quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Análise: Genk 0 - FC Porto 3

Uma vitória fantástica!
Não posso falar da totalidade do jogo, pois só comecei a ver a partir do minuto 21. No entanto, pareceu-me que o FC Porto jogou o quanto baste para dominar o Genk . O primeiro golo surgiu de grande penalidade, falcão tratou de a converter. Não desgostei de todo do primeiro tempo. Na segunda parte, pareceu-me que o FC Porto perdeu um pouco do controlo do jogo, mas com as alterações de André Vilas Boas, o dragão chegou ao segundo golo, Souza foi o autor do mesmo. O terceiro foi da autoria de Belluschi. Deste segundo tempo, gostei principalmente dos golos, a intranquilidade defensiva preocupou-me um pouco.
Vitória importante, que deixou os Dragões com a passagem à fase de grupos nas mãos.
Quero destacar individualmente:
Helton, pelas grandes defesas que permitiram segurar o resultado; Souza, pelo golo na sua estreia em competições europeias; Fernando pelo esforço.

PS. Queria deixar aqui as minhas condolências ao Hulk e a sua família

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Bom-dia Ana,

Uma exibição fraca, abaixo do exigível a um candidato a vencer a Liga Europa.

Lenta, trapalhona, previsível, irritante, a primeira-parte do F.C.Porto, que apesar de ter controlado o jogo e um adversário só preocupado em defender, nunca foi capaz de ser contundente, encostar o Genk às cordas, marcar uma superioridade que se nota a olho nú.
Culpa de um meio-campo, que, com a excepção de um excelente Fernando, nunca encontrou as melhores soluções e de um ataque onde Ukra esteve muito mal, Varela abaixo das suas possibilidades e um Falcao desamparado e complicativo, não dando seguimento às jogadas em que se pedia mais rapidez de execução, junto a maior objectividade na decisão.
O 0-1 de alguma forma era injusto. Fizemos pouco para estar a ganhar.

A segunda-parte pode-se dividir em duas: antes e depois da expulsão do jogador do Genk. Antes, um Porto sem acertar, incapaz de controlar o jogo, mal posicionado e a dar várias abébias na defesa, que só não tiveram graves consequências, porque Helton está em grande e por duas vezes evitou aquilo que parecia certo, o golo dos belgas. Depois da expulsão, mais facilidades, mais controlo, mais acerto, mas mesmo assim, alguns deslizes na rectaguarda, que mostraram, sem margem para dúvidas, que temos de contratar um central de qualidade - espero que Otamendi não falhe!
Na parte final e já com os belgas rendidos, dos belíssimos golos, a darem ao marcador uma ideia de facilidades e de uma qualidade de jogo, que nunca existiu.

Resumindo: ganhamos claramente e com isso cumprimos o nosso objectivo de passar à Fase de Grupos. Temos gente, temos treinador, mas e contrário do que a exibição frente ao Benfica prometeu, ainda estamos longe de sermos uma equipa forte, equilibrada, contundente.

Até esse momento chegar, três jogos, três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido, ajudam a manter a moral em alta e a dar a tranquilidade necessária para trabalhar à vontade.

Beijinho