sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Marítimo 0



1 – Crónica

Entrar a Ganhar

Ao início de noite desta Sexta-Feira o FC Porto recebeu o Marítimo em jogo a contar para a primeira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Infelizmente não me foi possível ver o jogo e, por isso, vou fazer uso de parte da crónica do site oficial.  
“Com três caras novas (Martins Indi, Óliver Torres e Brahimi) e o menino Rúben Neves no primeiro onze oficial da temporada, os azuis e brancos assumiram as despesas do jogo desde o apito inicial, obrigando o Marítimo a defender literalmente com os onze jogadores. Dominador e pressionante, o FC Porto não demorou muito tempo a encontrar o caminho das redes contrárias.
Quaresma deu o mote logo aos quatro minutos e a primeira explosão de alegria do Estádio do Dragão surgiu aos 11, por intermédio de Rúben Neves. No seguimento de um canto cobrado por Quaresma, a bola ficou caprichosamente ao jeito do pé direito do jovem médio portista, que rematou rasteiro e cruzado sem hipóteses para Salin. Com apenas 17 anos e 155 dias, Rúben Neves tornou-se o mais jovem jogador da história do FC Porto a marcar no campeonato, abrilhantando uma estreia verdadeiramente de sonho. Pese embora o maior domínio, os Dragões foram para o intervalo a vencer pela margem mínima.
Com uma cultura inegável de posse de bola, o FC Porto entrou, ainda assim, algo apático na etapa complementar, permitindo aos insulares chegar mais vezes junto da baliza à guarda de Fabiano. Perante o apoio incessante dos mais de 48 mil adeptos que encheram o palco azul e branco, o conjunto liderado por Julen Lopetegui voltou a agarrar o comando das operações e partiu à busca do segundo golo, que surgiria já em período de compensação por intermédio do inevitável Jackson Martínez, após passe delicioso de Cristian Tello (90m+4). Triunfo inquestionável do FC Porto, que assim iniciou o campeonato da maneira que melhor sabe: a vencer.”


2 – Análise

Tendo em conta a crónica do site oficial do FC Porto e o que já li em blog’s portistas, posso dizer que o jogo não foi espetacular, também não estava a espera que fosse, mas o mais importante foi conseguido, a vitória. É sempre importante entrar a ganhar e foi isso que o FC Porto fez. De destacar a estreia de Ruben Neves a titular, logo com um golo, que foi nem mais nem menos do que o primeiro golo da época, para além de ser o mais jovem jogador portista a marcar no campeonato.  
É verdade que ainda há arestas para limar, mas há indicadores positivos de que o trabalho de Lopetegui poderá dar frutos. A época vai ser longa e esta equipa vai precisar, sempre, do apoio dos adeptos portistas.


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Era importante ganhar, ganhamos, ninguém colocará em causa a justiça da nossa vitória. Conquistamos o 3 pontos e nada melhor que vitórias para dar ânimo e moral às tropas, em vésperas do jogo em Lille, muito importante para o futuro do F.C.Porto - estar na Champions é um dos objectivos prioritários dos portistas para esta época de resgate. A equipa trabalhou bem, esteve unida, teve e tem o espírito correcto. O treinador agiu com propriedade, mostrou que tem boas ideias, coragem e todos são iguais.

No futuro vamos ser bem mais fortes.

Bjs