domingo, 11 de março de 2012

FC Porto, Equipa Bipolar?

Não escrevo este texto com a finalidade de criticar quem quer que seja, escrevo sim para tentar perceber o que é que se passa afinal com este plantel.

Como é possível esta equipa, na semana passada, ter feito o jogo que fez na Luz, ter mostrado a garra que mostrou e esta semana foi o que se viu, nada de garra, nada de velocidade, uma apatia imensa. O que é que se passa? O treinador é o mesmo da semana passada, os jogadores também. Porquê a mudança de atitude? Será este FC Porto uma equipa bipolar? Será excesso de confiança? Será ansiedade por jogarem perante os seus adeptos? O que quer que seja todos juntos, equipa técnica e jogadores tem de perceber o que é que está a acontecer e como contrariar a situação.

Se na semana passada Vítor Pereira esteve muito bem nas substituições que fez esta semana já há quem diga que não esteve bem. É verdade que por vezes ter mais gente no ataque não é sinónimo de eficácia, mas o treinador tinha de fazer qualquer coisa, tinha de arriscar. Já vi em comentários noutro blog, pessoas que sugerem retirar Lucho da equipa e passar James para o meio. Não sei se essa é a solução para que as coisas voltem a correr melhor dentro de campo, o que sei é que Vítor Pereira tem forçosamente que fazer alterações no onze no próximo jogo. Em relação a Lucho, se é verdade que Lucho não tem vinte anos, também é verdade que não precisa de os ter para pensar o jogo. Se lucho não está a jogar no lugar onde prefere, a verdade é que não deverá estar longe dele e é algo que terá, julgo eu, solução. Logo, não concordo que o argentino salte para o banco. Quanto a James,, como ontem referi, no meu post sobre o jogo: » na minha opinião o jovem colombiano agarra melhor o jogo quando entra no meio do mesmo, talvez a titularidade pese demasiado. É algo que o jogador tem de ultrapassar, mas que ultrapasse rápido, porque entretanto o FC Porto precisa dele.» É inegável que James tem qualidade, mas também já não é a primeira vez que o colombiano é titular e não consegue ser tão influente como quando entra no meio dos jogos. Será melhor James continuar a ser o trunfo de Vítor Pereira? Com toda a sinceridade, eu prefiro que James continue a ser o trunfo do treinador e que ao entrar ajude a equipa. E a razão já a expliquei anteriormente.

Depois de escrever tudo isto, sobram as seguintes perguntas. Qual é então o problema? E a solução? Infelizmente não tenho resposta nem para uma nem para outra pergunta, o que sei é que vou continuar a apoiar e a acreditar que é possível revalidar o título. Afinal o FC Porto é líder isolado e por isso, continua a depender de si próprio. O que não pode voltar a acontecer é dar minutos ao adversário, não pode acontecer mesmo, porque assim o dragão arrisca-se a ser penalizado. E o pior é que é autopenalizado. Como acredito que no Dragão ninguém é masoquista, eu acredito que esta equipa é capaz de mais e melhor do que aquilo que ontem apresentou. E digo que acredito, porque na semana passada foi capaz, logo, numa semana não se deixa de saber jogar… e por isso na Sexta estarei na Choupana a apoiar incondicionalmente, com receios, é verdade, mas a apoiar sempre. Sinceramente, digo que tenho receios, mas não temo as opções do treinador, temo a atitude dos jogadores.

4 comentários:

Rui Morais disse...

Olá Ana
acho que ninguém tem resposta para este problema. O próprio Vítor Pereira deu a entender que não estava nada à espera daquela atitude. O problema dos jogadores do Porto poderá ser bem mais difícil de resolver. Vítor Pereira mostra que não compreende o que se passa. O que me leva a concluir que o problema pode ser sobretudo mental. Algo prossegue os jogadores do Porto e estes efeitos psicológicos acabam sempre por aparecer e como estão na cabeça deles acaba por andar sempre atrás deles. Pois toma conta do subconsciente deles. A vitória na Luz poderia ter funcionado como o afastar do fantasma , mas não funcionou o que piora a situação , torna o fantasma mais resistente, mais forte e mais difícil os jogadores ultrapassarem. O tratamento tem de ser psicológico , e muito provavelmente de choque mas a sua resolução nunca é de um momento para o outro , e haverá sempre avanços e recuos . Pode demorar uma época inteira ou mais , ou uma nova época e mudanças pode funcionar como resolução do problema.

Qualquer Portista está a sofrer muito com o que aconteceu no jogo de ontem, as expectativas eram muito diferentes , resta-nos acreditar que o Porto consegue dar um murro na mesa e ultrapassar o lado negativo que transporta para quase todos os jogos desta época.

É preciso lutar contra o mal .

Ana Andrade disse...

CaroRui Morais,

Concordo que o problema seja, muito provavelmente, psicológico. E assim sendo, é preciso resolvê-lo com recurso à psicologia. Vamos esperar que os próximos jogos tragam uma resposta positiva.

Cumprimentos

Ana Andrade

dragao vila pouca disse...

Ana, uma análise serena, objectiva nas perguntas, construtiva. A panaceia não deve andar longe da motivação com que se abordam certos jogos. Frente ao Benfica, jogo importante, muitos olheiros, uma derrota mexe com a auto-estima, nem precisa de ser preparado psicologicamente. Frente aos teoricamente mais fáceis, há tendência a relaxar, a pensar que mais tarde ou mais cedo ganhamos, não se entra com a mesma vontade e o mesmo espírito... Só que a partir de agora não há mais espaço para deslizes e aí, todos os jogos são Benficas-Porto.

Bjs

Ana Andrade disse...

Caro Dragão Vila Pouca,
Nem mais, a partir de agora todos os jogos são Benfica - FC Porto, ainda mais depois das declarações do delegado da Liga...

Cumprimentos

Ana Andrade