quarta-feira, 18 de maio de 2011

Análise: FC Porto 1 – Sporting de Braga 0

A Liga Europa é Portista!
Diz o poeta que o sonho comanda a vida, e o FC Porto desde bem cedo colocou a fasquia bem alta nesta Liga Europa, sem dar de barato o favoritismo, sempre a respeitar cada adversário, foi dando paços seguros até Dublin, e voltou a ganhar o troféu que em 2003 tinha vencido em Sevilha, e o sonho portista realizou-se.
Felicidade e orgulho é o que sinto neste momento, tenho dificuldade em encontrar as palavras certas… mas creio que todos os portistas percebem perfeitamente o que quero dizer… Quero agradecer aos jogadores; principalmente ao Falcao, pelo golo da vitória de hoje, bem como todos os outros que fez durante a caminhada nesta competição; e ao Helton, pela grande defesa que hoje fez. Quero também agradecer ao nosso treinador, André Villas-Boas, por conduzir estes talentos tão sabiamente. Quero agradecer ao presidente, pelas escolhas sempre acertadas que faz. Em suma, quero agradecer a todos por mais esta grandiosa vitória internacional, por mais esta noite de glória que vai ficar escrita com letras de ouro no livro de honra das vitórias do FC Porto. Haverá neste país adeptos mais felizes que os portistas?
A final; a primeira entre equipas portuguesas; não foi um jogo fantástico, creio que talvez foi tal como eu esperava, um jogo muito calculista, onde o receio de errar por vezes foi grande, a vontade de agarrar a vitória por vezes levou a que se cometessem erros. É preciso não esquecer que do outro lado estava uma equipa que derrubou alguns dos favoritos, e que por isso a cautela teria de ser maior. Falcao felizmente aproveitou a oportunidade que teve e carimbou o nome do FC Porto como vencedor, ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Helton também carregou no marcador que carimbou o nome do vencedor, ao evitar que o Braga chegasse ao empate. E assim o FC Porto voltou, tal como em 2003, a vencer a Liga Europa.

Vencemos, vencemos, vencemos outra vez, o Porto ganhou a taça como em 2003!

PS 1. Parabéns a todos aqueles que estiveram em Dublin, a apoiar estas duas grandes equipas portuguesas. Parabéns ao Braga pela presença.

PS 2. Amanhã espera-se mais festa na baixa portuense, vou acompanhar tudo na TV, mas o que eu queria era estar lá …

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Umas, poucas, palavras sobre o jogo:
Concordo que foi fraco e a exibição do F.C.Porto deixou a desejar. Fomos lentos, complicativos, fugimos ao nosso futebol natural, trocamos o conjunto pelo individualismo e quando é assim, não somos tão fortes. A jogada de James, já em tempo de descontos, quando em superioridade numérica, tinha Hulk e Falcao, sozinhos para passar e quis fazer tudo, foi paradigmática do que foi hoje o jogo do CAMPEÃO NACIONAL 2010/2011. Mas as finais são para ganhar e se nos lembrarmos do que aconteceu em 1984, em Basileia, frente à Juventus, onde fomos muito melhores e perdemos, passemos por cima da qualidade da nossa exibição e festejemos, festejemos muito, que, meus amigos, ninguém mais do que nós merece festejar.

Um beijinho