda-redes adversário segurou o remate. Ao minuto 12, Evanilson colocou os Dragões em vantagem. Ao minuto 28, Pepê não conseguiu acertar na baliza contrária. Do outro lado do campo e já muito perto do intervalo, o Casa Pia criou perigo, Diogo Costa estava lá para resolver e manter os Dragões em vantagem.

Pouco depois do recomeço, minuto 49, Zé Pedro aumentou a vantagem no marcador. Do outro lado do campo, minuto 66, o Casa Pia voltou a criar perigo, com a bola a ir ao poste. Ao minuto 81, Pepe fez o terceiro golo dos azuis e brancos. E, do outro lado do campo, ao minuto 86, foi assinalada grande penalidade contra o FC Porto e o Casa Pia reduziu a desvantagem.

Com esta vitória o FC Porto soma 31 pontos e está em igualdade pontual com o Sporting na liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

O FC Porto entrou em campo sabendo que Benfica e Sporting tinham perdido pontos esta jornada, o que tornava, ainda mais, imperativo somar os 3 pontos. Por outro lado, os Dragões vinham de uma derrota no meio da semana que, talvez, mais do que as marcas deixadas pela eliminação de uma prova, trazia as marcas deixadas por uma exibição coletiva pouco eficaz. Este era, por isso, um jogo que por tudo o referido, assumia ainda mais importância. O FC Porto fez um jogo interessante, tranquilo e seguro. Na minha perspetiva, a primeira parte foi mais interessante que a segunda. Na segunda parte foi importante, sobretudo, o controlo e o domínio. Deste jogo destaco Evanilson, Zé Pedro e Pepe, pelos golos.

Em suma, foi uma vitória justa, tranquila e inequívoca. Segue-se a Liga dos Campeões e um importante jogo. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: