sábado, 31 de março de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Olhanense 0

1 – Crónica

FC Porto Vence e Volta à Liderança

No final de tarde deste Sábado o FC Porto recebeu o Olhanense no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a vigésima quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

O FC Porto entrou em campo sabendo que a vitória era o resultado que mais interessava. E começou a mostrar cedo esse objectivo, mas já lá vamos. Antes disso. Vítor Pereira optou por fazer Maicon regressar à equipa em detrimento de Rolando e fez Fernando voltar à titularidade por troca com Defour. Agora sim, vamos ao jogo.

O FC Porto entrou de rompante à procura do golo, Hulk, aos vinte segundos de jogo, deu o primeiro aviso. Maicon deu o segundo aviso e, ao minuto 24 Lucho activou o marcador. A equipa não baixou os braços e continuou a procura de golos. James, na marcação de um livre fez a bola bater no poste e João Moutinho viu o guarda-redes parar um remate. FC Porto dominador e controlador das operações, mesmo nos primeiros minutos. Basta dizer que segundo as estatísticas – e segundo a minha memória – na primeira parte, o olhanense fez um único remate à baliza de Helton, mas, nos primeiros minutos de jogo, os avançados dos de Olhão chegaram a testar a defesa portista.

No segundo tempo, o rumo do jogo continuava exactamente a ser o mesmo: o FC Porto a procurar o golo. Hulk, Sapunaru e Otamendi estiveram perto de ampliar o marcador. Aliais, o incrível esteve perto de marcar por diversas vezes, mas o guarda-redes adversário, que fez uma grande exibição no Dragão, levou sempre à melhor. Ao minuto 66 James marcou o segundo golo da noite. Nos minutos finais o jogo começou a ter um ritmo mais baixo, mas a vitória dos dragões nunca esteve em risco. E assim foi a vitória número 100 do estádio do Dragão, para o campeonato.

Por causa desta vitória e por causa da vitória do Benfica frente ao Sporting de Braga, o FC Porto voltou à liderança do campeonato, com um ponto de vantagem para o segundo e dois sobre o terceiro.

2 – Análise

Afinal o FC Porto ainda está “vivo”! Ainda não ganhou nada, é certo, mas está no caminho mais seguro. Pelo menos é o que parece, se bem que neste campeonato nem tudo é o que parece nem como parece. Adiante. O FC Porto fez um bom jogo, com boa nota artística. Somou os três pontos num jogo em que foi dominador e controlador das operações. Eu gostei do jogo e concordo, tanto com as alterações que o treinador fez no onze inicial, como com as substituições, se bem que gostava que Iturbe jogasse mais, mas como há razões que a razão desconhece, não vou por aí. Percebo que Vítor Pereira tenha retirado Lucho, ainda que também perceberia se tivesse retirado Fernando. E por causa desta vitória - a centésima para o campeonato no Dragão - e por causa do resultado na luz voltou à liderança do campeonato. Vamos lá ver se à terceira agarra-a de vez... mas também dizem que não há duas sem três… Continuando. Vou fazer alguns destaques: Maicon – está um defesa de mão cheia, na minha opinião fez-lhe bem passar pelo lado direito da defesa portista. João Moutinho – que dizer deste pequeno grande jogador? Levou a equipa às costas e não se preocupou com as dores de coluna que o peso por vezes provoca. É deste João Moutinho que o FC Porto tanto precisa. E, caros portistas, esta final está ganha, agora é preparar o jogo de Braga, que não vai ser nada fácil.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Boa exibição, vitória justíssima, mas escassa.

Houve atitude, competência, qualidade que durou quase os 90 minutos, mas atenção, não podemos, sobe risco de voltarmos a pagar por isso, ser tão perdulários.

Somos líderes, temos de nos agarrar à liderança com unhas e dentes, com a alma e o espírito do Dragão.

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem efectuamos um bom jogo, tivemos atitude, o nosso meio campo foi dinâmico, e foi com naturalidade que vencemos.
A Olhanense não sai goleada por mérito do seu guarda-redes e por ineficácia nossa na finalização.

Agora que conquistamos o primeiro lugar, há que lutar por mantê-lo e ir a Braga com a mesma atitude de ontem, pois assim as vitórias surgem naturalmente.

Abraço e bom domingo

Paulo