quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Crónica e Análise: Lille 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

FC Porto em Vantagem no play-off de Acesso à Liga dos Campeões

Ao início de noite desta Quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Lille em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões. No final do jogo registou-se a vitória dos dragões por 0-1.
Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Ruben Neves, Casemiro e Herrera; Óliver Torres, Jackson e Brahimi – sendo que a surpresa foi o facto de Quaresma ter ficado no banco.
A primeira parte decorreu num misto de maior posse de bola por parte dos dragões e de defesa apertada por parte dos franceses. Apesar do FC Porto ter beneficiado de maior posse de bola, faltou acertar na baliza adversária. O primeiro remate azul e branco foi da autoria de Ruben Neves, mas o guarda-redes respondeu com uma defesa apertada. A meia hora de jogo ficou por assinalar uma grande penalidade a favor dos dragões, visto que Jackson sofreu falta no interior da ária dos franceses. Do outro lado o Lille aproximou-se com algum perigo da baliza portista já quase no final da primeira parte. Até então, Fabiano tinha sido apenas e só mais um espetador..
O segundo tempo parecia ser uma continuação do primeiro tempo, no entanto os franceses procuraram disputar mais o jogo. Até que Lopetegui decidiu alterar uma das peças do xadrez portista, saiu Brahimi e entrou Tello, que esteve presente na jogada do golo. Golo esse que surgiu de uma jogada iniciada por Ruben neves e concluída por Herrera, ao minuto 61. O FCPorto, após o golo, baixou um pouco o ritmo e então os franceses começaram a surgir mais perto da área portista, contudo, tanto a defesa como o meio campo foram resolvendo os problemas e assim manteve-se a vantagem do FC Porto.
Com esta vitória os dragões estão em vantagem para a segunda mão do play-off que se realiza na próxima Terça no Estádio do Dragão




2 – Análise

Esta foi uma importante vitória, num jogo em que não se esperavam facilidades. Apesar do FC Porto ter registado maior percentagem de posse de bola, não foi fácil chegar com sucesso à baliza adversária. Até ao remate certeiro de Herrera que estabeleceu o resultado final e a vantagem portista no play-off de acesso à Liga dos Campeões.
Gostei do jogo, a equipa esteve bem em campo, faltando, apenas, mais acerto na hora de rematar a baliza adversária. Mais uma vez é de destacar a exibição e maturidade de Ruben Neves.
É verdade que a vantagem que o FC Porto conquistou é muito importante, e que deixa os dragões mais perto da Liga dos Campeões. Mas também é verdade que no jogo de Tersa será importante que o FC Porto não se deixe ficar à sombra, refugiado na vantagem que trouxe de França. Será, por isso, necessário um FC Porto cauteloso e astuto; eficaz a defender e a atacar; solidário, maturo e competente.


1 comentário:

Penta disse...



@ Ana

caríssima,

concordo com a análise, reforçando as ideias de que (i) ainda estamos no "intervalo" de uma partida de (pelo menos) 180' e de que (ii) apesar de ter sido apenas a segunda partida oficial, já nos apresentámos num nível bastante aceitável para um encontro de Champions (e com alguns conceitos tácticos que revelam um bom "trabalho de casa", ao contrário de um passado recente e com o qual se quer cortar radicalmente).
infelizmente ainda há quem não o tenha percebido (o que não é, de todo!, o caso...)

abr@ços
Miguel | Tomo II