terça-feira, 20 de março de 2012

Crónica e Análise: Benfica 3 – FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Fora da Final da Taça da Liga

O Benfica recebeu o FC Porto em jogo a contar para a meia-final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se uma derrota dos dragões por 3-2.

Dragões e águias entraram em campo sabendo que disponham de apenas um jogo para resolver o acesso à final da prova. Vítor Pereira fez algumas alterações no onze inicial, fruto de uma óbvia gestão de plantel, uma vez que o campeonato é o principal objectivo. Voltando às opções do treinador portista, Vítor Pereira optou por adiantar Álvaro Pereira no terreno, fazendo entrar para defesa esquerdo Alex Sandro. Para além desta alteração, o treinador dos dragões deu a titularidade a Kleber, por troca com Janko. Hulk voltou ao onze depois de ter cumprido castigo no último jogo do campeonato. E Maicon foi para o banco por troca com Mangala. Posto isto, vamos à história do jogo.

O encontro começou aguerrido e o Benfica marcou cedo, mas o FC Porto reagiu da melhor forma. Aos 8 minutos, Lucho empatou o encontro, e ao minuto 17 Mangala foi o autor do segundo golo portista. Sapunaru esteve perto de fazer o terceiro, mas a bola acabou defendida por Eduardo. Este correspondeu a um bom momento dos dragões, que evitaram que o Benfica criasse perigo perto da baliza portista. Mas, naturalmente, os encarnados reagiram e começaram a aproximar-se da área. Bracali viu a bola bater no poste e na barra da sua baliza por três vezes, mas também viu a mesma entrar próximo do intervalo.

O segundo tempo começou com um empate a dois e com um jogo mais dividido. Ao minuto 77 o Benfica fez o terceiro golo. E, aí, o FC Porto para chegar ao empate tinha de arriscar, Vítor Pereira - que já tinha chamado a jogo James e Janko, por troca com Lucho e Kleber, respectivamente – fez entrar Iturbe para o lugar de Alex Sandro, mas os dragões não conseguiram chegar ao golo.

Assim, o FC Porto ficou de fora da final da Taça da Liga.

2 - Análise

Começo por dizer que concordo que a Taça da Liga não era o principal objectivo da época e, como tal, este jogo não assumia uma estrema importância. É verdade, uma verdade incontornável, o FC Porto não é ainda campeão, ainda tem sete finais para disputar e tudo pode acontecer, mas o campeonato é realmente o principal objectivo dos dragões, e é nesta prova que o FC Porto tem de dar o tudo por tudo. Posto isto, acrescento que não gosto que o meu FC Porto perca, nem que seja a feijões e tão pouco frente ao Benfica, como tal, não estou satisfeita com o resultado final do jogo desta noite. Não gostei do resultado mas, por outro lado, não desgostei do jogo. O FC Porto reagiu muito bem à desvantagem, mas depois o Benfica reagiu, como era esperado que reagisse. Quanto às opções de Vítor Pereira, nada a dizer, concordei com as opções iniciais e concordei com as substituições. Para mim, o FC Porto sai desta prova de cabeça erguida. Agora é reunir as tropas e centrar todos os esforços no campeonato.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mesmo assumindo que a grande prioridade é o campeonato, o F.C.Porto fez um jogo sério, competente, jogou para ganhar, não merecia ter perdido - o empate era o resultado mais justo. Perdeu porque os menos utilizados sentiram a falta de jogos destes, cometeram erros e pagamos por isso. Mas como tinha dito anteriormente, não gostamos de perder nem a feijões e então com estes - pelas razões apontadas -, nem se fala!, também tinha dito que era importante sairmos vivos da Luz, isto é, sem lesões e castigos. Há jogos que perdemos ou até empatamos que deixam mossa, por exemplo, o jogo frente à Académica que ainda não digeri completamente.
Ontem, pelo contrário, a digestão foi fácil, o sentimento é do dever cumprido e ficou um sinal, espero que se confirme no futuro, que se tivermos nos jogos que faltam a mesma atitude, o mesmo carácter e corrigirmos este e aquele pormenor - concentração e coesão defensiva, principalmente - em que erramos, podemos atingir o principal objectivo da época, a revalidação do título.

Bjs

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Fomos eliminados de mais uma competição, e resta-nos nesta época o campeonato para vencer.

Ontem mais uma vez, cometemos erros que a este nível não se podem permitir, refiro-me a Mangala que no primeiro e último golo benfiquistas teve responsabilidades.

Depois de entrarmos praticamente a perder, demos uma resposta positiva, encostamos o Benfica às cordas, demos a volta ao marcador, mas fomos incapazes de matar o jogo nesse período.

Tal como no jogo para o campeonato, nos últimos 15 minutos da primeira parte permitimos que o Benfica tivesse posse, e deixamos de pressionar.
É nestas situações que se denota a falta de manha, astúcia para segurar resultados e enervar um adversário em desvantagem.
Não sei se é por culpa de VP ou por não possuirmos jogadores com características psicológicas adequadas.

O Benfica após algumas bolas nos ferros, alcançou o golo do empate de forma irregular. A falta sobre Sapunaru é evidente.

Na segunda parte foi um jogo lento, em que pressionamos pouco, em que fomos macios demais, e o Benfica acaba por alcançar a vitória fruto de um erro individual de Mangala, sem que o merecesse.

De salientar o fora de jogo mal assinalado sobre Hulk, que poderia levar o jogo a penalties.

Agora resta à equipa ser séria, e lutar com unhas e dentes pelo campeonato.

Abraço e boa semana

Paulo