Hoje é um dia triste para o FC Porto e para a nação portista. Partiu Jorge Nuno Pinto da Costa, o Presidente dos Presidentes. O homem que o FC Porto foi parte da sua vida, tal como parte da sua vida pertenceu ao FC Porto. O homem que amava o FC Porto, talvez mais do que a si próprio. O homem que dedicou-se ao FC Porto de corpo e alma durante 42 anos. O homem que fez do empenho, do rigor, da competência, da ambição e da paixão pilares fundamentais do FC Porto. O homem que ensinou a todos os portistas que não há impossíveis, o impossível só demora um pouco mais. O homem que ensinou os portistas a querer ganhar e a gostar de ganhar, sem medo, mesmo que do outro lado do campo esteja uma equipa com muito mais poder financeiro que o FC Porto. O homem que fez do FC Porto um clube ganhador e respeitado além fronteiras. O homem que lutou contra tudo e contra todos pelo FC Porto. O homem que ganhou muitos títulos, nacionais e internacionais, no futebol e nas várias modalidades, tantos títulos que é o Presidente mais titulado do mundo. O homem que deixa um legado inesquecível e incomparável. O homem a quem os portistas serão sempre gratos.
Pinto da Costa era um homem culto, exímio na utilização da ironia e do humor, com uma memória invejável. Amado por muitos, odiado por outros tantos (talvez porque secretamente, gostariam que Pinto da Costa fosse presidente dos seus clubes e que lutasse pelos seus clubes como lutou pelo FC Porto) marcou o futebol português e transformou a história do FC Porto. Pinto da Costa sabia mais de futebol de olhos fechados do que muitos de olhos bem abertos, por isso, muitas vezes, apostou em treinadores que poucos apostariam e no final, não raras vezes, saíam do FC Porto com títulos no currículo.
Pinto da Costa partiu, mas estará sempre vivo enquanto viver na memória de um portista. Pinto da Costa é eterno. E o seu legado inesquecível. Pinto da Costa será sempre o Presidente dos Presidentes.
Obrigada por tudo e por tanto Presidente Pinto da Costa.
Até sempre Presidente Pinto da Costa. Descanse em paz. E, esteja onde estiver, que continue vibrar com as vitórias do seu, do nosso FC Porto, a vibrar com cada conquista, com cada troféu.
Sem comentários:
Enviar um comentário