sábado, 7 de abril de 2012

Crónica e Análise: Sporting de Braga 0 – FC Porto 1

1 – Crónica

FC Porto Venceu na Pedreira Com Espírito Guerreiro

No início de noite deste Sábado o Sporting de Braga recebeu o FC Porto em partida a contar para a vigésima sexta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.

O FC Porto entrou em campo sabendo que uma vitória daria a liderança isolada no fecho desta jornada, além dos três pontos serem garantia de mais conforto na mesma. O onze de Vítor Pereira surpreendeu pela presença de Kleber no lugar que tem sido de Janko. Além desta alteração, o treinador portista, ainda viu-se obrigado a colocar Defour no lugar do lesionado Fernando. Vamos à história do jogo.

A primeira parte foi intensamente bem disputada, com períodos melhores que outros, com um FC Porto um nada mais dominador e mais perigoso – Lucho, por duas vezes, esteve perto de festejar e, já próximo do intervalo, Hulk proporcionou uma boa defesa a Quim. Lima foi o protagonista da mais perigosa aproximação bracarense à baliza portista durante a primeira parte, a bola acabou ao lado da baliza de Helton. Assim, o intervalo chegou com um empate a 0 no marcador.

No início do segundo tempo, o Sporting de Braga esteve muito perto de marcar, mas Hugo Viena não acertou no alvo. Entretanto, no recomeço do jogo, Vítor Pereira optou por trocar Kleber por Varela, o que permitiu a Hulk passar para o centro do ataque. E foi no centro do ataque que o incrível foi decisivo. Ao minuto 55, James passou a bola a Hulk, e este bateu Quim. Estava feito assim o único golo do encontro.

Com esta vitória os Dragões seguram a liderança do campeonato, aconteça o que acontecer no clássico de Alvalade.

2 – Análise

Garra, espírito de luta e de sacrifício, capacidade de sofrimento, espírito de campeão… tudo isto o FC Porto mostrou no relvado de Braga, assim, sim, assim é o FC Porto. Confesso que temia este jogo, sabia que não ia ser fácil, porque o Sporting de Braga é um adversário a ter em conta – como aliais, todos os adversários o são. Gostei do jogo, foi uma boa partida de futebol, um Sporting de Braga a dar luta e um FC Porto a saber o que fazer para contrariar a luta e para dominar o jogo. Este FC Porto nos jogos decisivos – na Luz e agora em Braga – aparece e aparece com capacidades que noutros jogos faltaram – no Dragão frente a Académica e em Paços de Ferreira, por exemplo. Que seja assim, e que continue a aparecer em campo com esta capacidade de luta, de querer e de sofrimento, porque os campeões também se fazem assim. Quanto às opções de Vítor Pereira: confesso que não percebi a razão de Kleber a titular, tudo bem que ele precisará de minutos, até porque acredito que se esforce nos treinos, mas, na minha modesta opinião, não trouxe nada de novo à equipa. Por isso, percebi a substituição ao intervalo. Assim como percebi e concordei com a substituição de Álvaro Pereira. Ele não percebeu e até reagiu mal, acho que devia pensar nas palavras do treinador na conferência de imprensa de antevisão desta partida: “É o momento de colocar o clube acima de tudo e de todos" … mas não, palito pelos vistos pensou mais nele e nem percebeu que a substituição era para o bem da equipa. Quanto a entrada de Rolando para o lugar de James, nada a dizer. De resto, destaco Maicon, que bom defesa, mais uma vez digo, acho que fez-lhe bem ter passado pelo lado direito da defesa; Hulk, marcou de pé direito e como pode ter sido importante este golo; Defour, teve a mição de substituir o lesionado Fernando e, na minha opinião, acho que não esteve mal. Em suma, foi uma vitória muito importante, perante um bom adversário. É com este espírito guerreiro que o FC Porto tem de encarar o resto do campeonato, é com este espírito de campeão que tem de ir a luta.

PS 1 . Que grande ambiente nas bancadas.

PS 2 . De lamentar as pedras atiradas ao autocarro portista.

PS 3 . Desejo a todos os visitantes deste blog, uma boa Páscoa!

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa e indiscutível do F.C.Porto, que se apresentou na "Pedreira" com o espírito certo, a lição muito bem estudada - Mossóro e Hugo Viana, por exemplo, não "jogaram"- e a mostrar que queria ganhar. Se mantivermos este carácter, se todos quiserem, se não houver comportamentos de primas-donas, o Bicampeonato pode ser uma realidade.
Uma palavra para Defour, que fez esquecer Fernando e a mostrar que jogando mais vezes, ganhando confiança, pode ser um bom substituto do Polvo.
Outra para Alex Sandro, também cumpriu, que não merecia aquela atitude do Palito que também o atingiu.

Com esta vitória e o Braga a 5 pontos, a Champions está quase, mas como para o F.C.Porto o segundo lugar, é o primeiro dos últimos, estamos no rumo correcto para o grande objectivo da época, a conquista do título. Fizemos a nossa obrigação, ao fazê-lo colocamos a pressão do lado de lá e agora vamos assistir, de palanque, ao Sporting/Benfica.

Desejo a todos uma Santa Páscoa

Bjs

Penta disse...

caríssima,

foi, de facto, uma missão cumprida com o que de melhor se pode destacar nesta equipa: a força do Colectivo e a vontade do Querer vencer

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

ps:
sobre a utilização do Kléber, este post aqui elucidou-me bastante

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Foi uma grande vitória do nosso Porto.

Fomos tudo aquilo que temos de ser para ser campeões.

O nosso meio campo esteve fantástico quer domínio quer no controlo do jogo.

Se encararmos todos os desafios até final com igual afinco e vontade, por certo seremos campeões.

De lamentar a atitude do Palito que está a atravessar uma fase menos boa do ponto de vista psicológico.
No jogo de Braga tudo lhe correu mal. Não vamos dramatizar uma situação, que já terá sido tratada internamente pelos seus colegas e equipa técnica.

Abraço e boa semana

Paulo