quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entrevista: Pinto da Costa

A entrevista já saío a algum tempo, mas só agora pude publicá-la no BLOG

“"Previsões? Só conheço as do zandinga..."

PEDRO MARQUES COSTA

Jorge Jesus disse, numa entrevista de rescaldo de campeonato ao programa Trio de Ataque, da RTPN, que dificilmente o Benfica deixaria de revalidar o título na próxima época.

Ontem, confrontado com essa convicção do treinador benfiquista, Pinto da Costa, que nunca escondeu a boa relação com Jorge Jesus, sublinhou não ter ouvido da boca do próprio essa certeza, mas, ainda assim, com ironia e humor, não deixou passar a oportunidade para dar resposta. "Costumava ouvir essas previsões muitas vezes: era o Zandinga que as fazia. Não ouvi o Jorge Jesus dizer isso e, mesmo que tenha dito, prefiro não comentar. Mas, a dar prognósticos assim, com certezas e convicções, só me lembro do Zandinga", rematou. Ainda em tempo de defeso, a rivalidade não esmorece e, curiosamente, o Benfica até é o primeiro adversário oficial da nova temporada, porque os dois clubes vão disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, no dia 7 de Agosto.

Para contrariar a confiança inabalável de Jorge Jesus, André Villas-Boas já assumiu o comando das operações Dragão. Pinto da Costa já o conhecia bem e também já explicou os motivos da escolha que fez para substituir Jesualdo Ferreira. Ontem, o presidente portista sublinhou a O JOGO as primeiras impressões sobre o trabalho que o novo treinador tem desenvolvido no clube. "Está a correr tudo bem. Ele teve uma semana de férias depois da apresentação, o que é normal, e tem trabalhado, de manhã até ao fim do dia, no FC Porto. Tem estado no Dragão, mas também no centro de treinos. Aliás, toda a equipa técnica já trabalha na próxima época."

Os dossiês têm sido analisados detalhadamente: contratações, cedências, movimentos de mercado. Tudo avaliado à lupa, com planos de resposta a antecipar diversas circunstâncias. Os assuntos são muitos, assim como as decisões a tomar. Pinto da Costa explica-as todas e para saber em que pé estão, o leitor só tem de... virar a página.


Pinto da Costa esclarece tudo

PEDRO MARQUES COSTA

Pinto da Costa abordou ontem, para O JOGO, as mais recentes questões do mercado de transferências relacionadas com o FC Porto. Não faltou ninguém. Falou-se de Kléber, Tardelli, Petrovic e até de Evaldo, que ontem assinou pelo Sporting, mas também das possíveis saídas de Bruno Alves, Raul Meireles e Farías. Mas não foi tudo: Pinto da Costa confirmou ainda a presença dos jovens Castro, Ukra, Sérgio Oliveira e André Pinto no estágio de pré-época - tal como O JOGO noticiou atempadamente - e juntou-lhes ainda o nome do guarda-redes Ventura (esteve emprestado ao Olhanense e aproveita agora a vaga do mundialista Beto), que, deste modo, também fará o arranque de temporada sob o comando de André Villas-Boas.

No que diz respeito a entradas no plantel da próxima época, aos desmentidos categóricos sobre o interesse em Tardelli ou Petrovic seguiu-se um "nunca digo nunca" quando o assunto passou a ser Kléber, avançado que ontem regressou ao trabalho no Marítimo. Mas também aqui deixou um aviso: nas actuais condições exigidas pelos clubes que têm contrato com o brasileiro (Atlético Mineiro e Marítimo), o negócio não se fará. Quanto a eventuais saídas, apenas se limitou a mostrar disponibilidade para ouvir propostas que até ao momento continuam sem chegar aos gabinetes do Dragão.

Tardelli
"Não tem a mínima hipótese de ser contratado"

"O empresário do Tardelli disse que o FC Porto está na luta com o Benfica... Nesta altura, o FC Porto só está na luta com o Benfica pelo jogo de domingo dos sub-17. O Tardelli não tem a mínima hipótese de vir para o FC Porto. Aliás, estive há pouco tempo no Brasil e vi notícias a dizer que tínhamos emissários a negociar jogadores em clubes brasileiros. Até tive o cuidado de ligar a uma pessoa de um desses clubes a dizer que estava no Brasil, mas que não era eu o emissário do FC Porto..."

Hélder Barbosa
"Temos acordo com o Nacional"

"Já ouvi dizer que vai para o Braga, o Nacional, a Académica, o Marítimo e o Setúbal. A única coisa que é verdade nesta história é que o presidente do Nacional tem um acordo comigo para que o Hélder Barbosa seja cedido. Só falta o acordo entre o jogador e o clube. Tudo o resto não tem qualquer fundamento."

Bruno Alves e Raul Meireles
"Só estamos obrigados a vender pelas cláusulas"

"Sobre as saídas desses jogadores, tem de perguntar ao jornal 'A Bola', porque eles é que os têm vendido várias vezes. Portanto, eles é que estão a negociar em nome do FC Porto. Se só saem pelo valor das cláusulas? Não tenho ideia nenhuma... O que digo é que o FC Porto será obrigado a vender os jogadores que têm uma cláusula de rescisão. Apesar disso, estou receptivo a ouvir propostas por qualquer jogador do plantel para depois as analisar."

Rumores sobre Evaldo e Petrovic
"Sem o mínimo fundamento"

"Essas notícias admiram-me... Nunca estivemos interessados no Evaldo e, quando vi isso nos jornais, tive a oportunidade de telefonar ao presidente do Sporting a dizer que as notícias eram falsas e que era do meu conhecimento que o Sporting estava interessado no jogador. Soube-o pelo presidente do Braga, porque o FC Porto tinha preferência sobre o jogador, mas não estava interessado em exercê-la. O Petrovic não tem a mínimo fundamento, mas se calhar dá jeito aos empresários fazer este jogo: se é para o FC Porto, dizer que o Sporting e o Benfica estão interessados; se é para o Sporting, dizer que os concorrentes são o FC Porto e o Benfica; e por aí fora. Agora posso dizer-lhe que, no mesmo dia em que o presidente do Braga se reuniu, à tarde, com o presidente do Sporting, eu tomei o pequeno-almoço com o presidente do Braga, que me informou das negociações que iria ter com o Sporting. Eu disse-lhe para estar à vontade, porque não queria interferir no assunto. Agora, pelo Petrovic nem me dei ao trabalho de lhe telefonar, porque não faz nenhum sentido."

Apostas de futuro
"Ventura vai ao estágio"

"O que está previsto para já é que o Castro e o Ukra vão fazer a pré-época e, em princípio, vão ficar no plantel. O Sérgio Oliveira também vai realizar a pré-temporada, apesar de ainda ser júnior no próximo ano, e tem todas as possibilidades, se quiser, de singrar no FC Porto. Tem muito potencial. Também há os casos do Ventura e do André Pinto, que também seguem para estágio, de forma a serem avaliados pelo treinador, e depois com tempo, escolhermos os melhores clubes para os colocar. Há muitos jovens a fazer o seu percurso para um dia voltarem ao FC Porto. Aliás, grandes jogadores que estão hoje na Selecção Nacional e em clubes de topo, como por exemplo o Bruno Alves e o Ricardo Carvalho, saíram da formação e foram rodar noutros clubes antes de regressarem. Aqui, a excepção são os jogadores que saem directamente dos juniores para a equipa principal. Tenho a convicção de que muitos jogadores que estão emprestados vão fazer parte do plantel principal mais cedo ou mais tarde."

Kléber a caminho?
"Nunca digo nunca"

"Nunca digo 'nunca' nem 'não', porque pode aparecer sempre qualquer coisa... Já foi várias vezes noticiado o nosso interesse em jogadores nos quais nunca tínhamos pensado e que depois acabam mesmo por vir. Ou seja, quando foram noticiados não tinham nenhum fundamento. E há outros que são dados como certos - em alguns deles, pensamos mesmo, noutros não - e que nunca chegam a vir para o FC Porto. Nesse sentido, nunca posso garantir que um determinado jogador não vem. Agora estou convencido de que, na actual situação, será praticamente impossível contratarmos o Kléber."

Interesse do Estudiantes
"Estou convencido de que Farías fica"

"Se ele já tem um acordo com o Estudiantes, não devia, porque nenhum clube pode chegar a acordo com um jogador que ainda tem contrato. Para além disso, o FC Porto não deu nenhuma autorização ao Farías para negociar o que quer que fosse. Se isso for verdade, é mau, quer da parte do Farías quer da parte do Estudiantes. Apesar de esse romance ser noticiado todos os dias, a minha convicção é que ele fará parte do plantel do FC Porto na próxima época."”

Em
www.ojogo.pt


(infelizmente a entrevista não está publicada na tutalidade, pois houve um problema com o meu computador quando estava a copiar a mesma)

Sem comentários: