quarta-feira, 18 de abril de 2012

Palavras de Pinto da Costa na Celebração dos Trinta anos de Presidência

“"Compete-me preparar os próximos 30 anos"

ANTÓNIO M SOARES

No dia em que celebrou 30 anos da vitória nas eleições para a presidência do FC Porto, Pinto da Costa focalizou o seu discurso no futuro. Foi durante um jantar de apoio à sua recandidatura que apontou para o que se segue, ao mesmo tempo que expressou o desejo de continuar a ver o clube a somar conquistas, independentemente de quem lhe possa suceder num futuro ainda sem data. "Não me compete fazer a história dos últimos 30 anos, mas antes preparar o FC Porto para os próximos 30. Pretendo entregar o clube a quem possa proporcionar mais 30 anos de vitórias e de orgulho para todos os portistas", afirmou Pinto da Costa.

Depois de ter recordado todos aqueles que com ele fizeram e fazem este percurso, e de ter deixado palavras especiais para José Maria Pedroto - "foi com ele que arquitetei o FC Porto de hoje" -, Pinto da Costa voltou a apontar baterias para o futuro. "Estou é virado para o que se segue. O meu desejo passa por ajudar. Mantenho aquilo que disse na primeira reunião que tive no FC Porto: estarei aqui enquanto entender que sou útil. Vou continuar a tomar as decisões que sirvam os interesses do clube e sem receios de ninguém. É assim que quero estar no FC Porto no período que ainda me falta para chegar ao fim do meu mandato. O importante é ter a consciência de que não desiludimos as pessoas que confiam em nós."

Sem nunca assinalar uma data para uma possível retirada, o discurso de Pinto da Costa manteve-se em linha com o futuro, numa espécie de preparação para o dia em que poderá deixar de comandar os destinos do FC Porto. "Como em tudo na vida, estamos a correr uma prova de estafetas. E não corremos sozinhos. Recebi este testemunho da mão de Américo Gomes de Sá e hei de passá-lo ao meu sucessor com a melhor pedalada que conseguir. Quando isso acontecer, com o apoio de todos, queremos contribuir para que o próximo presidente, seja ele quem for, possa manter a união e a chama do dragão bem acesa."

Mais tarde, Pinto da Costa recusou a ideia de que o discurso possa ter parecido uma despedida. "Foi um agradecimento pelo apoio que este grupo me tem dado. Não estou com vontade, nem sem vontade de continuar, porque não é o momento de estar a pensar nisso. Tenho mandato por mais um ano e, por isso, seria prematuro estar aqui a falar sobre uma recandidatura. Se tivesse que decidir hoje, teria de ter pensado ontem... Há uma coisa que as pessoas já sabem: não há ninguém eterno e o FC Porto é muito maior do que a longevidade de qualquer pessoa. Depois de mim, o FC Porto ainda vai ter muitos presidentes." A concluir, Pinto da Costa recusou-se a comentar a polémica no Sporting, que envolve Paulo Pereira Cristóvão. "Tenho muito respeito pelo Sporting e admiração pelo presidente Godinho Lopes e não tenho que fazer qualquer comentário."

"Leonardo Jardim? Enganaram-se na porta"

Sem se querer alongar sobre a atualidade, Pinto da Costa foi prudente na abordagem ao título. "Estamos num momento de grande expectativa para mais uma vitória no campeonato", registou, referindo-se depois a notícias que, no seu entendimento, visam desestabilizar. Comentou, por exemplo, a informação de que Leonardo Jardim poderia suceder a Vítor Pereira. "Não foi por acaso que isso surgiu na semana em que o Braga ia jogar à Luz", registou, enigmático: "Enganaram-se na porta, não éramos nós." Questionado sobre o assunto, desviou. "Pergunte ao Jardim, não falei em clube nenhum, só lhe disse que foi uma estratégia que não surtiu efeito e não nos perturbou. O Jardim, embora jovem, é experiente e sabe como são estas coisas. Há um ano vaticinei numa entrevista a O JOGO quem eram os melhores treinadores e referi dois, o Jardim e o Vítor", lembrou, voltando a desmentir que o atual treinador esteja de saída: "A imbecilidade não paga imposto e enquanto não lançarem imposto sobre a imbecilidade essas notícias vão sair."”

Em

www.ojogo.pt

Sem comentários: