quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Antevisão da 5ª Jornada da Fase de Liga da UEL

   1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno e de Pepê da 5ª jornada da fase de liga da UEL, frente ao Midtjylland. 


“É A PRIMEIRA DE TRÊS FINAIS NESTA COMPETIÇÃO”

Vítor Bruno considera “imperioso somar três pontos” frente ao Midtjylland (quinta-feira, 20h00)

O FC Porto recebe o Midtjylland esta quinta-feira às 20h00 (Sport TV5) na sexta de oito jornadas da fase de liga da Liga Europa. Nas cinco anteriores os portistas somaram outros tantos pontos, menos dois do que os dinamarqueses, e ocupam uma das últimas posições que dão acesso ao play-off de apuramento para os oitavos de final.

À espera de um oponente com “um perfil físico, uma equipa que investe no jogo direto e na bola parada”, Vítor Bruno encara o desafio como “uma oportunidade única de fazer oito pontos e de ultrapassar este adversário” na tabela classificativa. Para isso há que “perceber quem está realmente apto, encarar o jogo sem reservas, ir a fundo e esvaziar o tanque” na “primeira de três finais nesta competição”.

João Mário é baixa confirmada devido a lesão e “há mais uma ou outra dúvida”, casos de Marko Grujic “que em princípio também está fora por ter sentido uma pequena dor no treino da manhã” e de Fábio Vieira, que apresentou queixas físicas no sábado. Nico González viu o terceiro cartão amarelo na Bélgica e a sua ausência abre espaço à entrada de Alan Varela, médio que “é vital, um pilar, conhece a dinâmica e percebe as ideias” como poucos e “poderá ir a jogo dependendo da estratégia”

Trata-se de “um jogo de muita importância para as contas do clube na competição”, pelo que “é importante os adeptos andarem em total comunhão com os jogadores” para, todos juntos, “construírem mais uma boa memória num jogo europeu” no Estádio do Dragão. Em Famalicão viu-se a “reação normal de adeptos que apoiam do início ao fim e são maiores e vacinados para se manifestarem como quiserem”, considera o técnico seguro de que “os adeptos são o número um e os grandes responsáveis pelo sucesso do clube, são uma mais-valia e empurram a equipa para as vitórias”.

“Já podíamos ter mais cinco pontos sem grande favor, nos jogos contra a Lazio, o Manchester United e Anderlecht”, constata o treinador certo de “os golos valem todos o mesmo, independentemente da altura em que são sofridos ou marcados” e de que “é imperioso somar três pontos” na receção ao campeão dinamarquês.” 



“O APOIO DOS ADEPTOS VAI SER FUNDAMENTAL”

Pepê perspetiva o duelo com o Midtjylland da 6.ª jornada da Liga Europa (quinta-feira, 20h00)

Depois do empate em Bruxelas diante do Anderlecht, segue-se um “jogo muito difícil” na Liga Europa, frente a um adversário “com muita qualidade e que sofre poucos golos”. Decidido a pôr termo a “uma fase complicada”, Pepê garante que a equipa tem de “estar ao mais alto nível” diante do Midtjylland (20h00, Sport TV5) e que o plantel necessita do “apoio dos adeptos” para “conseguir alcançar os objetivos que são as vitórias”.

Mais uma final
“Vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa com muita qualidade, que sofre poucos golos, temos de estar ao mais alto nível para conseguirmos alcançar o objetivo que é a vitória.”

Adaptado ao futebol europeu
“O futebol no Brasil é muito diferente em questões táticas e de organização. Hoje consigo ler o jogo de uma forma diferente, tenho outras visões, sinto-me um jogador muito melhor do que aquilo que cheguei.”

Invictos no conforto do lar
“É muito importante jogar em casa, temos tido resultados muito positivos, fazemos sempre grandes jogos, temos o apoio dos nossos adeptos que é também muito importante para conseguirmos alcançar os nossos objetivos que são as vitórias. Sabemos a importância deste jogo, que é mais uma final para nós, temos de estar ligados do início ao fim e o apoio dos nossos adeptos vai ser fundamental.”

Olhar em frente
“Contra o Anderlecht foi um acaso que acabou por acontecer, perdi-me no jogo, mas tive o total apoio da equipa técnica, do treinador e dos jogadores para que pudesse voltar logo ao jogo, foi uma ocasião que não se vai repetir. O penálti em Famalicão é uma situação complicada, o árbitro vai ao VAR, a nós não nos parece que aquilo tenha acontecido, mas temos de deixar isso para trás e olhar para a frente, temos mais uma final na quinta-feira e estamos focados nisso.”

A força do 12.º jogador
“Nós sabemos que estamos a passar uma fase complicada, mas estamos a trabalhar nisso, queremos dar o nosso melhor dia após dia nos treinos para que possamos superar nos jogos. Sabemos que a cobrança é muito alta, jogamos no FC Porto e sabemos da exigência, precisamos de estar ao mais alto nível, dentro de campo temos de estar ligados ao jogo durante os 90 minutos. O apoio dos adeptos é muito importante e só nos fortalece ainda mais.”” 


Em

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Otávio e Francisco Moura; Alan Varela, Eustáquio, Rodrigo Mora, Pepê, Galeno e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; motivado; empenhado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto! 



Sem comentários: