domingo, 1 de setembro de 2013

Crónica e Análise: Paços de Ferreira 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

Vitória Difícil Em Jogo Onde Imperou O Calor

No final de tarde deste Domingo, o Paços de Ferreira recebeu o FC Porto em jogo a contar para a terceira jornada da Liga. No final do encontro, verificou-se a vitória dos dragões por 0-1.
Tendo por termo de comparação o jogo da jornada passada, Paulo Fonseca viu-se obrigado a fazer uma alteração, devido à lesão de Mangala. Para o lugar do francês entrou Maicon. Posto isto, vamos à história do jogo.
No primeiro tempo, concretamente nos primeiros minutos, os dragões entraram a todo o vapor, baixando depois um pouco de intensidade; e, ao longo da primeira parte somaram oportunidades de golo, sendo Jackson o campeão das oportunidades perdidas. O avançado colombiano atirou ao lado logo no primeiro minuto e fez o mesmo ao minuto 11. Para que Jackson não se sentisse solitário na senda dos golos perdidos, Licá e Danilo fizeram o mesmo. O Paços de Ferreira dispôs de uma oportunidade flagrante de golo, mas Helton resolveu o lance, tal como resolveu um outro no segundo tempo. Pouco tempo antes do intervalo, Paulo Fonseca viu-se obrigado a retirar de campo Danilo, devido a lesão, e a fazer entrar para o seu lugar Fucile. Por tudo o que já escrevi, ao intervalo registava-se um nulo no marcador.
No segundo tempo, pouco se alterou, ou melhor, alterou-se, mas já lá vamos. O FC Porto continuava a pressionar, mas sem acertar com a baliza adversária, até que Jackson decidiu fazer golo. Foi ao minuto 75 e foi fruto de um canto cobrado por Quintero.
Com esta vitória os dragões somam 9 pontos e estão na liderança do campeonato. Sendo que devido ao resultado do jogo de ontem entre os dois grandes da capital, a distância pontual entre o Benfica e o FC Porto é de 5 pontos e entre o sporting e os dragões de 2.



2 – Análise


Mais um jogo, mais uma vitória e, por consequência, presença no topo da classificação. Foi mais um jogo em que o FC Porto dominou, mas mais um em que a vitória foi escassa tendo em conta as oportunidades de golo. Não se esperava que o jogo fosse fácil, porque o Paços, apesar de nos quatro jogos oficiais não somar qualquer resultado positivo, tem qualidade e, por certo, ia tentar roubar pontos ao campeão. O FC Porto somou oportunidades de golo e Jackson lá conseguiu concretizar uma delas. O calor tornou-se um desafio para os jogadores de ambas as equipas, visto que marcou presença em força em Felgueiras.
Seguem-se os jogos das seleções.
Na maior parte dos países, o mercado fecha amanhã, esperemos que não surja nenhuma surpresa de última hora.



PS. Não posso deixar passar o facto da equipa de andebol portista ter carimbado a entrada na EHF, a Liga dos Campeões da modalidade. Parabéns a todos!



2 comentários:

dragao vila pouca disse...

O muito calor, um Paços muito fechado, falta de criatividade e uma grande ineficácia na zona de finalização, explicam as dificuldades do F.C.Porto na tarde de ontem. De qualquer maneira, vitória justa e o mais importante conseguido. Estamos na liderança e se é verdade que ainda é muito cedo para euforias, também é verdade que candeia que vai na frente alumia duas vezes.

Bjs

Anónimo disse...

Uma importante vitória.
Uma bonita tarde de futebol, num ambiente muito colorido de azul, com vitória justa mas tardia, por via dum Jackson perdulário, que abusa da mania dos lances bonitos, que acabam por se tornar feios. Não entendo como o Ghilas ainda não entrou um minuto sequer, quando o ataque nem ata nem desata, em situações tais... Há muito trabalho a fazer ainda, embora os resultados estejam a ajudar à moral. No fim de contas foi uma bela tarde de futebol, a demonstrar que o futebol tem outro encanto em jogos disputados de tarde, em tardes de domingo.
Outras considerações mais particulares faço-as no meu Memória Portista http://memoriaporto.blogspot.pt/
Abraço.