sábado, 5 de maio de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 0

1 – Crónica

Festejar o Bicampeonato Em Grande!

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Sporting, em jogo a contar para a vigésima nona jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos bicampeões por 2-0.

Para o regresso a casa, depois da conquista do título, Vítor Pereira decidiu apostar nos mesmos onze jogadores que na semana passada entraram em campo frente ao Marítimo. Vamos à história do último clássico da época que teve um dragão repleto, 50212 adeptos nas bancadas.

Foi uma primeira parte equilibrada e dividida, com o FC Porto a tentar controlar as operações e o Sporting a procurar contrariar esse controlo portista, mas sem que nenhuma das duas equipas estivesse verdadeiramente próximo de marcar. E como tal, o intervalo chegou com um nulo justo.

No segundo tempo o FC Porto entrou a pressionar mais, mas o Sporting esteve muito perto de inaugurar o marcador, graças ao poste da baliza de Helton tal não aconteceu. Depois foi Varela que esteve perto de marcar, mas Rui Patrício não permitiu os festejos ao avançado português. Vítor Pereira decidiu mexer as pedras do xadrez azul e branco ao puxar Hulk para a ala e ao fazer entrar Janko para o centro do ataque. E entretanto os leões ficaram reduzidos a 10, o FC Porto aproveitou para carregar mais e os jogadores do Sporting viram-se obrigados a cometer mais erros. E, surgiu novamente uma expulsão, e grande penalidade assinalada a castigar uma falta sobre James, o Sporting ficava assim reduzido a 9 e o FC Porto com a oportunidade de se adiantar no marcador. Hulk não falhou, ao minuto 82, de grande penalidade activou o marcador. Janko também podia ter marcado e sentenciado a partida, mas Rui Patrício não deixou. Já no final, no minuto 88, outra vez Hulk a marcar e a confirmar a vitória. Antes do apito final, Fernando viu o segundo amarelo e o consequente vermelho.

Com esta vitória o FC Porto, já bicampeão, somou 72 pontos. E confirmou a invencibilidade em casa.

E depois, bom depois veio a festa dos campeões. Um a um e pela ordem numérica, os jogadores foram chamados ao relvado para serem ovacionados pelos adeptos portistas que não arredaram pé do estádio.

2 – Análise

Já está, o último jogo da época em casa já está jogado e ganho… para o ano há mais! Pode este ter sido o último jogo de algumas das nossas estrelas no nosso estádio e com a camisola deste grande clube? Não sei… talvez… quem sabe. Mas de uma coisa eu tenho a certeza, a resposta está no mercado de transferências. Mas não vamos falar disso agora, não enquanto a época não acabar. Concentremo-nos no essencial e hoje o essencial é o jogo frente ao Sporting. Gostei do jogo, mais da segunda parte que da primeira, mas eu não esperava que fosse fácil, pois o Sporting ainda perseguia o objectivo de chegar ao terceiro lugar. E, por isso, o primeiro tempo foi tão equilibrado. No segundo tempo as coisas foram ficando mais fáceis para os dragões, em parte fruto das alterações de Vítor Pereira, que devolveu Hulk à ala e Janko ao centro do ataque. Mas as expulsões no Sporting também ajudaram a desbloquear uma muralha defensiva que prometia dar água pela barba. Hulk, sempre Hulk, deu a vitória ao FC Porto, mais uma vez marcou de grande penalidade e de bola corrida. O incrível soma 16 golos, será que ainda vai a tempo de apanhar os dois lideres da tabela de melhores marcadores? Em suma, foi um jogo de festejos, mas com a garra de campeão em campo e por isso com mais uma vitória.

PS 1 Grande enchente, 50212 grande ambiente nas bancadas!

PS 2 Grande festa no final e mais uma vez acompanhei os festejos no Porto Canal.

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem para além da justa vitória alcançada, assistimos a uma linda festa da família portista.

Foi magnifico e épico.
Após uma época difícil, ontem os jogadores e equipa técnica tiveram a justa homenagem dos seus adeptos.

Somos o melhor clube português, o clube que mais ganha no século, o clube que mais títulos oficiais têm em Portugal, e consegue essa marca histórica que é ter o dobro dos títulos oficiais europeus do que todos os clubes Portugueses.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

dragao vila pouca disse...

Um estádio cheio, a maior enchente da época, 50.212 espectadores, um público vibrante, belíssimas coreografias, uma festa linda, antes, durante e no fim do jogo. Isto é o F.C.Porto, indiscutivelmente o melhor clube português... o resto é inveja típica dos perdedores.

Foi um Porto já campeão, em festa, mas sério e sem descurar as suas obrigações profissionais, aquele que se apresentou esta noite no Dragão e venceu com toda a justiça. Frente a um Sporting forte, que lutava pela vaga na 3ª pré-eliminatória da Champions e por isso discutiu o jogo, O F.C.Porto foi competente, teve qualidade, fez pela vida e mereceu os 3 pontos. A réplica leonina, deu ainda mais brilho à festa e à vitória portista.

A primeira-parte foi equilibrada, sem grandes lances de perigo, mais posse e mais domínio do Bi-Campeão, mas a que o Sporting respondeu sempre bem, a partir de um bloco baixo, bem organizado e com saídas rápidas para o ataque. Tudo somado, resultado justo, partida entretida e correcta.

A segunda e até à primeira expulsão, indiscutível, de Onyew, foi muito parecida com a primeira. O jogo continuou equilibrado, a ser mais disputado no meio-campo, os guarda-redes continuaram tranquilos, com a excepção a ser um remate de ressaca de Polga que bateu no poste da baliza de Helton e que daria um injusto 0-1.
Apesar de já se notar um ligeiro ascendente da equipa treinada por Vítor Pereira, só depois da saída do central leonino é que o jogo ficou desequilibrado, quase só teve um sentido e como consequência surgiu o golo - penalty claro e expulsão justa de Polga, sobre James, com Hulk a transformar. Em vantagem e o Sporting reduzido a 9, acabou o jogo e só a falta de pontaria, alguma displicência e azelhice na hora de finalização, retardaram o segundo golo, que só viria a acontecer, novamente por Hulk, já perto do minuto 90.
Em resumo, na festa do Campeão ganhou bem o Dragão e por números certos. Arbitragem sem qualquer influência no resultado, embora tratando-se dos calimeros, nunca se saiba, mesmo que durante o jogo e em particular na primeira-parte, Proença tivesse errado mais contra o F.C.Porto.

Bjs