quinta-feira, 13 de abril de 2017

Carta Aberta às Claques Portistas



Caros,
Eu sou uma adepta portista que aprecia o apoio que vocês manifestam, jogo após jogo às equipas do FC Porto. Enche-me de orgulho quando, seja qual for o estádio ou pavilhão onde jogue uma equipa portista, se ouve as vossas vozes a apoiar os nossos, do primeiro ao último minuto, abafando as vozes dos adeptos da casa. 
Por isso ontem, quando me apercebi o que tinha acontecido no jogo de andebol entre FC Porto e Benfica, fiquei triste, desiludida e envergonhada com o vosso comportamento. Como é possível terem utilizado uma tragédia tão grande para atingirem o Benfica? Não, não se pode justificar esta atitude lamentável e deplorável, com os apelos às armas que alguém dos encarnados fez contra nós; ou os infelizes desejos de morte de que foi vítima Pinto da Costa; ou tudo o que se tem descoberto, tanto acerca das famigeradas cartilhas, como do apoio que se sabe que o Benfica dá às suas claques ilegais; ou as pedradas de que foram vítimas os adeptos portistas antes do clássico na Luz. Tudo isso é lamentável, condenável e causa revolta, mas não justifica esta atitude, nada justifica esta atitude. Se nós condenamos tais atitudes, porque raio haveremos de lhes responder da mesma forma? Porque não recorreram ao humor? Porque não fizeram, por exemplo, trocadilhos com polvos? O FC Porto anda a semanas a tentar desmascarar o polvo que habita no desporto português e vocês dão um tiro destes nos pés… Será que não perceberam que ao ter uma atitude destas desceram ao mesmo nível que eles? E que lhes deram as “pedras” para que possam atirar ao FC Porto? É que desta forma as atenções viraram-se para as claques portistas em vez de se virarem para os factos que o FC Porto tem denunciado… Sim, porque aqueles que hoje, oficialmente, criticam este cântico, são os mesmos que não se manifestaram noutras ocasiões em que adeptos Benfiquistas tiveram atitudes tão lamentáveis quanto a vossa. Mas como todos sabemos, é sempre muito mais fácil atirar contra o FC Porto…
Eu acredito que a maior parte dos membros das claques portistas não concordam com esta atitude e, por isso, peço, façam um favor a todos nós portistas, limitem-se a apoiar as nossas equipas e não voltem, em circunstância alguma, a utilizar este cântico infeliz.
A única coisa que espero da vossa parte neste momento é um pedido de desculpas a todos, a nós portistas e, sobretudo, aos adeptos da Chapecoense. Por muito que não se goste do Benfica – e que eu saiba, não há nenhum portista que goste - há coisas com as quais não se brinca.
Até ao final das competições em que estão envolvidas equipas portistas na luta por títulos, ajudem as equipas com o vosso apoio incondicional que tanto nos orgulha. Não sejam iguais a eles, sejam FC Porto, apoiem os nossos.



2 comentários:

Unknown disse...


Cara Ana,

Duzentos por cento de acordo com a sua carta aberta . Isto é PORTISMO. O meu sincero aplauso. Bem haja. Cordiais saudações portistas. Jorge Monteiro

Anónimo disse...

Boa noite.

depois do acto falhado e infeliz, só espero que as nossas claques emendem agora isso e homenageiem as vitimas de Chapecó com alguma coisa em Braga.

Saudações Portistas

11DruL0Vic