quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Universo Porto da Bancada Desta Semana, A Conversa de Dirigentes do Benfica com o Árbitro e as Reuniões de Bruno de Carvalho e Pinto da Costa com a Liga e FPF



Ontem foi Terça e, por isso, dia de Universo Porto da Bancada. Eis o link do programa:
Esta semana foram abordados diversos assuntos da atualidade do futebol português, entre eles a conversa de Vieira, Rui Costa e Paulo Gonçalves com o senhor árbitro Artur Soares Dias no intervalo do jogo entre Sporting e Benfica. Os leões dizem ter imagens do momento e que as utilizarão para formalizar queixa, caso não haja punição. Sobre este assunto, no jornal Abola pode ler-se que:
“Dirigente do Benfica em zona proibida em Alvalade
Paulo Gonçalves, diretor jurídico do Benfica, encontrava-se na zona que dá acesso aos balneários no intervalo do jogo do último sábado, em Alvalade, e não podia - o seu nome estava inscrito no modelo P, que permite a sua presença naquela zona apenas até a partida começar e 15 minutos após o jogo acabar.
*Portanto, foi cometida uma ilegalidade, certo?*
O causídico encontrava-se naquela zona na companhia de Luís Filipe Vieira e Rui Costa, tendo estes três elementos abordado o árbitro da partida no período de descanso. Porém, ao que A BOLA apurou, esta situação nem terá sido relatada pelos delegados da Liga que marcaram presença na partida, o lisboeta Manuel Castelo e o escalabitano Rui Manhoso, uma vez que a abordagem foi feita com a máxima educação, trocaram-se alguns pontos de vista e o próprio juiz da partida, o portuense Artur Soares Dias, conversou sem qualquer problema com os três educados e cordiais dirigentes do Benfica - não se ouviu um grito ou palavrão que fosse, ou seja, nada se passou que fosse suscetível de ser mencionado no relatório dos delegados.
*Portanto, se for uma conversa educada e cordial, sem recurso a palavrões ou gritos não tem problema e nem sequer deverá constar no relatório dos delegados da Liga… mesmo que aquela conversa não pudesse, nunca! Existir naquela fase do jogo. E se fosse Pinto da Costa, acompanhado de mais dois dirigentes portistas; ou Bruno de Carvalho na companhia de dois colegas do Sporting, já teria problema? Já seria motivo para constar no relatório dos senhores delegados da Liga?*
Porém, a presença de Paulo Gonçalves num local onde não podia estar, naquela fase do encontro, pode vir a dar que falar - a presença do dirigente encarnado deveria ter sido fiscalizada pelos porteiros daquela zona o que, pelos vistos, não aconteceu.»
*Como? Os porteiros é que tinham de impedir a conversa, perdão, a presença do dirigente do Benfica que lá não deveria estar?*
Nota: o texto entre * é de minha autoria.

É proibido dirigentes de qualquer clube, no intervalo de um jogo, conversarem com membros da equipa de arbitragem, certo? Então esta situação deveria ser investigada e, como é óbvio, punida… porque não estariam lá a desejar boa noite ao senhor árbitro. Será que a memória é fraca e ninguém se lembra do que disse Marco Ferreira quando foi despromovido? Será que isso nada tem a ver com esta conversinha destes três dirigentes com Artur Soares Dias? É que eu tenho memória e lembro-me muito bem de subtraírem 6 pontos ao FC Porto por causa do processo apito final, uma espécie de ramo do apito dourado, quando nada ficou provado contra Pinto da Costa. E nunca é demais lembrar que essa subtração aconteceu numa época posterior aos factos que dizem ter ocorrido. Portanto, nada mais se exige do que tratamento igual, ou pelo menos, semelhante. Já chega do Benfica e os seus dirigentes beneficiarem de uma excecional impunidade que lhes permite, até, estarem cordialmente a conversa com o senhor árbitro no intervalo de um jogo importante e que, nesse momento estavam a perder. Se muitos acham isso normal, eu não acho.

Bruno de Carvalho esteve esta manhã reunido com Pedro Proença e Fernando Gomes. Entre outras coisas, foi abordado o regresso dos sumaríssimos. Completamente de acordo com o presidente do Sporting. Se acontecem coisas em campo que possam escapar ao olhar da equipa de arbitragem, tem de haver alguém que possa averiguar o que se passou e, se for caso disso, aplicar o castigo correto.

Pinto da Costa também se reuniu com os presidentes da Liga e da Federação – pelos vistos os jornalistas foram apanhados de surpresa com a presença do Presidente portista nas instalações - contudo, não se sabe que temas foram abordados pelos três dirigentes.



Sem comentários: