domingo, 22 de setembro de 2013

Crónica e Análise: Estoril 2 – FC Porto 2



1 – Crónica


Primeiros Pontos Perdidos

No início desta noite o Estoril recebeu o FC Porto em jogo a contar para a quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.
Para este encontro Paulo Fonseca promoveu uma alteração - tendo por termo de comparação o jogo da Liga dos Campeões da passada Quarta - fez entrar Defour para o lugar de Josué; mantendo o restante onze.
Os primeiros minutos de jogo revelaram duas equipas decididas a dar luta uma à outra. Lucho protagonizou a primeira oportunidade de golo, que surgiu a passagem do minuto 5, contudo o guarda-redes adversário travou os festejos portistas. A luta situava-se, sobretudo, a meio campo, onde o Estoril tentava, quase sempre com sucesso, controlar as investidas portistas que quase sempre eram inconsequentes. Até que uma jogada traçada por Jackson fez com que Licá activasse o marcador ao minuto 25, marcando contra a sua ex-equipa. O Estoril reagiu ao golo portista atirando uma bola ao poste da baliza de Helton. Entretanto o senhor árbitro teve um problema de visão, e transformou um corte com a mão de Otamendi, que ocorreu fora da área, numa grande penalidade. Desta forma, os canarinhos restabeleceram a igualdade no marcador.
No segundo tempo o FC Porto parecia decidido a acelerar e ao minuto 66, Lucho descobriu Jackson e este o caminho para o segundo golo. No entanto, o Estoril voltou a empatar a partida, ao minuto 80, desta feita com um golo, que parece estar em fora-de-jogo. Alex Sandro, já ao minuto 91, teve oportunidade para resolver a partida a favor do FC Porto, porém, o guarda-redes estorilista segurou o empate.
Com este resultado o FC Porto perde os primeiros dois pontos, mas ainda assim permanece na liderança do campeonato, visto que soma 13 pontos, mais um que o segundo classificado, o Sporting de Braga.



2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, pois o Estoril tem demonstrado ser uma boa equipa e que cria dificuldades aos  adversários. Mas esperava-se que os dragões fizessem uso das melhores ferramentas que tem à disposição, para ultrapassar as dificuldades criadas pelo adversário. Até certo ponto tal aconteceu, acontece que o Estoril nunca desistiu de correr atrás do resultado e o FC Porto não o conseguiu impedir. Foi sem dúvida um jogo bem disputado, com muita luta a meio campo, e com dois golos para cada lado. É verdade que, infelizmente, o árbitro teve influência no resultado. No entanto, e por muito que me custe, também será justo dizer que, pelo que fizeram ambas as equipas, este terá sido um resultado acertado. No final deste jogo sobra a perda de dois pontos, mas ainda assim a permanência na liderança do campeonato.


Sem comentários: