terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Balanço de 2024

        2024 foi um ano de mudança para o FC Porto. Pinto da Costa, o Presidente dos Presidentes, foi derrotado nas eleições que aconteceram a 27 de abril por André Villas-Boas. Deu-se, então, início a um novo ciclo no Dragão que se espera de algumas mudanças, mas que a garra, a ambição, a vontade de vencer e a mística permaneçam intactas para que o FC Porto continue a vencer cá dentro e lá fora. 


Para a equipa de futebol, 2024 foi um ano difícil. O “ruído” por causa das eleições acabou, de certa forma, por influenciar o desempenho da equipa que, no campeonato acabou em 3º lugar, muito longe do objetivo traçado. Na Liga dos Campeões, o FC Porto caiu aos pés do Arsenal, mas não facilitou a vida aos ingleses. A Taça de Portugal voltou a rumar ao Dragão, numa final frente ao Sporting. 

Depois as mudanças atingiram a equipa principal, com a saída de Sérgio Conceição e Vítor Bruno a assumir o comando técnico da equipa.

Entretanto a época 2024-2025 arrancou com uma vitória épica na Supertaça, frente ao Sporting. Mas esta primeira fase da época tem sido inconstante, com a Liga Europa a ser uma caminhada muito mais difícil do que se esperava e desejava. O campeonato teve altos e baixos, com em muitos jogos a equipa parcer desligada, apática, complicada, perdida. Nos últimos jogos nota-se alguma recuperação e só nos resta fazer figas para que a equipa recupere realmente e lute pelo campeonato com todas as suas forças, tal como lutou na final da SuperTaça. O FC Porto já ficou fora da Taça de Portugal, num daqueles jogos em que a equipa parecia completamente perdida. 


Com as mudanças no clube veio a equipa feminina de futebol, que começou a competir na 3ª devisão e que está a fazer o seu percurso com competência e ambição. 


Nas modalidades a equipa de Voleibol feminino continuou a brilhar e conquistou mais um campeonato. 


Que 2025 seja um ano em grande para o FC Porto, é o que se deseja. Que nós portistas tenhamos saúde e paciência para os jogos mais complicados, ou que a equipa decide complicar; e que lá para maio estejamos a festejar um campeonato! 

Feliz 2025! 


domingo, 29 de dezembro de 2024

Duas notas Rápidas

       1 - O FC Porto voltou a realizar um treino aberto no Estádio do Dragão. E muitos portistas aderiram à iniciativa. Na manhã de hoje, 29 de dezembro, estiveram no Estádio do Dragão 32.185 pessoas a assistir ao treino aberto. Uma excelente notícia e demonstração de portismo. 


2 - Rodrigo Mora 

Está à vista de todos que Rodrigo Mora é um prodígio e que nos últimos dois jogos tem feito muita diferença na equipa. Mas não podemos esquecer que o Rodrigo, cheio de talento, tem apenas 17 anos e não pode, de forma alguma, recair sobre ele a responsabilidade de fazer a diferença na equipa, de a carregar às costas fazendo com que os colegas se soltem. É normal todo o entusiasmo dos Portistas com as exibições e os golos do Rodrigo. Mas é importante que os adeptos do FC Porto tenham a noção que nem sempre vai ser possível o Rodrigo ser titular e que nem sempre vai ser determinante. É importante deixá-lo crescer, evoluir, espalhar o seu talento por esses estádios, mas sem a pressão de ser ele o carregador de piano da equipa. Tem muito tempo pela frente para assumir essa função. Para já, é importante que tenha pés no chão e muita cabeça no lugar, porque é tão fácil deslumbrar-se. 



sábado, 28 de dezembro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 4 - Boavista 0

    1 - Crónica 


Na noite deste sábado, o FC Porto recebeu o Boavista, em jogo a contar para a 16ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Perez, Otávio e Galeno; Eustáquio, Nico González, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu. 

Foram precisos 25 minutos para surgir o primeiro lance de perigo protagonizado por Samu que não foi eficaz. Mas minutos depois, minuto 31, Samu colocou os Dragões em vantagem. Depois Samu ficou perto de bisar, assim como Martim Fernandes ficou perto de marcar. 

Pouco depois do início do segundo tempo, Nico ficou perto de marcar. Seria um aviso, já que ao minuto 55 Nico González aumentou a vantagem portista no marcador. Não demoraria muito tempo até que os adeptos azuis e brancos festejassem novo golo, desta feita ao minuto 59, da autoria de Rodrigo Mora. Depois Samu voltou a não conseguir bisar. Iván Jaime, pouco depois de entrar em jogo, tentou fazer o gosto ao pé, mas sem sucesso. O resultado viria a ficar fechado ao minuto 88, por intermédio de Samu.

Com este resultado o FC Porto está, provisoriamente, na liderança do campeonato, com 40 pontos. 


2 - Análise 


O FC Porto entrou em campo sabendo que era importante ganhar este jogo. Primeiro pela razão óbvia, o FC Porto tem de entrar em campo sempre para vencer, mas também porque havendo nesta jornada jogo entre Benfica e Sporting, ganhando o FC Porto sabia que ficava na liderança e coloca pressão nos dois rivais. E missão cumprida. O FC Porto venceu de forma justa e tranquila um jogo em que houve momentos, sobretudo no primeiro tempo, que parecia haver dificuldade em aproximar-se da baliza contrária. Resolvida essa dificuldade os golos começaram a surgir naturalmente. Mais uma vitória importante para esta equipa ganhar animo e confiança, espero que entretanto recuperrrem a garra que continua a não se notar. Deste jogo destaco Samu (2 golos), Nico González e Rodrigo Mora pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória justa e tranquila. Para a semana há jogo difícil. Vamos Porto! 


sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Antevisão da 16ª Jornada da ILiga

                                 1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 16ª jornada da ILiga, frente ao Boavista. 


“TEMOS DE ESTAR EMOCIONALMENTE LIGADOS, MAS COM CABEÇA FRIA”

Vítor Bruno perspetivou o dérbi da Invicta agendado para as 20h30 deste sábado no Estádio do Dragão

O Boavista dá “indicadores” que pedem um estado “de alerta permanente”, “escala sempre para níveis de intensidade muito próprios” nos dérbis e por isso espera-se, a partir das 20h30 deste sábado no Estádio do Dragão (Sport TV 1), um jogo de “nível elevado” em que Vítor Bruno quer os atletas “emocionalmente ligados, mas com cabeça fria” para vencerem “um adversário com qualidade” que trabalha “com detalhe e minúcia”. No fundo, “um dérbi é um dérbi e um dérbi tem de ser ganho”.

“A margem está reduzida por não estarmos na posição em que queremos estar”, explicou um treinador ciente de que “o que se passa fora de casa não interessa” e de que o resultado do dérbi de Lisboa “servirá de pouco” se o trabalho não for bem feito diante do Boavista. Só a vitória importa para os Dragões cumprirem “o maior desejo” do treinador, que é “entrar no dia 1 de janeiro num lugar acima” do atual, de preferência na liderança.

Para o duelo com os axadrezados, o técnico ainda não poderá contar com Francisco Moura, que “está fora e ainda vai estar algum tempo”, e Marko Grujić. Em sentido contrário, João Mário “reintegrou o trabalho com o grupo e estará disponível”. Além do lateral, o líder máximo do plantel realçou a “reintegração do José Mário”, enfermeiro “que passou por um problema de saúde muito delicado e toda a força que tem tido desde há uns anos tem de servir de inspiração”. “É o nosso grande reforço de inverno”, acrescentou.

Para alguém a quem “só interessa ganhar amanhã”, a dimensão do campo é um pormenor e “a diferença é pouca” para o terreno do Moreirense. Por isso, Rodrigo Mora e Danny Namaso são alternativas válidas para “ocupar o mesmo espaço ou outro diferente, podem jogar em simultâneo” inclusive. Questionado sobre a titularidade do jovem criativo, Vítor Bruno explicou que “o Rodrigo Mora se tiver de jogar, joga; se não tiver de jogar, não joga. Tudo depende da estratégia. Eu quero é que o FC Porto ganhe”.

Sobre a mudança técnicos nos outros emblemas que são habituais presenças no top-5 da Liga, o timoneiro foi perentório ao garanti que “o facto de o FC Porto manter o treinador quer dizer que as pessoas acreditam no trabalho que está a ser feito”: “Quem está de fora, faz uma avaliação em função dos resultados, mas quem está por dentro percebe aquilo que está a ser feito e como está a ser feito”.”


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Pérez, Otávio e Wendell; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê; Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; coeso; confiante; concentrado; empenhado; rigoroso; motivado; ambicioso; determinado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


sábado, 21 de dezembro de 2024

Crónica e Análise: Moreirense 0 - FC Porto 3

  1 - Crónica 


Na noite deste sábado, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense, em jogo a contar para a 15ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Pérez, Otávio e Galeno; Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Pepê, Rodrigo Mora, e Samu. 

Durante os primeiros 15 minutos de jogo, a bola andou longe das balizas. Mas ao minuto 16, na primeira oportunidade que o FC Porto criou fez golo, por intermédio de Samu. Mais tarde, minuto 32, Martim Fernandes não conseguiu concretizar. 

No segundo tempo, o Moreirense procurou reagir à desvantagem, com a bola a passar ao lado da baliza portista. Do outro lado do campo, minuto 67, Rodrigo Mora aumentou a vantagem portista no marcador. Depois Samu ficou perto do seu segundo golo no jogo. E, ao minuto 88, André Franco fixou o resultado final nos 0-3.

Com este resultado o FC Porto soma 37 pontos, está, provisoriamente na liderança do campeonato com mais 1 ponto que Sporting e mais 2 que Benfica, que tem menos um jogo.


2 - Análise 


Não se previa fácil o regresso a um terreno onde recentemente o FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal. Mas hoje o FC Porto conseguiu ser mais assertivo e venceu de forma tranquila e confortável. A exibição ainda não foi de encher as medidas, mas foi positivo o facto de ter sido uma vitória confortável. Deste jogo destaco Samu, Rodrigo Mora e André Franco, pelos golos. 

Em suma, foi uma vitória justa, num terreno difícil. Vamos Porto! 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Antevisão da 15ª Jornada da ILiga

             1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 15ª jornada da ILiga, frente ao Moreirense. 


“ESTE TIPO DE JOGOS VALE CAMPEONATOS”

Vítor Bruno quer a equipa com “um olhar atento” para o Moreirense (sábado, 20h30)

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

“Este tipo de jogos vale campeonatos”, os Dragões já estiveram em situações semelhantes contra “cinco dos seis primeiros classificados” e têm uma “oportunidade para reverter um ciclo menos feliz a jogar fora de casa”. Do outro lado, está “um adversário que é forte em casa”, está invicto no seu estádio, “mas todos os ciclos acabam” e “que seja amanhã” que esse termine contra um plantel que terá de “olhar para o jogo com o respeito que o oponente merece”.

Depois de realçar que fica “feliz” e que é um cenário “perfeito” se a equipa chegar “à última jornada a depender de si” e for campeã, “com mais ou menos contestação”, o técnico explicou que não assistiu ao que se passou no túnel após o duelo contra o Estrela da Amadora por estar “no relvado”, mas notou que “o rebuliço no banco” adversário “foi um comportamento recorrente durante o jogo” e defendeu que “presidente que é presidente tem que defender os interesses do clube”: “Se naquele momento [André Villas-Boas] sentiu que devia fazê-lo, fê-lo muito bem. Ponto”.

Ciente de que “toda a gente quer futebol com nota artística” e de que “há momentos em que não pode acontecer”, Vítor Bruno louvou a prestação defensiva dos seus atletas no jogo anterior e desafiou os jornalistas presentes na sala de imprensa do Olival a “verem as oportunidades que [o Estrela] teve” nos dois jogos em Lisboa e no Dragão.” 


Em

www.fcporto.pt



2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Martim Fernandes, Tiago Djaló, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; rigoroso; empenhado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 


segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Estrela da Amadora 0

  1 - Crónica 


Na noite desta segunda, o FC Porto recebeu o Estrela da Amadora, em jogo a contar para a 14ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Pérez, Otávio e Galeno; Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Pepê, Namaso e Samu. 

Por pouco o FC Porto não começou a perder logo nos primeiros minutos. Este lance serviu de alerta, visto que ao minuto 12, Nico González colocou os Dragões em vantagem. Até ao intervalo, o FC Porto teve mais bola, dominou, controlou, mas foi incapaz de voltar a marcar. 

No segundo tempo, o Estrela da Amadora tentou a sorte, dando trabalho à defesa portista. Do outro lado do campo, Fábio Vieira ficou perto de marcar, não fosse o guarda-redes adversário ter desviado para canto. Minutos depois, foi Nehuen Pérez a tentar a sorte, mas o guarda-redes adversário negou-lhe os festejos. Nico González ficou perto do seu segundo golo no jogo. E, já no tempo de compensação, Gonçalo Borges aumentou a vantagem portista no marcador. 

Com este resultado o FC Porto soma 34 pontos e está no segundo lugar a 2 pontos da liderança do campeonato. 


2 - Análise


Mais um jogo do FC Porto em que faltou brilho, faltou garra, faltou ideias, faltou chama. No final os 3 pontos ficaram no Dragão, o mais positivo que há a registar deste jogo. Antes de tudo, tenho de referir que continuo a achar que Galeno não é lateral esquerdo e que, na minha perspetiva, a equipa fica a perder com Galeno nessa posição. Se é Para gerir o esforço do Francisco Moura (situação que percebo), porque não dar oportunidade a Wendell? O FC Porto marcou 2 golos e podia e devia ter marcado mais. Ao não o fazer, permite que o adversário tenha a expectativa de lutar pelo resultado, o que deixa-nos, portistas, com o credo na boca e o coração nas mãos, com receio que qualquer lance inofensivo resulte num golo do adversário. Confesso que tenho saudades de assistir a um jogo do FC Porto com intusiasmo, o que não tem acontecido nos últimos tempos. Tenho sempre esperança que o panorama mude, só não consigo perceber se será em breve.. Deste jogo destaco Nico González e Gonçalo Borges, pelos golos. 

Em suma, o FC Porto venceu um jogo que mereceu ganhar, sem contudo ser brilhante. No sábado há mais. Vamos Porto! 

 

domingo, 15 de dezembro de 2024

Antevisão da 14ª Jornada da ILiga

     1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 14ª jornada da ILiga, frente ao Estrela da Amadora. 


“É UM JOGO PARA GANHAR OU GANHAR”

Vítor Bruno quer que os jogadores entrem “fortes, autoritários e mandões” frente ao Estrela da Amadora (segunda-feira, 20h15)

O Estádio do Dragão reabre portas esta segunda-feira à noite para acolher o embate entre o FC Porto e o Estrela da Amadora referente à 14.ª jornada do campeonato (20h15, Sport TV1). Na conferência de imprensa de antevisão do duelo caseiro frente a um conjunto que “vem de uma vitória moralizadora”, Vítor Bruno lembrou que “é preciso estar atento” aos “sinais de alerta” dados na Reboleira e ignorar o registo dos tricolores fora de portas, “um tabu criado para ser quebrado”.

“Temos que entrar muito fortes, autoritários e mandões, porque vimos de um resultado para o campeonato que não nos favoreceu”, sublinhou o técnico decidido a “retomar a diferença de dois pontos para o Sporting” e cuja “primeira intenção é chegar à baliza adversária o mais rápido possível” num “jogo para ganhar ou ganhar”.

Porque “o momento em que o adversário se expõe é demasiado importante para ser ignorado”, Vítor Bruno conta com “gente muito vertical, rápida e que acelera” e quer continuar a “gerir os jogos ficando rapidamente na frente do marcador e sendo sólidos a defender”. “Os campeonatos ganham-se em casa e fora e é preciso fazer muitos pontos”, explica o treinador seguro de que “a pressão é constante e vai ser assim no campeonato inteiro”.

A propósito do estado atual da arbitragem, o timoneiro portista falou de “lances recentes que não caem bem e deixam muita gente mal na fotografia”, revelou que “incomoda haver pessoas com critérios diferentes em lances semelhantes” e assegurou que “não falta frontalidade”, mas mostrou-se cuidadoso nas palavras: “Sabemos o que nos espera que dissermos o que vai no coração”. “O preço mais alto que se paga por ser incongruente só o sente quem sofre dessa incongruência”, declarou em jeito de reflexão.

Questionado sobre Wendell, Vítor Bruno vê “alguma celeuma à volta da situação” do lateral esquerdo, lembrou que “o mês de janeiro é sempre atribulado e obriga a gerir o mercado com um olhar criterioso” e elogiou “um grande profissional que tem agido da forma correta”. “Há muitas soluções para aquela posição e tem sido uma questão de opção”, detalhou.

“Que os grandes reforços sejam os que saem do banco como o Vasco Sousa, o Gonçalo Borges e o Iván Jaime saíram contra o Midtjylland”, acrescentou o técnico antes de anunciar que “o Marcano está a voltar, o Marko (Grujic) continua com um problema físico e o João Mario estará de regresso em breve”. “Temos um plantel demasiado extenso e isso gera alguma insatisfação nos menos utilizados, não é bom para ninguém, é um tema sensível mas os jogadores tem dado boas respostas”, declarou.

A distorção das palavras proferidas após o triunfo europeu deixou Eustáquio “verdadeiramente incomodado por terem tentado transformar o que ele disse num problema”, mas Vítor Bruno concorda que “foi uma vitória escassa perante a quantidade de ocasiões criadas” e aplaude a frontalidade do internacional canadiano: “O que ele disse agrada-me, é a nossa cultura e faz parte da essência do FC Porto”.

Sobre as declarações de Otavio, que agradeceu ao Departamento de Saúde na passada quinta-feira, o treinador afirmou que “a maior força do ser humano é aceitar a imperfeição e saber viver com ela”, considerou que a “psicologia tem um rendimento muito grande no rendimento das pessoas e o Otavio teve a humildade de reconhecer a importância dessa ferramenta”. “Quando não temos ferramentas para isso devemos recorrer a quem percebe”, concluiu o timoneiro convencido de que “o apoio é sempre decisivo” - seja ele dos profissionais clínicos ou dos adeptos.” 


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Martim Fernandes, Tiago Djaló, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 



quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Midtjylland 0

                                 1 - Crónica 


Na noite desta quinta, o FC Porto recebeu o Midtjylland, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de Liga da UEL. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0. 

Para este jogo Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Pérez, Otávio e Galeno; Alan Varela, Eustáquio, Fábio Vieira, Pepê, Namaso e Samu. 

Pouco depois do início do jogo, Fábio Vieira foi o primeiro a testar os reflexos do guarda-redes contrário. Mais tarde, minuto 9, Fábio Vieira viu um remate seu ser desviado por um jogador contrário. E como não há duas sem três, ao minuto 23, Fábio Vieira atirou por cima. Ao minuto 29, Namaso colocou os Dragões em vantagem. Do outro lado do campo, na resposta, Diogo Costa travou um remate. Pepê, já perto do intervalo, ficou perto de marcar. 

No segundo tempo, ao minuto 53, Pepê viu um adversário desviar um remate seu. E ao minuto 55, Samu aumentou a vantagem portista no marcador. Samu ainda ficou perto de marcar por mais duas vezes. Do outro lado do campo, Vasco Sousa afastou o perigo. O Midtjylland chegou mesmo a marcar, no entanto o golo foi anulado por fora de jogo. 

Com este resultado o FC Porto soma 8 pontos 


2 - Análise 


O FC Porto entrou em campo sabendo que só a vitória interessava. Não se esperava um jogo fácil, mas esperava-se que o FC Porto conseguisse dar a volta às dificuldades. Não foi um jogo brilhante, longe disso, mas os Dragões conseguiram o mais importante, somar os 3 pontos. A cada jogo, sobra a sensação que o FC Porto está aos poucos a tentar encontrar o caminho para reerguer-se e, por isso, diria que neste momento mais do que boas exibições, o importante é a equipa conseguir conquistar vitórias. Deste jogo destaco Namaso e Samu, pelos golos. 

Em suma, este jogo era uma final nesta fase da Liga Europa e o FC Porto pôs em prática a máxima de que as finais não são para se jogar, são para se ganhar. Segue-se o campeonato. Vamos Porto! 


quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Antevisão da 5ª Jornada da Fase de Liga da UEL

   1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno e de Pepê da 5ª jornada da fase de liga da UEL, frente ao Midtjylland. 


“É A PRIMEIRA DE TRÊS FINAIS NESTA COMPETIÇÃO”

Vítor Bruno considera “imperioso somar três pontos” frente ao Midtjylland (quinta-feira, 20h00)

O FC Porto recebe o Midtjylland esta quinta-feira às 20h00 (Sport TV5) na sexta de oito jornadas da fase de liga da Liga Europa. Nas cinco anteriores os portistas somaram outros tantos pontos, menos dois do que os dinamarqueses, e ocupam uma das últimas posições que dão acesso ao play-off de apuramento para os oitavos de final.

À espera de um oponente com “um perfil físico, uma equipa que investe no jogo direto e na bola parada”, Vítor Bruno encara o desafio como “uma oportunidade única de fazer oito pontos e de ultrapassar este adversário” na tabela classificativa. Para isso há que “perceber quem está realmente apto, encarar o jogo sem reservas, ir a fundo e esvaziar o tanque” na “primeira de três finais nesta competição”.

João Mário é baixa confirmada devido a lesão e “há mais uma ou outra dúvida”, casos de Marko Grujic “que em princípio também está fora por ter sentido uma pequena dor no treino da manhã” e de Fábio Vieira, que apresentou queixas físicas no sábado. Nico González viu o terceiro cartão amarelo na Bélgica e a sua ausência abre espaço à entrada de Alan Varela, médio que “é vital, um pilar, conhece a dinâmica e percebe as ideias” como poucos e “poderá ir a jogo dependendo da estratégia”

Trata-se de “um jogo de muita importância para as contas do clube na competição”, pelo que “é importante os adeptos andarem em total comunhão com os jogadores” para, todos juntos, “construírem mais uma boa memória num jogo europeu” no Estádio do Dragão. Em Famalicão viu-se a “reação normal de adeptos que apoiam do início ao fim e são maiores e vacinados para se manifestarem como quiserem”, considera o técnico seguro de que “os adeptos são o número um e os grandes responsáveis pelo sucesso do clube, são uma mais-valia e empurram a equipa para as vitórias”.

“Já podíamos ter mais cinco pontos sem grande favor, nos jogos contra a Lazio, o Manchester United e Anderlecht”, constata o treinador certo de “os golos valem todos o mesmo, independentemente da altura em que são sofridos ou marcados” e de que “é imperioso somar três pontos” na receção ao campeão dinamarquês.” 



“O APOIO DOS ADEPTOS VAI SER FUNDAMENTAL”

Pepê perspetiva o duelo com o Midtjylland da 6.ª jornada da Liga Europa (quinta-feira, 20h00)

Depois do empate em Bruxelas diante do Anderlecht, segue-se um “jogo muito difícil” na Liga Europa, frente a um adversário “com muita qualidade e que sofre poucos golos”. Decidido a pôr termo a “uma fase complicada”, Pepê garante que a equipa tem de “estar ao mais alto nível” diante do Midtjylland (20h00, Sport TV5) e que o plantel necessita do “apoio dos adeptos” para “conseguir alcançar os objetivos que são as vitórias”.

Mais uma final
“Vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa com muita qualidade, que sofre poucos golos, temos de estar ao mais alto nível para conseguirmos alcançar o objetivo que é a vitória.”

Adaptado ao futebol europeu
“O futebol no Brasil é muito diferente em questões táticas e de organização. Hoje consigo ler o jogo de uma forma diferente, tenho outras visões, sinto-me um jogador muito melhor do que aquilo que cheguei.”

Invictos no conforto do lar
“É muito importante jogar em casa, temos tido resultados muito positivos, fazemos sempre grandes jogos, temos o apoio dos nossos adeptos que é também muito importante para conseguirmos alcançar os nossos objetivos que são as vitórias. Sabemos a importância deste jogo, que é mais uma final para nós, temos de estar ligados do início ao fim e o apoio dos nossos adeptos vai ser fundamental.”

Olhar em frente
“Contra o Anderlecht foi um acaso que acabou por acontecer, perdi-me no jogo, mas tive o total apoio da equipa técnica, do treinador e dos jogadores para que pudesse voltar logo ao jogo, foi uma ocasião que não se vai repetir. O penálti em Famalicão é uma situação complicada, o árbitro vai ao VAR, a nós não nos parece que aquilo tenha acontecido, mas temos de deixar isso para trás e olhar para a frente, temos mais uma final na quinta-feira e estamos focados nisso.”

A força do 12.º jogador
“Nós sabemos que estamos a passar uma fase complicada, mas estamos a trabalhar nisso, queremos dar o nosso melhor dia após dia nos treinos para que possamos superar nos jogos. Sabemos que a cobrança é muito alta, jogamos no FC Porto e sabemos da exigência, precisamos de estar ao mais alto nível, dentro de campo temos de estar ligados ao jogo durante os 90 minutos. O apoio dos adeptos é muito importante e só nos fortalece ainda mais.”” 


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Rodrigo Mora, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; motivado; empenhado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto!