terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Balanço de 2024

        2024 foi um ano de mudança para o FC Porto. Pinto da Costa, o Presidente dos Presidentes, foi derrotado nas eleições que aconteceram a 27 de abril por André Villas-Boas. Deu-se, então, início a um novo ciclo no Dragão que se espera de algumas mudanças, mas que a garra, a ambição, a vontade de vencer e a mística permaneçam intactas para que o FC Porto continue a vencer cá dentro e lá fora. 


Para a equipa de futebol, 2024 foi um ano difícil. O “ruído” por causa das eleições acabou, de certa forma, por influenciar o desempenho da equipa que, no campeonato acabou em 3º lugar, muito longe do objetivo traçado. Na Liga dos Campeões, o FC Porto caiu aos pés do Arsenal, mas não facilitou a vida aos ingleses. A Taça de Portugal voltou a rumar ao Dragão, numa final frente ao Sporting. 

Depois as mudanças atingiram a equipa principal, com a saída de Sérgio Conceição e Vítor Bruno a assumir o comando técnico da equipa.

Entretanto a época 2024-2025 arrancou com uma vitória épica na Supertaça, frente ao Sporting. Mas esta primeira fase da época tem sido inconstante, com a Liga Europa a ser uma caminhada muito mais difícil do que se esperava e desejava. O campeonato teve altos e baixos, com em muitos jogos a equipa parcer desligada, apática, complicada, perdida. Nos últimos jogos nota-se alguma recuperação e só nos resta fazer figas para que a equipa recupere realmente e lute pelo campeonato com todas as suas forças, tal como lutou na final da SuperTaça. O FC Porto já ficou fora da Taça de Portugal, num daqueles jogos em que a equipa parecia completamente perdida. 


Com as mudanças no clube veio a equipa feminina de futebol, que começou a competir na 3ª devisão e que está a fazer o seu percurso com competência e ambição. 


Nas modalidades a equipa de Voleibol feminino continuou a brilhar e conquistou mais um campeonato. 


Que 2025 seja um ano em grande para o FC Porto, é o que se deseja. Que nós portistas tenhamos saúde e paciência para os jogos mais complicados, ou que a equipa decide complicar; e que lá para maio estejamos a festejar um campeonato! 

Feliz 2025! 


Sem comentários: