quinta-feira, 5 de maio de 2011

Análise: Villarreal 3 – FC Porto 2

Dublin, Aí Vai O Dragão!
O FC Porto perdeu, mas que importa se a final foi alcançada? Gostei do jogo, óbvio que gostei mais daquilo que este jogo representou, a passagem a tão sonhada final Europeia, 7 anos depois da última presença do clube. O jogo podia ter sido melhor assim como o resultado? Sim claro que podia, mas porque o Villarreal é uma boa equipa e porque queria correr a trás da desvantagem, criou dificuldades ao FC Porto, no fundo já esperávamos estas dificuldades, Villas-Boas já havia alertado, e com toda a razão. A vantagem confortável trazida da primeira-mão foi importante, diria até decisiva, e o que hoje aconteceu foi exactamente uma segunda parte de uma eliminatória que sempre foi considerada complicada. E volto a dizer: O FC Porto perdeu, mas que importa se a final foi alcançada? No fim de contas este foi o sonho que esta equipa alimentou a cada golo marcado, a cada eliminatória ultrapassada e lá estamos, com todo o mérito e humildade.
Não queria destacar ninguém em particular neste momento, mas será injusto não o fazer. Primeiro, Villas-Boas, porque apesar da vantagem confortável a mensagem que passou foi de cautela, não correu o risco de embandeirar em arco. Segundo, Falcao porque somou esta noite mais um golo, já conta 16 nesta competição, mais um recorde. E em terceiro, Helton, porque tem sido enorme, e neste jogo não foi excepção. Obrigada aos campeões que conduziram este FC Porto à final. Eu, e todos os pportistas deste país, melhor, deste mundo, estamos felizes e orgulhosos de todos.
É fantástico, nos últimos 8 anos esta é a terceira final europeia do clube, e aconteça o que acontecer nesse jogo, nada vai apagar esta época fantástica, nada vai apagar os resultados que esta equipa tem feito, nada vai apagar os golos, nada vai apagar a imagem que este FC Porto espalhou por essa Europa fora. Agora é a final, um jogo único, contra o Sporting de Braga, uma equipa que também esta época já fez coisas fantásticas na Europa. Digo-vos espero que a final seja um jogo como foi aquele da primeira volta no Estádio do Dragão, que seja uma festa, que os portugueses elevem bem alto o nome de Portugal e que representem convenientemente o norte do país.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Não foi com sombrero, mas que interessa isso, quando a eliminatória nunca esteve em perigo e passou a melhor equipa?

Época para a memória e atenção que já tivemos muitas...

A arrogância e a megalómania foi triturada.

Parabéns à estrutura do F.C.Porto, na pessoa do seu Presidente.

Ao técnico e equipa técnica.

Aos médicos e enfermeiros.

E aos adeptos, fantásticos que nunca deixaram a equipa caminhar sozinha.

Um beijinho