segunda-feira, 9 de abril de 2012

Defour, Uma Dor de Cabeça para Vítor Pereira?

O texto que se segue, retirado do OJOGO, serve de mote para a minha reflexão.

""Ele corre, Moutinho e Lucho resolvem"

PEDRO MARQUES COSTA

Na mais recente visita a Braga, a grande dúvida transformou-se numa mais-valia, ou seja, a ausência de Fernando serviu para apresentar o melhor de Steven Defour. O internacional belga realizou, muito provavelmente, a melhor exibição desde que chegou ao FC Porto, e logo numa partida com uma grande intensidade e importância para a decisão do campeonato. O JOGO foi tentar perceber como é que Defour viveu as horas que antecederam aquele que também era um grande desafio às suas capacidades, tendo encontrado as respostas num jornalista belga que esteve por cá a acompanhar o médio durante os últimos dias. Gunther De Vos, que trabalha no jornal "Nieuwsblad", não conseguiu entrevistar Defour devido às restrições impostas pelo FC Porto, mas mediu-lhe o pulso antes da partida com o Braga. "Como estava antes do jogo? Esteve sempre tranquilo, mesmo quando percebeu que Fernando não ia jogar e que, dessa forma, seria titular", começou por contar Gunther De Vos. Pelos vistos, Defour nem sequer se assustou com a tarefa de substituir Fernando, mesmo sabendo que encontraria pela frente Mossoró, um dos médios mais difíceis de controlar do campeonato português. "Ele percebeu que ia ser o médio mais defensivo da equipa, porque é sempre assim quando joga com Moutinho e o Lucho. Mas ele não estava assustado, até porque já tinha jogado naquela posição no Standard de Liège e mesmo no FC Porto. Aliás, até me disse, com um ar divertido, que com eles em campo, só tem de se limitar a correr. Ele corre, enquanto Moutinho e o Lucho resolvem", contou.

O caminho de Defour em Portugal também tem sido feito de uma forma consistente, com o belga a conquistar lentamente o seu espaço na equipa. No entanto, já houve quem duvidasse do seu valor, uma dúvida que nem pode ser considerada injusta. Na Bélgica, a perspetiva é outra. "No início da época não percebíamos como é que ele não jogava. Mas depois percebemos: a qualidade do plantel do FC Porto é muito grande. Aliás, agora, ele tem à sua frente jogadores como Moutinho e o Lucho. Não é fácil, mas ele é paciente e sabe que vai ter a sua oportunidade", explicou De Vos, que identificou ainda o aspeto em que Defour mais cresceu ao longo do ano. "Ele está fisicamente mais forte. Evoluiu muito. Ele contou-me que os treinos em Portugal são muito mais duros e que até já perdeu dois quilos desde que chegou", revelou."

Em

www.ojogo.pt

Fernando é indiscutivelmente o titular da posição 6, mas em Braga foi Defour o dono do lugar. Quando muitos portistas, incluindo eu, ficaram apreensivos ao ver que Fernando não constava na lista de convocados para o jogo em Braga, o Belga fez um bom jogo, provavelmente o melhor que já fez com a camisola do FC Porto, mostrando assim um sinal de confiança. Agora fica a questão: depois do jogo que Defour fez em Braga o que vai acontecer? Irá o Belga ceder o lugar a Fernando na próxima jornada? Ou será que Vítor Pereira vai dar-lhe outra oportunidade? Esta é certamente uma boa dor de cabeça para o treinador portista.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Estas são as boas dores de cabeça... Quando não há qualidade, se olha para o lado e não se vê ninguém, aí é que é complicado.

Bjs

Ana Andrade disse...

Caro Dragão Vila Pouca,
Nem mais, estas são as boas dores de cabeça... que venham mais destas!

Cumprimentos

Ana Andrade