sábado, 14 de setembro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Gil Vicente 0



1 – Crónica

Quarta Vitória, Doze Pontos no Bolso

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Gil vicente em jogo a contar para a quarta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Talvez devido aos jogos das seleções, ou tendo em vista o jogo da Liga dos Campeões, já na próxima semana, Paulo Fonseca promoveu duas alterações no onze inicial. Quintero foi titular, ficando Lucho no Banco; Varela voltou a ser titular em detrimento de Josué. Posto isto, vamos à história do jogo.
O FC Porto dominou o primeiro tempo, marcando os dois golos com os quais venceu. Licá fez o primeiro aviso, para, dois minutos depois, Varela, minuto 8, ativar o marcador. Entretanto Paulo Fonseca viu-se obrigado a fazer uma alteração, decorria o minuto 17, Maicon, devido a lesão, teve de ser substituído por Mangala, que havia ficado no banco de suplentes num exercício de pura gestão de plantel. O inevitável Jackson, ao minuto 27, marcou o segundo golo da noite, o seu quarto consecutivo em tantas outras jornadas, e, assim, definiu o resultado final.
No segundo tempo os dragões baixaram o ritmo, o que permitiu que o Gil Vicente crescesse e desse algum trabalho à defesa portista e ao guarda-redes Helton. Apesar da referida quebra de ritmo, os dragões podiam ter ampliado o marcador, mas tal não se verificou.
Com esta vitória o FC Porto soma doze pontos e permanece, aconteça o que acontecer nos restantes jogos da jornada, líder isolado da Liga.



2 – Análise

Mais uma vitória, a quarta em tantos jogos. Depois da paragem para os jogos das seleções, regressaram os jogos do campeonato. Esperava-se que o Gil Vicente desse algum trabalho, tendo em conta que na jornada passada os de Barcelos venceram os vizinhos de Braga com nove jogadores em campo. Foi melhor o resultado do que a exibição. No primeiro tempo o FC Porto dominou e o Gil defendeu o mais que pôde. Mas no segundo tempo os dragões baixaram o ritmo e os de Barcelos deram trabalho a Helton. No final sobrou a vitória do FC Porto e os respetivos três pontos para o bolso dos portistas.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Tenho toda a tolerância para as condicionantes - selecções, vésperas da Champions -, mas é difícil aceitar que a qualidade exibicional, na segunda-parte - embora a partir do 2º golo já não fosse a mesma coisa -, tenha descido para níveis pouco compreensíveis. Oxalá sejam essas condicionantes as razões da pobreza do jogo do Tri-campeão nos segundos 45 minutos. Viena esclarecerá.

Bjs