terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Málaga 0



1 – Crónica

FC Porto em Vantagem a Meio da Eliminatória

Ao início de noite desta Terça-Feira, o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão, os espanhóis do Málaga, em encontro a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do jogo verificou-se a vitória do FC Porto por 1-0.
A Liga dos Campeões regressou ao Dragão e para o jogo desta noite Vítor Pereira voltou a puder contar com Varela, que tinha ficado fora do jogo de Aveiro; e como o português voltou ao onze, Atsu ficou no banco. Posto isto é hora de, com simplicidade, mas também com clareza, avançar para à história do jogo.
O FC Porto entrou decidido a mostrar que queria marcar, pondo em campo um controlo e domínio seguríssimos, uma supremacia e classe incontestáveis, espalhando e espelhando no relvado do Dragão um bom perfume de futebol. Mas por culpa de pormenores, o jogo chegou ao intervalo com o marcador a registar um empate a 0, quando os dragões já mereciam estar a vencer.
No segundo tempo o FC Porto continuou a mostrar grande vontade em marcar e continuou a espalhar o bom futebol. E eis que ao minuto 56, Moutinho, finalmente, conseguiu fazer o estádio “explodir” de alegria. Sem deixar de procurar o segundo golo e sem esquecer de prestar atenção na defesa, os dragões continuaram a fazer o seu jogo fazendo com que do outro lado do campo os espanhóis ficassem sem conseguir responder, como se estivessem amarrados.
A vitória na primeira mão dos oitavos de final está garantida e assim o FC Porto segue em vantagem para a segunda mão que está marcada para dia 13 de Março.



2 – Análise

Não esperava que o jogo desta noite fosse fácil, pois do outro lado estava o Málaga, tão só a equipa que ocupa o quarto lugar na Liga Espanhola, a equipa que tem a melhor defesa do campeonato de Espanha e que, na fase de grupos da Liga dos Campeões ficou à frente no seu grupo. Logo, antes do encontro, esperar facilidades seria impensável. Mas se me permitem a ousadia, o FC Porto banalizou o Málaga. Pensando melhor não estou a ser ousada, estou sim a ser realista, afinal de contas os espanhóis não conseguiram, em momento algum, dificultar a vida do bicampeão português. Com uma exibição que deu gosto de ver, a vitória do FC Porto foi, por isso, completamente justa  e incontestável e, na minha opinião, ficou apenas a faltar mais um golo ó meus! Enfim. O principal objectivo foi cumprido: ganhar e não sofrer golos. Ah, tenho de referir que para mim Moutinho é enorme! A eliminatória está a meio e o FC Porto está em vantagem, mas é necessário ser realista, a segunda mão não vai ser pêra doce.


PS. Grande ambiente nas bancadas do Dragão!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Faltou Cha a um Porto de honra

42.209 espectadores, grande ambiente, muito entusiasmo, muito apoio do público portista, mas também de realçar o forte apoio ao Málaga, por parte de mais de 3000 espanhóis.
Jogo grande, de Champions, intenso, disputado, daqueles que o tempo passa a correr. Porto melhor, muito melhor, numa exibição de qualidade e que justificava, pelo menos, mais um golo.
Entrando forte, concentrado, organizado e pressionante, apesar de algum nervosismo atrás, no início do jogo e por parte de Mangala, o conjunto de Vítor Pereira dominou os 45 minutos iniciais e fez o suficiente para ir em vantagem para o descanso. Não foi, porque apesar de ser dono da bola, procurar atacar bem por ambos os lados, ter jogadas de belo efeito, como disse há dias atrás, falta à equipa portista a contundência no último terço do campo, o poder de fogo que ajuda a desbloquear as situações mais complicadas. Isso e hoje, um Cha Cha Cha, complicativo, abaixo das suas possibilidades e a tentar forçar nas jogadas individuais, quando se pedia toque, desmarcação e objectividade - tem a seu favor ter de lutar contra uma dupla de centrais fortes e que nunca lhe deram tréguas.

A etapa complementar foi muito parecida com a primeira, mas com duas nuances que merecem referência: uma, obviamente, o golo de Moutinho, o melhor jogador em campo - houve outros muito próximos na qualidade exibicional, mas fica mais lá para a frente. Outra, a partir do minuto 75 começou a faltar ao F.C.Porto a frescura física que teve até a esse momento. Normal, primeiro, porque foi a equipa portista que teve toda a despesa do jogo e isso desgasta. Segundo, porque jogos com este ritmo e intensidade são raros no futebol português, isso vira-se contra a equipa azul e branca. E assim, mesmo com técnico portista a mexer bem - apesar de me parecer que Izmaylov devia ter saído primeiro que Varela -, Atsu ter cumprido e James já ter dado um cheirinho da sua qualidade - Castro entrou já no fim -, já não havia a clarividência, nem a capacidade explosiva para ir mais longe.

De toda a maneira e apesar da superioridade do F.C.Porto merecer mais um golo, foi um resultado que permite encarar a segunda mão com optimismo e sonhar com a passagem aos quartos-de-final. Não vai ser fácil, a equipa espanhola a jogar em casa e apoiada pelo seu público - hoje deu para ver como será esse apoio...-, vai ser um adversário complicado, mas acredito na capacidade, qualidade e experiência do bi-campeão português para seguir em frente. Com o Málaga a ter de correr atrás do prejuízo e para isso ser obrigado a dar mais espaços, acredito na capacidade da equipa portista para marcar, mas para isso temos ser eficazes e aproveitar as oportunidades.

Bjs

Penta disse...



caríssima Ana, caríssimas(os),

grande jogo! bravos heróis! valente Vítor Pereira!
(resultado só peca por escasso. e a «gloriosa» azia espanhola é... a cereja no topo do bolo)

ps:
mesmo com tal confiança, ainda faltam (espera-se que só) noventa minutos.


somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II