domingo, 7 de outubro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 0




1 – Crónica:

Dois Golos Colombianos Deram a Vitória aos Dragões Frente Aos Leões

Realizou-se este Domingo, no Estádio do Dragão, o clássico entre FC Porto e Sporting, partida a contar para a sexta jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Para este jogo, Vítor Pereira apostou exactamente nos mesmos onze jogadores que alinharam frente ao PSG, na passada Quarta-Feira. Assim sendo, porque todos os jogos tem a sua história, sem mais demoras vamos à deste.
O FC Porto entrou forte, a mostrar que no Dragão mandam os de casa. E, por duas vezes esteve perto o golo, Moutinho e Jackson não conseguiram marcar. Jackson falhou uma vez, mas não falhou quando Danilo lhe ofereceu o golo. De calcanhar, Jackson estreou-se a marcar em clássicos. Entretanto, Vítor Pereira viu-se obrigado a alterar o xadrez,, devido à lesão de Maicon. Talvez a equipa tenha acusado a saída do defesa, a verdade é que  o FC Porto baixou um pouco a intensidade do jogo e, naturalmente, o Sporting tentou reagir, sem contudo, criar perigo eminente. O intervalo chegava com a vantagem portista.
Pouco tempo após o início do segundo tempo, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade, mas Lucho não a conseguiu converter. Entretanto ambas as equipas ficaram reduzidas a 10, embora por razões diferentes; o Sporting viu ser expulso um jogador e o FC Porto viu Alex Sandro sair lesionado numa altura em que Vítor Pereira já tinha esgotado as alterações. Ao minuto 84, James marcou o segundo golo portista e colombiano da noite, desta feita de grande penalidade. Convém salientar que antes do segundo golo portista, Helton foi forçado a defender a vantagem mínima. E assim se contou a história deste clássico entre dragões e leões.
Com esta vitória o FC Porto soma 14 pontos e mantêm-se na liderança partilhada com o Benfica.



2 – Análise:

O FC Porto venceu, com justiça o primeiro clássico da época. Se eu esperava um jogo mais aguerrido por parte dos dragões? Sim, esperava, mas também sabia que o Sporting não ia facilitar e que, o mais certo, era não acontecer uma exibição repleta de nota artística por parte dos portistas. Gostei do jogo, houve coisas boas a reter e coisas menos boas para melhorar. Jackson estreou-se a marcar em clássicos e que grande golo marcou o colombiano! Será que já lhe contaram a história do calcanhar mágico de Viena? Provavelmente sim. E segundo o treinador, Jackson faz muitos golos assim nos treinos. Que marque mais em jogos é o que nós queremos! Se eu esperava que Vítor Pereira repetisse o onze? Sim, esperava e até podem constatar exactamente isso no meu post de antevisão. Se eu esperava que o FC Porto ia receber um forte apoio? Sim, esperava e foi bonito, principalmente depois do segundo golo.



1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Sem ser tão brilhante como na última quarta-feira e com alguns jogadores - Varela, Maicon, Alex e Lucho - a acusarem os efeitos de uma partida que obrigou a um grande desgaste físico e mental, o F.C.Porto venceu com toda a justiça um Sporting que apenas uma vez colocou Helton, verdadeiramente, à prova.

Depois, como é normal para os lados de Alvalade, tentam branquear a incompetência e os constantes desvarios, com críticas requentadas aos árbitros. Já os topamos.

Bjs