domingo, 31 de agosto de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Moreirense 0



1 – Crónica

Três Jogos para o Campeonato, Três Vitórias

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Moreirense em jogo a contar para a terceira jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
Uma vez que não me foi possível ver o jogo ou sequer acompanhar o relato, farei uso da crónica do site oficial do clube para contar as incidências do jogo.
“O desafio iniciou-se numa toada lenta, sem que os Dragões conseguissem imprimir uma grande velocidade à circulação de bola. O FC Porto não conseguia encontrar espaços na bem montada muralha da equipa de Moreira de Cónegos e, para além disso, falhava muitos passes em zonas adiantadas do terreno. Entre os 20 e os 30 minutos, os Dragões criaram quatro boas oportunidades para inaugurar o marcador, no que foi o melhor período dos orientados por Lopetegui na primeira parte: Danilo (por duas vezes), José Ángel (após jogada estudada num canto) e Brahimi (que não recebeu um passe de Jackson nas melhores condições) não conseguiram dar o melhor seguimento aos lances.
Foi, no entanto, “sol de pouca dura”: o Moreirense conseguiu voltar a equilibrar a partida, remetendo os Dragões às trocas de bola à saída do seu meio-campo e impedindo que conseguissem chegar com perigo à baliza guardada por Marafona. A primeira metade terminou com um remate de Danilo, por cima.
Ciente de que este resultado não interessava, o FC Porto entrou na segunda metade com vontade de mandar mais no jogo e de colocar mais pressão na defensiva do Moreirense. Aos 52 minutos, Adrián deu “voz” a essa intenção, com um remate por cima da baliza, seguido por uma bola na barra de Jackson Martínez a um canto de Quaresma e de um remate de Danilo no seguimento de um canto (67m). Sentindo que o meio-campo não estava a render o expectável, Lopetegui trocou Casemiro por Rúben Neves e foi ele quem começou a jogada do 1-0: passe longo para Quaresma, que descobriu Brahimi no meio da área e o argelino cruzou para conclusão fácil de Óliver Torres ao segundo poste (70m).
Faltava ainda aparecer Jackson Martínez na partida e o colombiano deixou a sua magia para os últimos 10 minutos do jogo. Aos 82m, aproveitando uma saída em falso do guarda-redes Marafona (lance em que Óliver Torres acaba por sair lesionado), deu o melhor seguimento a um cruzamento de José Ángel , com um cabeceamento que selou o seu 64.º golo ao serviço do FC Porto, no jogo 50 que realizou no Estádio do Dragão. Quintero, aos 86m, ainda falhou um penálti, a castigar falta na área sobre o mesmo Jackson Martínez – mas a noite não ia terminar sem mais um golo: Jackson Martínez aproveitou um passe de Adrián López, aos 87m, para rematar à entrada da área, sem hipóteses para Marafona, sentenciando o 3-0 final.
Com João Moutinho, antigo jogador dos Dragões, a assistir no camarote presidencial, o FC Porto atinge assim uma série de cinco encontros sempre a vencer e sem sofrer golos, ultrapassando o recorde da equipa liderada por André Villas-Boas de 2010/11 e demonstrando que os adeptos portistas podem sonhar com esta equipa.​”



2 – Análise

Não vi o jogo ou ouvi o relato, uma vez que estava em viagem e só soube do resultado depois de aterrar, após o final do encontro. Por essa razão não me será possível fazer uma análise ao mesmo. Contudo, tendo em conta o que já tive oportunidade de ler, o jogo teve duas partes bem distintas. O Moreirense ofereceu dificuldades, que já eram esperadas, mas a equipa de Lopetegui, com os argumentos que tem, acabou por dar, e bem, a volta às dificuldades. Óliver Torres estreou-se a marcar – espero que a lesão não seja grave, porque Óliver  está a tornar-se importante para esta equipa - e Jackson bisou, construindo assim a terceira vitória noutros tantos jogos para o campeonato. Em suma, foi uma importante vitória numa jornada em que os dois adversários diretos empataram, logo, perderam pontos os dois.

PS 1. Quaresma voltou a jogar a titular, será que terminou a novela? Espero que sim, porque já cansa ouvir os jornalistas/comentadores falar do assunto. Porque não destacam o conjunto? Afinal de contas que eu saiba Quaresma faz parte de uma equipa e que eu saiba não tem lugar cativo no onze. Mas pelos vistos ainda há quem não tenha percebido isto e queira arranjar uma novela.

PS 2 Amanhã fecha o mercado, veremos o que acontece.


Sem comentários: