sexta-feira, 16 de março de 2012

Crónica e Análise: CD. Nacional 0 – FC Porto 2

1 – Crónica

À Que Saber Sofrer Para Vencer

No final de tarde início de noite desta Sexta-feira, o Nacional recebeu o FC Porto em jogo a contar para a vigésima Terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que para continuar líder teria, forçosamente, de ganhar na Choupana. Vítor Pereira não pôde contar com o contributo de Hulk - que cumpriu castigo – e fez entrar para o seu lugar Cristian Rodríguez; para o lugar de Fernando – que saiu lesionado no jogo frente à Académica – entrou o belga Defour. Posto isto, vamos ao jogo.

O Nacional entrou determinado a dificultar o jogo dos dragões, e durante os primeiros 15 minutos conseguiu. Mas Otamendi, na sequência de um livre, foi o responsável pela resposta portista à entrada dos Madeirenses. E, ao minuto 21, Janko activou o marcador, o avançado aproveitou da melhor forma um mau corte de um defesa do nacional que bateu em Álvaro Pereira. Dois minutos antes, Lucho tinha rematado com perigo. Ao minuto 34, o FC Porto ficou próximo de ampliar a vantagem, mas Rolando rematou por cima da barra. Cristian Rodríguez, ao minuto 40, também esteve próximo de marcar, mas o remate acabou por sair ao lado.

No início do segundo tempo o FC Porto beneficiou de duas boas oportunidades de golo, uma protagonizada por James e a outra por Janko. Entretanto o Nacional foi à procura do golo do empate, mas o guarda-redes do FC Porto respondeu sempre presente às situações mais complicadas. Ao minuto 86, o FC Porto voltou a ter dupla oportunidade de golo, no seguimento de um livre, cobrado por James, Maicon e Rolando cabecearam ao poste. O Nacional continuava à procura do golo do empate, mas foi o FC Porto quem conseguiu marcar. João Moutinho iniciou um contra-ataque que james tentou concluir, mas quem acabou por marcar foi Alex Sandro, o brasileiro aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guarda-redes nacionalista.

Com esta vitória o FC Porto mantêm-se na liderança do campeonato.

2 – Análise

Foi uma vitória sofrida, mas foi uma vitória, o FC Porto soma mais três pontos e aconteça o que acontecer é líder. Que dizer do jogo? Não foi mau mas podia ter sido muito melhor. O Nacional deu luta o que tornou as coisas mais complicadas. Eu não esperava um jogo fácil, porque na Choupana os jogos raramente, muito raramente, são fáceis e este não seria excepção. O FC Porto sofreu mas soube sofrer, para ganhar os jogos também é preciso saber sofrer. Na minha opinião, a primeira parte foi um pouco melhor que a segunda, pelo menos foi menos sofrida. Grande Helton, mais uma vez foi grande a salvar … E quanta falta faz o Fernando … espero que no próximo jogo já esteja disponível. Se me permitem, deixo aqui umas linhas da crónica do jogo do site do FC Porto, reflecte exactamente o que eu penso. “No Sítio da Choupana, localidade onde se encontra o estádio do Nacional e onde por vezes o nevoeiro é de cortar à faca, muitas equipas poderosas caem. Esta sexta-feira, o FC Porto teve de sofrer para bater os madeirenses, por 2-0, com golos de Janko e Alex Sandro, ao cair do pano. Numa partida em que os Dragões apelaram mais à alma do que à técnica, garantiu-se o mais importante: os três pontos e a liderança da Liga. Alguém esperaria vencer na Madeira sem sofrimento? A luta pelo título continua em Paços de Ferreira (domingo, 25/03, 20h15), na Mata Real, outro terreno complicado. Provavelmente, será novamente necessário um jogo de esforço e períodos de menor beleza estética. Porém, o que mais interessa é chegar ao fim na frente: esta missão está cumprida, venha a próxima. Faltam sete "finais".” Nem mais…

E, para finalizar, resta-me acrescentar que: eu estive lá …

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Atendendo à perda de pontos e pior, abalo na confiança após o empate frente à Académica; junto com algumas baixas importantes, Hulk e Fernando; mais as dificuldades que o Nacional normalmente cria ao F.C.Porto, era um jogo de risco. Conseguimos ganhar e isso é que foi importante, mesmo que a exibição tivesse deixado muito a desejar, principalmente na 2ª parte, mesmo que tivessemos sofrido muito.

Bjs

Gaspar Lança disse...

Este foi daquelas jogos em que o que interessou foi, única e exclusivamente, o resultado.

A exibição foi fraca, tudo foi fraco, e arrisco dizer que não perdemos pontos... por sorte, ou melhor, graças a Helton!

Há muito a trabalhar e muito a mudar.

Cumprimentos, Gaspar

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois de uma primeira parte mais consistente mas sem brilho, chegamos à vantagem e poderíamos mesmo ter matado o jogo por intermédio de Rolando e Rodriguez que foi egoísta e não assistiu Janko isolado.

Na segunda parte, o Nacional criou-nos imensas dificuldades, aproveitando a velocidade de Mateus e Candeias. Helton o homem do jogo negou o empate aos da casa.

Acabamos por matar o jogo numa fase em que o Nacional se tinha mandado para a frente em busca do empate.

Era escusado tanto sofrimento, mas face à ausência de Fernando e Hulk, o que importava era a vitória.

Agora vem aí a taça da liga, e espera-se que a equipa melhore até lá do ponto de vista anímico.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Penta disse...

cara Ana, caríssimas(os)

concordo com o teor do post.
penso que tudo está escrito quando o Helton foi um autêntico guardião que permitiu a conquista de (mais) três preciosos pontos, rumo ao objectiv final: a revalidação do título.

ps:
só por curiosidade, quanto custou o bilhete? é que, no continente, em média e para não-sócios, o custo de um ingresso fica pelos vinte euros.

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)

Miguel | Tomo II

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Eu paguei 20 euros por um bilhete, mas os mais caros, para a bancada nova, eram 40 euros ...

Cumprimentos

Ana Andrade