quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jogo Treino: Santa Clara 0 - FC Porto 3

Foi mais um jogo treino na pré-época portista, mais uma vitória e um troféu. Por falar nisso, será que o jornal? Abola vai contar com esta taça para o palmarés oficial do FC Porto, tal como conta com a Taça Latina no palmarés do benfica? Adiante e agora a sério, gostei do jogo, a primeira parte foi diferente da segunda, mas, mais uma vez, deu para rodar jogadores e isso é o mais importante nesta fase. Os internacionais portugueses já jogaram e até João Moutinho iniciou a jogada do segundo golo.

Segue-se a crónica do jogo retirada do site oficial do clube.

“TROFÉU CONQUISTADO COM “DEDO” DA JUVENTUDE

O FC Porto conquistou esta quarta-feira o Troféu Pedro Pauleta, após vencer por 3-0 o Santa Clara, nos Açores. Valeram os golos de Lucho, de penálti, e de Atsu e Castro, já na segunda parte, período em que alguns jovens do plantel se mostraram a grande altura. Os Dragões repetiram o resultado registado frente ao Celta de Vigo, no sábado, e continuam sem sofrer golos nesta época.

A primeira parte foi completamente dominada pelo FC Porto, mesmo tendo decorrido num ritmo de pré-época. Neste momento da preparação das equipas, ainda não é possível imprimir uma velocidade entusiasmante à troca de bola e disso se aproveitou a formação açoriana para fechar as suas linhas e tentar o contra-ataque.

Num estádio em que a relva se apresentou algo alta, e em que o público era maioritariamente constituído por adeptos azuis e brancos, Maicon criou o primeiro lance de grande perigo, na conversão de um livre directo. Hélder Godinho defendeu a bola para canto e, na sequência da sua conversão, Jackson Martínez, de cabeça, voltou a obrigar o guardião a uma defesa apertada.

O avançado colombiano, que se estreou a titular, revelou um bom domínio de bola e muita vontade de combinar com os seus colegas de ataque. Para além disso, mostrou a sua habilidade como cabeceador. Na sequência de um livre de James, aos 29 minutos, testou de novo os reflexos de Hélder Godinho. O Santa Clara apenas criou perigo em cima do intervalo, numa situação resolvida com uma boa saída, a punhos, de Fabiano.

O segundo tempo, como era de esperar, foi marcado por muitas trocas em ambas as equipas. Miguel Lopes, Rolando, João Moutinho e Varela, os quatro portistas que integraram a selecção portuguesa no Europeu 2012, fizeram os primeiros minutos da época.

Como resultado, a equipa portista ganhou alguns metros no terreno e, com a irreverência de Kléber, Atsu e Kelvin no ataque, previa-se que pudesse surgir um golo, num lance de talento individual. O 2-0 acabou por aparecer numa jogada em que esse brilhantismo “encaixou” no colectivo. João Moutinho descobriu Kelvin na esquerda, este serviu Christian Atsu, que, também de pé esquerdo, rematou de “trivela” e assinou um belo golo.

Antes do apito final, mais um belo lance que resultou em golo, com dois intervenientes “repetentes”. Atsu encontrou Kelvin à entrada da área e o brasileiro efectuou uma assistência deliciosa para Castro, de forma fria, não perdoar. E já que falamos de jovens, destaque-se igualmente o guardião Kadú, que merece uma referência pela excelente defesa a remate de Pacheco, aos 72 minutos.

O capitão Rolando ergueu a Taça, que foi entregue por André Bradford, secretário regional da Presidência do Governo dos Açores. Quanto à partida, tratou-se, em resumo, de mais um bom teste dos Dragões, em que também os internacionais portugueses tiveram direito a somar minutos, por forma a ganhar ritmo. A próxima etapa da preparação portista é em Valência, já no sábado (20h30 de Portugal Continental), frente à formação da casa.

FICHA DE JOGO

Santa Clara-FC Porto, 0-3

Trofeu Pedro Pauleta

25 de Julho de 2012

Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada

Assistência: cerca de 6.000 espectadores

Árbitro: André Almeida

Assistentes: Cristóvão Moniz e Nelson Moniz

Quarto árbitro: Luís Cabral

SANTA CLARA: Hélder Godinho; André Simões, Accioly, Paulo Monteiro e Serginho; Toni, Pedro Cervantes e Pacheco (cap.); Platini, Reguila e Hugo Santos

Jogaram ainda: Porcellis, Luiz Carlos, Godinho, Minhoca, Pipo, Marco Lança, Hugo Rego, Diogo Moniz, João Ventura e Vítor Hugo

Treinador: Luís Miguel

FC PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Iturbe

Jogaram ainda: Kadú, Kelvin, Castro, Sereno, Atsu, Kleber, Miguel Lopes, João Moutinho, Rolando, Varela e Addy

Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Lucho (38m, pen.), Atsu (80m) e Castro (92m)

Cartão amarelo: Pedro Cervantes (35m)”

Em

www.fcporto.pt

PS. Um bem haja aos adeptos portistas dos Açores, que raramente tem oportunidade de assistir aos jogos da equipa e que hoje aproveitaram para apoiar durante todo o encontro.

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Foi mais um jogo típico de pré-época com rodagem de atletas, sem contudo se notar a falta de entrosamento, o que denota que está a ser efectuado um bom trabalho de preparação por VP.
Os jovens estão empenhados e ontem, uma vez mais Kelvin e Atsu tiveram em plano de destaque, sendo que um deles agarrará a permanência no plantel.
Atsu neste capitulo parte em vantagem, pois é da formação e isso conta na inscrição na Champions. Kadú teve a sua oportunidade na baliza e brilhou numa excelente defesa.

Lucho, Atsu e Castro foram os marcadores dos golos da vitória, tendo Kelvin efectuado duas assistências para golo.

Fabiano foi titular na baliza, é um excelente GR, com margem de progressão.
Maicon e Otamendi estão seguros no centro da defesa, Djalma tem vindo a evoluir positivamente e poderá ser uma das surpresas deste plantel pela sua polivalência no corredor direito.
Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez parecem ser os preferidos para o tridente ofensivo, face às ausências de Hulk e de Varela, sendo que o português apesar de já estar integrado conta com poucos treinos.
No meio campo se Moutinho sair, Defour poderá agarrar o lugar, juntando-se a Fernando e Lucho.
Castro tem demasiada pressa na afirmação, precisa que lhe seja transmitida tranquilidade. É um jogador à Porto e espero que se mantenha no plantel.
Jackson mostra bons pormenores, sabe jogar de costas para a baliza e ontem demonstrou bons apontamentos no jogo aéreo. É um avançado com escola, e que só necessita de uma tranquila adaptação à cidade e clube.

Iturbe esteve um pouco individualista e por isso com uma exibição aquém da esperada.

Maicon está de pé quente nos livres. Remata em potência e jeito e ontem esteve perto de marcar.

Perante um adversário da Liga de Honra, o triunfo surgiu com naturalidade, sendo um óptimo teste de pré-época. Foi com uma boa moldura humana nas bancadas, que se fez uma bonita festa, dando oportunidade aos portistas da região ver o bicampeão nacional.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.pt

dragao vila pouca disse...

A poucos dias do jogo teoricamente mais difícil da pré-época, sábado próximo, no Mestalla, frente ao Valência, o F.C.Porto foi numa rapidinha, saiu de manhã e regressa após o jogo, até aos Açores para defrontar o S.Clara, na disputa do Troféu Pauleta. Foi um dia de festa para os portistas açorianos que, primeiro no aeroporto e depois no estádio, acorreram em grande número, numa manifestação de portismo que se aplaude e se destaca - há cada vez mais Dragões nas ilhas. O jogo não foi um primor, o espírito foi sempre de treino, o ritmo pausado, muitas substituições, muita superioridade do Bi-campeão, perante uma equipa açoriana empenhada, lutadora, muito fechada, mas que raramente colocou dificuldades aos pupilos de Vítor Pereira.

Triunfo natural, pelos números certos, algumas boas exibições e a oportunidade de ver de regresso os internacionais portugueses, com Moutinho a dar a ideia que nem regressou de férias há 3 dias... Da troika maravilha, como já alguém chamou a Iturbe, Kelvin e Atsu, os dois últimos voltaram a impressionar-me mais que Iturbe. Jackson, depois de no sábado ter mostrado bons argumentos por baixo, hoje mostrou que também pelo ar, é bom. Kléber, que frente aos suiços do Servette tinha dado uma boa imagem, nos jogos seguintes voltou ao Kléber trapalhão, incapaz de segurar, tabelar, finalizar, escolhendo quase sempre, as piores opções. Efeitos da chegada de Jackson Martínez? Addy que só hoje jogou, mostrou coisas interessantes. Suficientes de ser a alternativa a Alex Sandro como lateral-esquerdo, agora que é quase certa a saída de Alvaro Pereira? Preciso de ver mais e com outro grau de dificuldade. Haverá tempo para isso?

Está tudo dito... Agora esperar para ver e com atenção, o jogo frente ao 3º classificado de Liga espanhola.

Bjs