sexta-feira, 2 de março de 2012

Crónica e Análise: Benfica 2 – FC Porto 3

1 – Crónica

FC Porto Líder Isolado

O Benfica recebeu esta noite o FC Porto no estádio da Luz, em jogo a contar para a vigésima primeira jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-3.

As duas equipas entraram em campo empatadas na liderança da Liga, e ambas sabiam perfeitamente que quem perdesse o clássico deixaria o adversário sozinho a comandar o campeonato. Vítor Pereira voltou a apostar em Maicon no lado direito da defesa, Otamendi voltou ao centro e Djalma a completar a vaga que no outro jogo pertenceu a Varela. Vamos ao jogo, que foi intenso e equilibrado.

O FC Porto entrou a pressionar e Hulk cedo, ao minuto 7, colocou os dragões em vantagem, grande golo do incrível, que melhor forma de concluir uma jogada. Entretanto, alguns minutos depois, o Benfica conseguiu contrariar a tendência e começou a aproximar-se da área portista. Ao minuto 23 apareceu o primeiro lance de perigo criado pelos encarnados. Em resposta, ao minuto 36, o FC Porto, por três vezes, ficou próximo de ampliar; o guarda-redes benfiquista impediu por duas vezes os golos a Janko e a Álvaro Pereira e a terceira foi num livre cobrado por Moutinho que a bola foi à barra. E, ao minuto 41, os encarnados chegaram ao empate por intermédio de Cardozo. O intervalo chegou com as estatísticas a revelarem equilíbrio no jogo.

No segundo tempo o Benfica deu a volta ao marcador, outra vez por intermédio de Cardozo. Perante a desvantagem, os portistas reagiram. Primeiro Vítor Pereira retirou Rolando do jogo, fazendo entrar para o seu lugar James. E eis que, ao minuto 64, numa jogada fantástica entre Fernando e James, o colombiano fez o empate. Os dragões acreditaram mais do que nunca que podiam fazer algo mais neste jogo. Seguiu-se a expulsão de um jogador encarnado e aí o FC Porto voltou a pressionar mais. Já próximo do final do encontro, ao minuto 87, Maicon deu a vantagem aos dragões, correspondendo da melhor forma à cobrança de um livre por parte de James. No entanto, o golo está em fora de jogo.

Com esta vitória na casa do adversário, o FC Porto fica isolado na liderança do campeonato, com mais três pontos que o Benfica, que na prática são quatro.

2 – Análise

E o FC Porto voltou a apagar a luz! Eu não esperava um jogo fácil, nada disso, porque no futebol não há jogos fáceis, mais ainda com os jogos das selecções pelo meio da semana. Mas correu tudo bem. É verdade que a espaços o Benfica criou perigo, mas sejamos realistas, era normal que assim fosse, estavam a jogar em casa e são uma equipa, que tal como o FC Porto, em Portugal procuram títulos. Para mim Vítor Pereira esteve bem nas substituições, arriscou quando tinha de arriscar. Vamos às individualidades? Não vou individualizar muito, mas: grande golo de Hulk! Dizem que a bola atingiu 108 quilómetros por hora! Grande, grande James; quem diria que o colombiano chegou a Lisboa na manhã do clássico? E finalmente, muito bem Maicon! À o terceiro golo do FC Porto está em fora de jogo? E daí? O Benfica nunca ganhou jogos assim? É verdade que gosto sempre que o FC Porto ganhe de forma limpa, mas de vez em quando não tem mal nenhum! E agora para todos aqueles, portistas, que diziam que esta época já estava tudo perdido, aqui fica, o FC Porto está na liderança isolada do campeonato. Está decidido o campeão? Nada disso, mas agora o dragão tem tudo nas suas mãos, ainda falta muito para jogar, ainda faltam saídas complicadas e recepções igualmente, mas está tudo na mão. E termino da mesma forma que comecei: e o FC Porto voltou a apagar a luz!

5 comentários:

Rui Morais disse...

Olá

Eu diria que o Porto voltou acender a luz. A luz do seu espírito , do seu caminho , do seu futebol e espero a luz do título.

GRANDE PORTO.

Penta disse...

cara Ana, caríssimas(os),

se num Passado recente fui lesto a criticar o Vítor Pereira, hoje e porque não sou ingrato, quero agradecer-lhe pela imensa alegria que me proporcionou.
muitos parabéns!, Vítor!
(também) mereces o resultado do jogo de ontem!

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

Miguel | Tomo II

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem fizemos um jogo à campeão.
VP que eu tenho criticado esta época, foi arrojado, arriscou e petiscou.
O Benfica apenas nos criou dificuldades em bola paradas e foi assim que marcou dois golos.
Grande jogo de Maicon, o defesa em melhor forma no plantel.
Nervos de aço de Maicon quando encostou a cabeça a Gaitan, sem cair na tentação de o tombar.
Desde que foi para o centro da defesa, Maicon anulou Cardozo, e foi a segurança na defesa que nos permitiu partir com certeza para o ataque.
Grande golo de Hulk, a premiar uma boa exibição.
James, El Bandido, foi o jogador que agitou a partida e nos empurrou para a vitória.
Fernando excelente nesta partida, e fantástico na combinação com James no golo do empate.
É de lamentar a atitude de Maxi no final da partida que cuspiu em James. Vamos aguardar a punição para o uruguaio.
Lamentáveis a declarações dos responsáveis do Benfica, que se refugiaram nos erros de arbitragem para justificar a derrota. Foi a mais pura lavagem cerebral aos seus adeptos.
O golo de Maicon é tão fora de jogo como aquele que apontaram em Barcelos.
http://www.hostthenpost.org/uploads/343f1a6e7865d8d3e81db838935a9e09.jpg
Também se aguardam punições pelas declarações.

Fomos inteligentes, soubemos sofrer, lutamos e por conseguinte alcançamos a justa vitória.
Estes 3 pontos de vantagem não nos garantem o título, mas esta vitória é muito importante do ponto de vista emocional para encarar as restantes 9 jornadas.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Kostadinov o Flecha disse...

Ana, excelente post.

Parabéns aos milhares de adeptos do FC Porto. Acreditamos sempre. V.Pereira no final, obrigou a equipa a dirigir-se aos adeptos agradecendo todo o apoio que a mesma recebeu, mesmo quando o adversário virou o marcador. Um verdadeiro Dragão, não vira a cara à luta, estivemos lá para o demonstrar. Não imaginam a espectacularidade de toda aquela falange de gente a invadir o Apagão, com as bandeiras azuis e brancas. Mete medo e respeito a qualquer adversário. Fantástico.
V.Pereira percebeu bem o incentivo e o apoio que vinha da bancada, e mudando a tracção cilindrou o adversário.
Parabéns mister...pela coragem demonstrada, ao colocar a carne toda no assador, enfrentando o adversário de peito aberto.
É na contrariedade que se forjam os grandes homens.

Não consigo parar de me rir a imaginar a cara dos "VIPS", que pediam as cabeças do técnico, de Maicon, de Fernando, de Djalma e de Otamendi.

Para eles o meu grande AHAHAHAHAHAHHHH.

Se não ganhas por pontos, ganhas por nok-out. Mister, nunca se esqueça disso!

O sonho continua a comandar a vida. Carrega PORTOOOOO.

http://portodragoinfire.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

Vale a pena acreditar.
Se não acreditamos em quem tantas alegrias nos tem proporcionado, vamos acreditar em quem?

Ontem foi um Porto à Porto, ousado, destemido, preparado para tudo, mesmo para as piores situações de jogo.

Parabéns a todos, em particular, por ser mais que justo, ao Vítor Pereira.

Bjs