quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – PSG 0






O FC Porto Marcou Um Golo, Mas Podia Ter Marcado Muito Mais …

No início da noite desta Quarta-Feira, o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o PSG, em partida a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
Para o segundo jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões - o primeiro da competição realizado no dragão, esta época claro está – Vítor pereira promoveu algumas alterações no onze titular. Tendo como termo de comparação o jogo para o campeonato nacional do passado fim-de-semana, Miguel Lopes, Defour e Atsu cederam os seus lugares a Danilo, Fernando e Varela, respectivamente. Posto isto, vamos à história deste jogo, que poderia ter terminado com uma vantagem mais larga…
No primeiro tempo o FC Porto controlou, dominou e só não concretizou as oportunidades de golo de que dispôs. Os dragões entraram fortes e a praticar um futebol muito agradável, ficou a faltar o tal golo que James, Moutinho ou Jackson estiveram tão perto de marcar.  Por esta altura os franceses andavam arredados da área portista, aliais apenas por duas vezes aproximaram-se com real perigo da baliza de Helton, numa delas o guarda-redes portista afastou o perigo e na outra a bola foi ao lado. E, por isso, o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No segundo tempo, os dragões entraram com a mesma filosofia e voltaram a dispor de oportunidades de golo, James, Jackson ou Varela voltaram a estar próximos de concretizar. O tento tardou mas chegou bem a tempo, James conseguiu activar o marcador ao minuto 83 e dar a vitória ao conjunto azul e branco.
Com esta vitória o FC Porto soma seis pontos e está na liderança do grupo A.



2 – Análise

É verdade que não se perspectivava um jogo fácil, mas como dentro do campo não jogam os milhões, o FC Porto mostrou que no futebol não são só os clubes ricos que jogam bem. E, mesmo sabendo que do outro lado estava uma equipa em que foi investido muitos milhões que estão à espera de serem justificados, o FC Porto não teve receio e entrou a jogar à porto, neutralizando os franceses. Gostei do jogo, o FC Porto, principalmente no primeiro tempo, praticou um futebol muito agradável, ficou, apenas, a faltar o golo que acabou por chegar quase no final do encontro. Diria que ficou a saber a pouco… Não queria individualizar, mas James, pelo golo que marcou, merece o meu destaque. Ainda que, mais uma vez, a exibição, para mim, tenha valido pelo colectivo. Os milhões não jogam futebol. Isto nós já sabíamos, mas hoje ficou, mais uma vez, provado. E já cá cantam seis pontos e a liderança no grupo A. Ainda é cedo para fazer contas, mas são, sem dúvida, pontos importantíssimos.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Um Porto com a lição bem estudada, tacticamente irrepreensível, sabendo o que era preciso fazer e como fazer, venceu, justamente, embora por um resultado que não premeia a sua exibição, uma grande equipa, recheada de grandes jogadores. Atitude, carácter, personalidade e qualidade, mostraram a capacidade desta equipa quando tem a atitude correcta. Foi uma exibição quase perfeita e só não atingiu a perfeição, porque fomos perdulários, porque tivemos uma ou outra falha individual, felizmente, sem consequências, caso contrário não havia nada a apontar ao bi-campeão português no jogo desta noite.

Entrando bem, sem temores e olhando nos olhos o milionário clube francês, seguro atrás - descontando aquela "brincadeira" de Helton...-, bem organizado no meio-campo - Fernando deu solidez e permitiu que os laterais subissem sempre, mais e melhor, Alex Sandro que Danilo - rápido e criativo no ataque, onde Silvestre Varela esteve a um nível que fez recordar os primeiros tempos de dragão ao peito, o F.C.Porto dominou, foi bem melhor, podia e merecia, chegar ao intervalo a vencer. Se a primeira-parte já tinha sido boa, segunda ainda entusiasmou mais. O domínio manteve-se, o ritmo aumentou, a qualidade e as oportunidades também e apenas a falta de eficácia impedia o conjunto de Vítor Pereira de chegar à vantagem que justificava, claramente. Pena, muita pena, que algumas jogadas, lindas!, duas, pelo menos, com diagonais brilhantes a deixar Varela primeiro e Atsu depois, na cara do guarda-redes, de um João Moutinho que foi monstruoso, não tenham acabado no fundo das redes do clube parisiense. Mas o futebol hoje foi justo com o F.C.Porto e tantas vezes o cântaro foi à fonte, que James, depois de já antes ter ameaçado, marcou um grande golo e deu os 3 pontos e mais um milhão, à melhor, de longe, equipa em campo.

Notas finais:
Quando uma equipa sob ponte de vista colectivo, faz uma exibição assim, nem apetece destacar ninguém... Mesmo que Alex Sandro - este menino é um cracão -, Fernando - ainda não está com a rotina do espaço que deve ocupar em certos lances, nomeadamente e tal como aconteceu em Vila do Conde, na zona frontal da área -, João Moutinho - que exibição! - e Varela - terá regressado, definitivamente, o Drogba da Caparica? -, estivessem um bocadinho acima dos outros, que jogaram todos a um nível elevado.

A uma palavra para o Mister.
Se frente a uma grande equipa como é o PSG, o F.C.Porto joga de uma maneira que em alguns períodos chegou a ser brilhante, exibição alicerçada num colectivo notável e numa organização quase perfeita, sem esquecer um grande trabalho de conhecimento sobre o forte adversário, o seu treinador merece os parabéns. Mais, devia merecer respeito, não ser o bombo da festa, quando as coisas correm menos bem.

E a nota final, é para o público do Dragão que hoje foi o 12º jogador, todo o tempo. Assim, nesta comunhão equipa/adeptos, seremos muito, mas mesmo muito, fortes.
No final do jogo de Vila do Conde foi criticada a postura das claques que deram um voto de confiança à equipa, aplaudindo-a, apesar da exibição e a atitude não terem sido as melhores. Hoje a equipa agradeceu com uma vitória e uma exibição para ninguém deitar defeito

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia

O FC Porto encarou o jogo, como deveria encarar: Favorito!

O adversário, novo rico da Europa do futebol, levou um banho de bola perante um dos melhores clubes europeus.

Fomos agressivos, dominamos e controlamos perfeitamente o jogo, permitindo apenas por duas vezes que o PSG criasse real perigo.

O nosso trio do miolo, ritmou o jogo, foi inteligente tácticamente, pressionando na saída de bola a equipa francesa.

Foi neste sector da equipa que residiu o segredo para a vitória, com Moutinho sublime.

VP esteve bem na substituição de Varela por Atsu, pois nos últimos 15 minutos, dava a ideia que a equipa já se havia conformado com o empate, e já começava a irritar o jogo da nossa equipa, pois nós somos melhores e sentíamos que se apertássemos venceríamos.
O jovem africano foi o elemento que despertou o nosso jogo e nos empurrou para a frente, e eis que apareceu James no jogo, que até então estava encolhido, e até poderia ter sido alvo de substituição.

Moutinho o melhor em campo, numa excelente iniciativa proporcionou a El Bandido uma finalização sublime de primeira, garantindo-nos assim a justa vitória e um passo importantíssimo rumo aos oitavos-de-final.

O resultado foi escasso face ao nosso domínio e oportunidades criadas.

Agora há que não embandeirar em arco, ser humildes, e encarar todos os jogos com a mesma atitude.
Temos de melhorar muito na finalização. Jackson aparece muitas vezes perdido, parecendo que a bola foge dele.

Abraço
Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

Azulibranco disse...

Um Porto divinal.