terça-feira, 17 de abril de 2012

Pinto da Costa à Trinta Anos na Presidência

Há tanto para se dizer sobre o presidente com mais títulos, tanto já foi dito e mais ainda haverá por dizer. Trinta anos é muito tempo, muitas histórias, muitas vitórias, muitas conquistas. Muitos jogadores e treinadores passaram pelo clube, chegaram, viram, venceram e foram embora. Mas o presidente é sempre o mesmo, é sempre Jorge Nuno Pinto da Costa.

Sou uma privilegiada. Quando nasci o FC Porto já tinha vencido uma Liga dos Campeões,, uma Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Mas antes houve um FC Porto que atravessou o deserto, um FC Porto que ao passar à ponte sabia que o jogo estava perdido. Eis que surgiu Jorge Nuno Pinto da Costa. Primeiro como dirigente e depois como presidente e, então, tudo mudou. Definiu como pilares fundamentais: competência, rigor, ambição e paixão. Com esses quatro pilares foi à luta pelo respeito, pelas vitórias, pelas conquistas.

Eleito a 17 de Abril de 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa, ao longo destes trinta anos, muitas vezes contra tudo e contra todos, transformou o FC Porto numa grande equipa, não só a nível nacional, mas também a nível internacional. Fez com que o FC Porto fosse um dos baluartes da cidade fora de portas, conquistando o respeito a nível internacional, o respeito que por vezes ainda falta em Portugal. Foi com Pinto da Costa ao leme que o clube chegou à sua primeira final europeia em 1984. O FC Porto perdeu, mas deu o mote para o que se seguiu. Vários campeonatos nacionais; várias Taças de Portugal; várias Supertaças de Portugal; duas Ligas dos Campeões; duas Intercontinentais; uma Supertaça Europeia; uma Taça UEFA e uma Liga Europa. Em suma, o FC Porto é a equipa portuguesa com maior número de títulos a nível nacional e internacional. E, Jorge Nuno Pinto da Costa o presidente com maior número de títulos, são 54 só no futebol… nas modalidades há mais…

“Olhando para trás, tenho uma dupla sensação. Vivi momentos fantásticos no FC Porto, terei ajudado o FC Porto a ser o clube de dimensão mundial que hoje é. Mas também tenho um bocadinho a sensação de que foram 30 anos em que abdiquei de muita coisa, em que deixei de fazer muita coisa. Não vou dizer que foram 30 anos perdidos, de maneira nenhuma, mas foram 30 anos em que não vivi a minha vida, em que condicionei a minha vida quase inteiramente ao FC Porto, …” Jorge Nuno Pinto da Costa.

E nós agradecemos, Presidente, porque é tão bom ser portista! É tão bom perceber que o FC Porto é um clube grande, vencedor e respeitado. É tão bom saber que o FC Porto é a bandeira de uma cidade, de uma região, de um país, de uma nação. E tudo desde que o tem como presidente, por isso os portistas só podem estar-lhe gratos. Muito obrigado Presidente por estes trinta anos de histórias e de conquistas maravilhosas! Que continue por mais uns anos ao leme deste grande clube, é o desejo dos portistas.

Para recordar uma entrevista e não só, à revista “O Tripeiro”

http://www.portistaacemporcento.blogspot.pt/2011/09/entrevista-e-nao-so-do-presidente-pinto.html

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

30 anos de sucesso, 30 anos que marcam a diferença. Há um F.C.Porto antes de PC e um F.C.Porto de Pinto da Costa.

Criar condições para que o futuro honre estes inesquecíveis 30 anos, é o último grande desafio do melhor presidente da história do futebol.

Bjs

Anónimo disse...

Pinto da Costa, com esta marca de estar há 30 anos na presidência do F. C. Porto, atingiu uma marca única, só de homens de fibra como ele!