domingo, 25 de março de 2012

Crónica e Análise: Paços de Ferreira 1 – FC Porto 1

1 – Crónica

Dragão Deixou Fugir Dois Pontos

No início de noite deste Domingo, Paços de Ferreira e FC Porto defrontaram-se na Mata Real em partida a contar para a vigésima quarta jornada da Liga. No final do jogo verificou-se um empate a 1.

Depois do empate do Benfica em Olhão, os dragões sabiam que teriam de vencer este jogo para distanciarem-se, pelo menos de um dos adversários directos na luta pelo título. Por isso, Vítor Pereira fez regressar ao onze Helton, Otamendi, James e Janko. Vamos à história deste jogo.

No primeiro tempo o FC Porto teve mais posse de bola, mais remates e, como tal, mais próximo da área adversária. Lucho e Janko estiveram perto de festejar, mas o remate do argentino acabou por ser defendido pelo guarda-redes adversário enquanto que o do austríaco foi ao poste. À meia hora de jogo, Hulk obrigou o guarda-redes do Paços a fazer uma defesa, Janko podia ter feito o golo, mas chegou atrasado. O Paços esteve perto de marcar próximo do intervalo, mas Helton não permitiu. E da primeira parte está tudo dito.

No início do segundo tempo, Vítor Pereira lançou Fernando no jogo, por troca com Defour. E o FC Porto chegou à vantagem. Hulk levou a bola que desviou num defesa pacense e entrou na baliza. O FC Porto, por intermédio de Hulk, por diversas vezes, esteve próximo de ampliar a vantagem, mas o guarda-redes do Paços não permitiu. Nem o guarda-redes, nem o homem do apito. Hulk sofreu falta no interior da área, mas o árbitro mostrou-lhe o amarelo. A onze minutos do final, o Paços de Ferreira, conseguiu, através de um canto, chegar à igualdade.

Com este resultado os dragões permanecem na liderança do campeonato, com mais um ponto que o Benfica, mas, caso o Sporting de Braga vença amanhã o FC Porto passa para segundo.

2 – Análise

Ponto prévio, era muito importante somar os três pontos neste jogo, mas também eram esperadas dificuldades. Posto isto. Na minha opinião o FC Porto não fez um jogo mau, mas o Paços soube sempre defender. Mesmo a perder os pacenses nunca desmontaram a defesa e, mais uma vez, esse foi um problema para os dragões. O outro problema foi Lucho ter desaparecido de jogo, talvez aí Vítor Pereira tivesse errado ao deixar o argentino em campo até ao final. Mas não vou por aí, até porque os ses agora não valem de nada. É verdade, mais uma grande penalidade ficou por marcar, Hulk voltou a ver um amarelo depois de sofrer falta no interior da área, a história podia ter sido diferente. Mas também podia ter sido diferente caso Janko não tivesse acertado no poste. Agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado, o que está feito, feito está, o FC Porto perdeu mais dois pontos, dois pontos que podem custar a liderança do campeonato caso o Sporting de Braga vença a Académica. Aguardemos.

4 comentários:

Penta disse...

caríssima,

a sua é também a minha frustração.

vamos «acarditar» que será possível.
"ser Porto" também inclui desventuras como a de esta época ;)

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem mais uma vez fomos incapazes de ter o estofo, manha e astucia para controlar o jogo e conseguir a vitória.

Mais uma vez sofremos um golo num erro grosseiro, neste caso de Rolando, que se esqueceu do homem, que durante todo o jogo havia marcado de forma eficiente.

Mais uma vez falhamos na finalização. Qualquer João Tomás do nosso campeonato finalizaria algumas delas.

Mais uma vez o árbitro deixou por marcar um penalti que daria a tranquilidade a uma equipa intranquila.

Por tudo isto, nem razão nem coração me fazem acreditar que esta equipa consiga o bicampeonato.

Os adeptos não merecem isto.

Abraço e boa semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

É difícil digerir mais um resultado destes, mas não vou desistir, baixar a guarda, atirar a toalha.
É duro, mas um portista está habituado, eu pelo menos estou, a que nada lhe seja oferecido de mão beijada, está habituado a sofrer, cair, para logo se levantar.

Bjs

Gaspar Lança disse...

Mau, muito mau.

SE a vitória se confirmasse o jogo acabava por 'escapar' (digo isto porque, com Vítor Pereira, já me contento com os três pontos), mas nem isso conseguimos.

O jogo parecia controlado e, apesar das muitas (e boas!) defesas de Cássio, tínhamos o triunfo na mão até que, num dos poucos lances, de perigo da equipa da casa, deitámos tudo a perder. E reações no banco não existiram. Só ao minuto 87', já tarde, e hoje podemos perder o primeiro lugar. É certo que, caso aconteça, continuamos a depender de nós para sermos campeões, mas tudo ficou mais difícil..

Cumprimentos, Gaspar Lança