domingo, 27 de maio de 2012

Viena À 25 Anos

Quem nunca ouviu falar do golo de calcanhar de Rabath Madjer? Ou do capitão João Pinto que não largou a taça? Pois é, momentos que fazem parte da história de um momento muito importante na história do FC Porto e por consequência do futebol português. Falo, pois claro, da final de Viena.

Faz hoje 25 anos que o FC Porto foi campeão europeu pela primeira vez, derrotando o poderoso Bayern de Munique por 2-1. Assim, foi Viena a cidade que foi palco dessa conquista.

Esta final é um marco na história do clube, mesmo para quem, como eu, ainda não tinha nascido, porque foi esta a conquista que abriu a porta às conquistas internacionais que se seguiram.

Como ainda não era nascida, imagino a festa que houve na cidade, imagino a alegria dos portistas ao perceberem que o seu FC Porto era campeão europeu, que tinha acabado de derrotar um colosso europeu numa final, imagino a recepção à equipa…

Se hoje faz 25 anos que o FC Porto foi, pela primeira vez campeão europeu, ontem fez 8 anos que o foi pela segunda vez. Da segunda final da Liga dos Campeões lembro-me bem. Lembro-me dos nervos e da ansiedade que senti nesse dia, lembro-me dos golos, da festa no estádio, da festa na cidade do Porto e no resto do país, da recepção à equipa…

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Uma data histórica, um momento inesquecível, felizmente já repetido.

Bjs