segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Análise: Vitória de Guimarães 1 – FC Porto 1

Os primeiros pontos perdidos
A sétima jornada o FC Porto perdeu os primeiros dois pontos, ainda assim continua isolado na liderança do campeonato, com os perseguidores a sete pontos. É certo que todos nós sabíamos que não ia haver só vitórias, que mais tarde ou mais cedo acabaríamos por perder pontos, mas talvez nem a equipa, nem o treinador, nem os adeptos estavam preparados para tal.
Um jogo morno, com uma primeira parte dominada pelos dragões, e um segundo tempo um pouco mais repartido, ainda que o FC Porto tenha tido mais bola, como aliais também o teve no primeiro tempo. Hulk deu a vantagem aos dragões ainda na primeira parte, mas o vitória empatou na segunda, erro defensivo de Fucile, aproveitado pelo jogador vimaranense. Alguns minutos depois Fucile foi expulso, segundo cartão amarelo. E instantes depois André Vilas Boas também recebeu ordem de expulsão. Até ao fim foi um género de sufoco, com o FC Porto a tentar contrariar o facto de estar reduzido a dez e com uma igualdade no marcador, mas o guarda-redes e os defesas do vitória tudo fizeram para manter a igualdade. Helton também contribuiu para que o resultado final fosse o empate com uma defesa mesmo no final.
Bom, no final do jogo as declarações de André Vilas Boas foram fortes. Não sei se o treinador tem razão ou não, pois a hora em que escrevo estas linhas a TVI ainda não descobriu o lance em questão.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

É óbvio que o árbitro errou; é verdade que a transmissão da TVI é uma vergonha - não haver repetição do lance da mão Alex, é o melhor exemplo; mas só nos podemos queixar de nós próprios, na perda dos primeiros pontos.

Quem viu o jogo certamente se terá lembrado do jogo frente ao CSKA, tal as semelhanças com o jogo da capital búlgara. Mas se no jogo de Sófia conquistamos a vitória, também é verdade, que o nosso amolecimento, exactamente como hoje, podia ter-nos custado caro. Não custou, mas não aprendemos a lição e hoje voltamos a fazer exactamente a mesma coisa, voltamos a cometer os mesmos erros, desta vez, lamentavelmente, pagamos caro.
Depois de uma boa primeira-parte, em que fomos nitidamente superiores - apenas perdemos equilibrio como equipa, no lance que Toscano falhou clamorosamente... - dominamos - mais de 60% de posse de bola -, marcamos e em que apenas pecamos nos faltou contundência no último terço do campo, para matar o jogo - um golo é pouco para tanto domínio -, jà na segunda, deixamos rolar, acreditamos que estava ganho e só viriamos a reagir quando sofremos o empate. Não pode ser! Não podemos, com uma vantagem,
apenas tangencial, pensar que temos o jogo ganho. Espero que, definitivamente, a lição tenha sido aprendida e que estes adormecimentos, no futuro, não se voltem a repetir.


Conclusão: não me perturba nada que ao fim de 11 jogos consecutivos a ganhar, tivessemos empatado. Temos uma óptima vantagem e às vezes, um passo atrás, permite dar dois à frente. Não andamos em busca de recordes, mas em busca de recuperar o título e portanto, nada de desanimos, mas atenção, as coisa não vão ser fáceis, a gritaria é constante e para isso é preciso um Porto a correr, a lutar, a pressionar os 90 minutos e não um Porto apenas a querer fazer os serviços mínimos. Tiremos a devidas ilações deste jogo e toca a partir para uma nova série de vitórias consecutivas.

Um beijinho