sábado, 23 de agosto de 2014

Crónica e Análise: Paços de Ferreira 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

Segundo Jogo, Segunda Vitória

No final de tarde deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Paços de Ferreira, em jogo a contar para a segunda jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-1.
Para este encontro Lopetegui promoveu quatro alterações no onze inicial, comparativamente ao último encontro. Entraram Ricardo, Evandro, Adrián e Tello, para os lugares de Danilo, Herrera, Brahimi e Óliver.
Os dragões entraram em campo à procura de não só dominar, mas também controlar o encontro. Contudo, aos 18 minutos, Lopetegui viu-se obrigado a promover uma alteração na equipa, isto porque  Tello lesionou-se. Para o lugar do espanhol entrou Quintero. Talvez por força desta troca de jogadores, ou devido às circunstâncias de jogo, à passagem do minuto 20 o Paços começou a subir um pouco mais no terreno, com a defesa portista a resolver bem. Entretanto os portistas procuravam o domínio de jogo, domínio esse que foi coroado com um golo à passagem do minuto 40, da autoria de Jackson – que já soma dois golos no campeonato. E foi com este resultado que chegou o intervalo.
No início do segundo tempo, verificava-se a continuação do domínio portista. Mas apesar do primeiro remate da segunda parte ter pertencido a Casemiro, foram os da casa quem estiveram mais próximo do golo, e por duas vezes. Foi então que Lopetegui decidiu fazer alterações no xadrez portista, fazendo entrar Herrera e Óliver. Entretanto o jogo partiu-se um pouco, com as duas equipas a procurarem pressionar mais o portador da bola. Herrera dispôs de uma boa oportunidade, não fosse a bola ter sido rematada à figura do guarda-redes. O último lance de perigo junto das balizas pertenceu ao FC Porto e foi protagonizado por Quintero.
Com esta vitória os dragões somam 6 pontos no campeonato nacional.


2 – Análise

No intervalo de uma importante eliminatória, regressou o campeonato e era importante vencer. Não se esperavam facilidades na Mata Real, e não houve. Mas o conjunto de Lopetegui utilizou os seus argumentos para dar a volta às dificuldades, ainda que fosse preciso sofrer um pouco. São, também, com estes jogos que a equipa cresce e acredito que hoje ficaram registadas as dificuldades que o FC Porto, por certo, vai enfrentar noutros campos portugueses. O treinador espanhol promoveu quatro alterações no onze, mas foi Jackson o marcador do golo portista, o segundo golo em outros tantos jogos. Em suma, foi uma vitória num jogo difícil e entre dois importantíssimos jogos europeus.



Sem comentários: